Crianças, telas e segurança: o papel da intervenção parental para minimizar os riscos e maximizar os benefícios

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2025
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente artigo explora a importância do uso de softwares de intervenção parental para mediar o uso de tecnologias digitais por crianças, visando um desenvolvimento saudável e seguro. A pesquisa, exploratória, de abordagem qualitativa e método hipotético-dedutivo, utilizou como subsídio a coleta e interpretação de informações bibliográficas e documentais, analisando os riscos do acesso precoce e descontrolado às telas, como a ciberdependência e a exposição a conteúdos inadequados. Os resultados destacam a importância da intervenção parental para equilibrar a segurança e a autonomia no ambiente digital. O Family Link, desenvolvido pela Google, é apresentado como uma ferramenta eficaz para monitorar o tempo de tela, filtrar conteúdos e acompanhar a localização, promovendo o diálogo e a responsabilidade digital. A conclusão ressalta que a combinação de diálogo, orientação e ferramentas de intervenção parental é essencial para um ambiente digital seguro, permitindo que as crianças usufruam dos benefícios da tecnologia sem comprometer seu bem-estar.
Descrição
Artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO Campus Porto Velho Zona Norte como requisito avaliativo para obtenção do título de Tecnólogo em Sistemas para Internet.
Palavras-chave
Tecnologia digital, Intervenção parental, Desenvolvimento infantil, Benefícios e riscos
Citação
SILVA, Izabelly Vasconcelos da. Crianças, telas e segurança: o papel da intervenção parental para minimizar os riscos e maximizar os benefícios. Orientador: Tiago Lopes de Aguiar. 2025. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2025.