Análise da evolução do uso e cobertura do solo do município de Colorado do Oeste-RO de 1985 a 2023, a partir de dados do Mapbiomas

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2025
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O estudo teve por objetivo analisar as mudanças espaço-temporais no uso e na cobertura do solo do município de Colorado do Oeste, situado no sul de Rondônia, no decorrer de 38 anos. Desde a década de 1970 até os dias atuais, o estado de Rondônia tem sofrido grande pressão de diferentes formas de ocupação, o que tem modificado significativamente a sua paisagem, posse e uso da terra. Tendo como fator determinante para a transformação do território a criação pelo Governo Federal de vários programas e projetos para colonizar a Amazônia brasileira. Neste contexto, Rondônia destacou-se como o estado que mais recebeu projetos de colonização durante o período da ditadura militar, o que foi decisivo para as questões ambientais e socioeconômicas que podem ser observadas até os dias de hoje. Entre 1970 e 1980, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) implementou seis grandes Projetos Integrados de Colonização no Estado. É em um desses projetos, no Projeto Integrado de Colonização Paulo de Assis Ribeiro, criado em 1973, que está localizado o município de Colorado do Oeste. Para analisar a evolução do uso e cobertura do solo do município de Colorado do Oeste (RO) de 1985 a 2023, foi utilizada a Coleção 9 do MapBiomas. No período estudado, a área do município de Colorado do Oeste coberta por vegetação nativa foi reduzida de 91.405 ha para 28.422 hectares, o que representa uma perda de mais de 69% da extensão total da floresta desde 1985. No início, as áreas recém desmatadas eram convertidas, quase que exclusivamente, em pastagens. A partir de 2005 ocorre uma mudança no padrão de alteração do uso do solo em relação ao observado nas décadas anteriores. Há uma redução da área destinada às pastagens e um aumento expressivo das áreas destinadas ao cultivo de soja e a outras lavouras temporárias. Para a série temporal entre 2015 e 2023 a área de floresta diminuiu para dar lugar às pastagens, que voltou a crescer, e aos de plantios de soja que continuaram se expandindo. A pecuária é a principal atividade que promove o desmatamento no município. Grande parte das áreas que são desmatadas terminam sendo convertidas em pastagens para a pecuária bovina.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado ao Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, do Campus Colorado do Oeste, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como parte dos requisitos para obtenção do título de especialista em Geoprocessamento.
Palavras-chave
Amazônia, Uso e cobertura do solo, Sensoriamento remoto
Citação
SILVA, José Vagner. Análise da evolução do uso e cobertura do solo do município de Colorado do Oeste-RO de 1985 a 2023, a partir de dados do Mapbiomas. Orientadora: Calina Grazielli Dias Barros. 2025. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação Lato Sensu em Geoprocessamento), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Colorado do Oeste, 2025.