Atributos físicos de um Planossolo em função do cultivo de espécies florestais e forrageiras

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2025
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A avaliação dos parâmetros que definem a saúde e viabilidade do solo é crucial para estabelecer bases sólidas em direção à sustentabilidade na agricultura. O objetivo deste estudo foi analisar como o cultivo de diferentes espécies arbóreas e forrageiras afeta os atributos físicos de um Planossolo. O experimento foi conduzido em um delineamento em blocos casualizados, seguindo um esquema fatorial de 6x2x2, que corresponde, ao cultivo de cinco espécies arbóreas (Khaya senegalensis, Khaya grandifoliola, Swietenia macrophylla, Tectona grandis e Toona ciliata) e uma pastagem composta por uma mistura de espécies forrageiras (Urochloa ruziziensis cv. MG5, Panicum maximum, U. humidicola cv. humidicola e U. brizantha cv. marandu); em duas profundidades de solo (0 a 10 e 10 a 30 cm) e duas épocas de coleta (maio e outubro de 2022), com quatro repetições. As variáveis analisadas incluíram C orgânico, granulometria, densidade de partículas, densidade do solo, porosidade total do solo, macroporos, microporos, argila dispersa em água e grau de floculação do solo. A análise estatística consistiu na análise de variância pelo Teste F, seguida do teste de médias de Tukey ao nível de 5% de probabilidade, aplicada a dados normais. Não foi observado efeito de interação entre os tratamentos (p > 0,05) para a maior parte das variáveis analisadas. Os diferentes usos do solo afetaram (p < 0,05) principalmente os teores das frações mais finas do solo. Menor conteúdo de silte foi observado no solo sob pastagem, enquanto menores médias de argila e argila dispersa em água foram verificadas no solo cultivado com Toona ciliata. Na camada 0 a 10 cm verificaram-se os maiores teores de C orgânico e de grau de floculação do solo e menores médias de argila dispersa em água, densidade de partículas e microporosidade (p < 0,05). Menor conteúdo de C e maiores médias de grau de floculação e de argila (p < 0,05) foram observadas na primeira coleta, realizada no final do período chuvoso (maio). Concluiu-se que todos os usos de solo resultam em boa qualidade física nas profundidades e épocas analisadas. No entanto, recomenda-se a implementação de práticas conservacionistas, especialmente no cultivo de pastagem e de Toona ciliata, para aumentar a macroporosidade do solo dessas áreas.
Descrição
Artigo Científico apresentado ao curso de Engenharia Agronômica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Campus Colorado do Oeste, como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Engenharia Agronômica.
Palavras-chave
Conservação do solo, Qualidade do solo, Silvicultura
Citação
SOARES, Karen Alves dos Santos. Atributos físicos de um Planossolo em função do cultivo de espécies florestais e forrageiras. Orientadora: Stella Cristiani Gonçalves Matoso. 2025. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agronômica), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Colorado do Oeste, 2025.