Andar em paz eu mereço - uma investigação da homofobia na escola na produção em educação no Brasil entre 2010 e 2020
Carregando...
Data
2025
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente artigo investiga como é abordada a temática da violência escolar contra pessoas cujas a sigla LGBTQIA+ aparecem na literatura, para isso adotou a metodologia de análise de conteúdo como ferramenta principal para a coleta e análise da pesquisa. Dessa forma, foram escolhidas três plataformas científicas: o Banco de Teses e Dissertações da CAPES, a biblioteca digital SciELO e o portal de periódicos da CAPES. Foram filtrados os trabalhos com as palavras-chave: homofobia na escola, transfobia na escola e LGBTfobia na escola. Deste escopo foram selecionados os trabalhos publicados entre os anos de 2010 a 2020 como componente da metodologia foram lidos os 460 resumos filtrados pelo método e catalogados em categorias que possibilitaram a análise do conteúdo. Como resultado obteve-se diferentes evidências de que o conteúdo dos trabalhos apontava para o papel da escola na produção e reprodução das situações de violência sofrida por pessoas LGBTQIA+.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação de Curso de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Matemática.
Palavras-chave
Homofobia escolar, Transfobia escolar, Violência escolar
Citação
VASCONCELLOS, Wellyton Rocha. Andar em paz eu mereço - uma investigação da homofobia na escola na produção em educação no Brasil entre 2010 e 2020. Orientador: Marco Aurélio Nunes de Barros. 2024. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2024.