Atendimento e vendas: evolução do marketing ao longo da História
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Data
2024
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Resumo
O objetivo deste trabalho é demonstrar como as empresas podem alavancar estratégias de marketing para atrair novos clientes, impulsionar vendas e aumentar a visibilidade no mercado, alinhando as necessidades e objetivos organizacionais às práticas de marketing de maneira estratégica e integrada. O trabalho justifica-se pela necessidade de compreender a evolução do marketing como um processo dinâmico, moldado por avanços tecnológicos e transformações sociais e econômicas. Na metodologia foi adotada uma abordagem qualitativa e pesquisa bibliográfica. O estudo foca em pequenas empresas, apontando que 70% delas obtiveram sucesso ao adotar estratégias digitais, especialmente durante a pandemia de COVID-19. Foram analisados conceitos como os 4Ps, atendimento ao cliente e a necessidade de capacitação contínua, com recomendações para a integração eficaz do marketing em todos os departamentos da empresa. O artigo sugere que a adaptação ao marketing digital e o treinamento em atendimento ao cliente são essenciais para a competitividade e sustentabilidade dos negócios
Descrição
Artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial na modalidade EaD do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Comercial.
Palavras-chave
Marketing, Estratégias digitais, Visibilidade
Citação
LIMA, Bruna Santos de. CUSTÓDIO, Carla Kauany Mesquita. Atendimento e vendas: evolução do marketing ao longo da História. Orientadora: Bárbara Adelaide Parada Eguez. 2024. 24 f. Trabalho de conclusão de curso (Superior de Tecnologia em Gestão Comercial EaD). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho-RO, 2024.