Em busca de um Projeto Político Pedagógico que dialogue com a realidade da sociedade do campo
Carregando...
Data
2022
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente artigo origina-se de pesquisa realizada na escola municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Waldemiro da Silva Moura, no Município de Cacaulândia, Rondônia, situada em área rural. O objetivo é retratar a realidade da comunidade onde a escola está inserida, para que os dados recolhidos na pesquisa se transformem em conhecimentos que auxiliem na reformulação do projeto político-pedagógico da referida escola, visando à qualidade do ensino e à aprendizagem de seus alunos, visto que esse documento garante a autonomia das instituições de ensino em relação às suas práticas educativas propostas, estabelecendo as metas do ambiente educacional. Como referencial teórico, balizamos o nosso trabalho em autores que auxiliaram na discussão do papel da escola na sociabilidade atual e do papel da escola do campo, como Bicalho (2017), Ribeiro (2012), Souza (2012), entre outros. Os dados evidenciaram que construir um um projeto político-pedagógico em diálogo com a realidade da sociedade onde a escola está inserida permite que essa instituição não só esteja no campo, mas também, torna-se do campo, pois passa a pertencer à sociedade e a colaborar na formação de cidadãos autonômos e emancipados socialmente.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnológo em Gestão Pública EaD
Palavras-chave
Educação no campo, Políticas públicas, História da educação
Citação
SOUZA, Edileuza Silva; FERREIRA, Juliana Freitas Budin. Em busca de um projeto político pedagógico que dialogue com a realidade da sociedade do campo. Orientadora: Marialva de Souza Silva. 2022. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2022.