Desafios e estratégias na implantação da educação inclusiva: O trabalho do gestor escolar frente a educação inclusiva
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Data
2024
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Resumo
O gestor escolar desempenha um papel de liderança na instituição educacional, é uma da principais figuras responsáveis pela administração e pela implementação das diretrizes legais que regem a educação no Brasil. Considerando o gestor escolar como um líder mediador e responsável em garantir a educação em todos seus aspectos o presente artigo tem como principal objetivo identificar quais desafios que o gestor escolar pode encontrar na consolidação do seu trabalho numa perspectiva inclusiva, assim como apresentar legislações que versam sobre a educação inclusiva e identificar na literatura as principais estratégias para a sua consolidação. A presente pesquisa se caracteriza como bibliográfica pois utilizou-se de literaturas publicadas como livros, legislações, artigos publicados sobre a temática estudada com uma abordagem qualitativa e do tipo descritiva. Ao confrontar tais referências com a realidade escolar percebeu-se quão desafiador é o trabalho do gestor pois compreendeu-se que vai além de legislações, projetos ou adaptações. Na prática, o gestor precisa lidar com uma série de questões complexas que envolvem a integração de diversos membros da comunidade escolar, a mudança de mentalidades e a criação de um ambiente inclusivo que favoreça o aprendizado de todos os estudantes.
Descrição
Artigo Científico apresentado ao curso de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Campus Colorado do Oeste, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública.
Palavras-chave
Gestor, Inclusão, Educação, Desafio, Estratégias
Citação
GONÇALVES, Fabíola da Silva; GINIESCKI, Giceli de Lima. Desafios e estratégias na implantação da educação inclusiva: O trabalho do gestor escolar frente a educação inclusiva. Orientador: Jackson Éder Goetz. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Gestão Pública), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Colorado do Oeste, 2024.