Caracterização da cadeia produtiva da piscicultura no estado de Rondônia

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2024
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente artigo tem como foco uma breve análise em relação a piscicultura no estado de Rondônia, demonstrando os principais fatores para a produção de peixes na região, bem como seu desenvolvimento produtivo nos últimos anos, trazendo dados importantes que demonstram a importância do estado na área da piscicultura, bem como os principais obstáculos que os produtores rondonienses encontram no desenvolvimento de suas atividades. Dentre os estados da região norte, Rondônia fica em primeiro lugar como estado que mais produz peixes e ainda é o 1º maior produtor de peixe nativo do país com 56.500 toneladas segundo o anuário (PEIXE BR, 2024). Hoje o estado é o maior produtor de peixe da espécie Tambaqui (Colossoma macropomum), com resultados muito acima dos demais produtores desta espécie. O conteúdo do trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisas bibliográficas feitas sobre o tema em anuários e demais documentos confeccionados pelos principais órgãos e entidades da economia sobre piscicultura do país, podendo demonstrar claramente a atual situação da produção de peixes, principalmente no estado de Rondônia.
Descrição
Artigo Científico apresentado ao curso de Engenharia Agronômica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Campus Colorado do Oeste, como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Engenharia Agronômica
Palavras-chave
Qualidade, Agregação de valor, Tambaqui
Citação
SILVA, Thalita Goulart. Caracterização da cadeia produtiva da piscicultura no estado de Rondônia. Orientador: Nélio Raniele Ferreira de Paula. 2024. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agronômica), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Colorado do Oeste, 2024.