Estratégias de êxito e permanência no ensino superior: políticas voltadas à problemática das alunas-mães no ensino superior no Estado de Rondônia
Carregando...
Data
2024
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente trabalho pesquisou as estratégias de êxito e permanência de alunas-mães no ensino superior em Rondônia, destacando as políticas públicas existentes no país e suas implicações, abordando os desafios enfrentados por esse grupo, que vão desde a falta de apoio familiar, emocionais, problemas financeiros e institucionais. Frequentemente, mães estudantes necessitam levar seus filhos menores às instituições de ensino por falta de suporte familiar ou até mesmo por não ter condições financeiras de contratar cuidadoras de crianças. O estudo utiliza uma abordagem qualitativa, e se baseia em um levantamento bibliográfico de dados. O objetivo do trabalho foi abordar os motivos que levam muitas alunas à evasão no ensino superior e verificar as possíveis estratégias de controle a essa problemática presente nas instituições de ensino superior no Estado de Rondônia. Diante dos resultados obtidos, destacamos a necessidade de ampliação sobre o tema, para que haja maior visibilidade do problema em cada realidade enfrentada nas Instituições de ensino superior no Estado de Rondônia, em busca de implementar ações transformadoras a partir da mobilização e comprometimento de todos os envolvidos em prol de ajudar a diminuir a evasão escolar das mães de ensino superior nas instituições públicas e privadas de Rondônia.
Descrição
Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Porto Velho Zona Norte como requisito para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública
Palavras-chave
Mães, Evasão, Ensino Superior
Citação
DOURADO, Michelle Pires. SOUZA, Sâmela Pinheiro de. Estratégias de êxito e permanência no ensino superior: políticas voltadas à problemática das alunas-mães no ensino superior no Estado de Rondônia. Orientadora: Gliciene Quintão Coimbra. Co-orientadora: Vanderlândia Tomaz de Souza. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública). Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2024