Parâmetros produtivos de diferentes linhagens comerciais de frangos de corte
Carregando...
Data
2024
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Realizou-se este trabalho com o objetivo de avaliar o desempenho zootécnico e rendimento de carcaça e cortes em duas linhagens de frangos de corte. Foram avaliadas 192 aves das linhagens Cobb e Ross, dispostas na sexagem mista, abatidas aos 41 dias de idade. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado (DIC), com seis repetições em cada tratamento, contendo 16 aves por repetição. O ganho de peso e a conversão alimentar apresentaram diferenças significativas na avaliação do experimento, sendo favorável à linhagem Ross na 2°, 4° e 5° semanas. No peso vivo após o jejum, peso de carcaça e rendimento de carcaça foi possível observar diferenças significativas entre as linhagens, onde a linhagem Ross apresentou melhores resultados; no entanto, nos rendimentos de cortes de asa, coxa e sobrecoxa não houve diferenças significativas, no qual apenas o rendimento do corte de peito a linhagem Cobb foi superior. Ambas as linhagens estudadas apresentam um rendimento zootécnico satisfatório, no entanto, a linhagem Ross tem sido atualmente mais indicada em situações de maiores temperaturas, devido à sua maior rusticidade.
Descrição
Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para obtenção do título de Bacharel em Zootecnia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Cacoal.
Palavras-chave
Desempenho, Rendimento de carcaça, Cobb, Ross
Citação
FORNAZIER, Fábio Favoretti. Parâmetros produtivos de diferentes linhagens comerciais de frangos de corte. Orientadora: Débora Costa Barroso Corrêa. 2024. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Zootecnia), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2024.