Tipos de pastagens para equinos
Carregando...
Data
2024
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences
Resumo
O emprego das forragens na alimentação dos equinos é a forma mais abundante e economicamente viável, sob a nutrição dos cavalos. As principais forrageiras utilizadas, são as do gênero Cynodon, Brachiaria, Panicum, Digitaria e Pennisetum, além de algumas leguminosas, como: a alfafa. O alimento pode ser ofertado aos animais, em pastejo direto, capineira ou fenação. Alguns aspectos devem ser levados em consideração durante a escolha do volumoso, sendo o potencial nutricional, adaptação às condições climáticas do local, exigências de fertilidade de solo, hábito de crescimento, palatabilidade, presença de princípios tóxicos (oxalatos e nitratos), resistência a doenças e pragas. Os cavalos são animais herbívoros, dessa forma, o volumoso deve estar obrigatoriamente em sua dieta, proporcionando o correto funcionamento e desenvolvimento do metabolismo animal.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação de Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Jaru, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Bacharelado em Medicina Veterinária.
Palavras-chave
Cavalo
Nutrição
Oferta de volumoso
Morfologia
Manejo
Citação
COSTA, Ivone dos Santos. Tipos de pastagens para equinos. Orientadora: Ingrid Bromerschenkel. 2024. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Jaru, 2024.