Uma revisão bibliográfica da utilização de marketing e seus impactos na gestão comercial

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2024
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
As empresas são formadas por diversos fatores, tendo por objetivos metas a serem cumpridas e o aumento de número de clientes ativos. Ressalta-se que a satisfação dos clientes é um fator estratégico e muito abordado pelos gestores atualmente. O consumidor tem cada vez mais opções, e as empresas seguem com mais competividade, logo, as empresas tendem a elaborar e criar estratégias para se diferenciar diante de seus concorrentes e atrair mais clientes. Este é um trabalho de conclusão de curso, e que a presente pesquisa se trata de uma revisão bibliográfica, que o objetivo se retratou em investigar e conhecer a importância e aplicabilidade do marketing de relacionamento para uma empresa, seus benefícios, as ferramentas que o abrangem e colaboração do papel do marketing na satisfação do cliente. Quanto a abordagem da pesquisa, segue-se de natureza qualitativa. Este trabalho foi realizado por meio de análise de artigos publicados em plataformas de artigos científicos, banco de monografias e portal de periódicos como SciElo e Periódicos Capes. A revisão levou em consideração publicações que abordam sobre a importância do marketing nas empresas e suas aplicações. Foram observados o tipo de pesquisa presente nos estudos publicados, métodos utilizados, e a análise e discussões dos resultados. Para finalizar e para concluir a coleta de dados, foram realizados uma leitura criteriosa dos artigos, sendo essas publicações entre os anos 2012 e 2023.Marketing hoje, nas empresas, é entender, projetos, comunicar e entregar valor. Esta é a base da estratégia de marketing, traz diversos benefícios para as empresas e negócios, é possível identificar que o mesmo atua desde o relacionamento com o cliente, até a proposta de um serviço personalizado para o perfil de acordo com o cliente, além de baixos custos para essa aplicação. Conclui-se então que utilizar o marketing em sua empresa pode gerar resultados fantásticos e diferenciar o negócio da concorrência, pois entende-se que este pode aumentar a visibilidade da empresa, otimizar o relacionamento com clientes, impulsionar vendas e o mais importante se destacar das empresas concorrentes.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Ji-Paraná, como requisito para obtenção do título de Tecnóloga em Gestão Comercial
Palavras-chave
Marketing, Estratégias, Empresas
Citação
SILVA, Danieli Freitas da. Uma revisão bibliográfica da utilização de marketing e seus impactos na gestão comercial. Orientadora: Ilma Rodrigues de Souza Fauso. 22 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Gestão Comercial EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2024.