O uso de Recursos da Tecnologia Assistiva no ensino de Matemática aos alunos cegos do Ensino Fundamental II do Colégio Cívico-Militar Almirante Tamandaré
Data
2024
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este artigo intitulado o uso de Recursos da Tecnologia Assistiva (TA) no ensino de Matemática aos alunos cegos do 6º e do 7º do Ensino Fundamental II, do Colégio Cívico-Militar Almirante Tamandaré, com objetivo de identificar as estratégias pedagógicas com o uso dos recursos da (TA), para o ensino das operações básicas da matemática, aos estudantes cegos, a partir dos relatos do professor da disciplina de matemática e do professor da sala multifuncional do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Metodologia qualitativa utilizado a de coletas dados, por meio de questionário e entrevista semiestruturada. As dificuldades de aprendizagem que alunos cegos apresentam ao realizar operações básicas da matemática podem ser minimizadas ao utilizar os recursos da TA, sendo um instrumento de mediação, que visa compensar, potencializar, auxiliar as habilidades comprometidas pela deficiência visual, fortalecer a autoestima e ajudar a superar barreiras, na perceptiva da Educação Inclusiva.
Descrição
Artigo apresentado à banca examinadora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias de Rondônia, como requisito avaliativo para conclusão do curso Licenciatura em Matemática.
Palavras-chave
Citação
SOUZA, Franciele dos Anjos. O uso de recursos da tecnologia assistiva no ensino de matemática aos alunos cegos do ensino fundamental II do Colégio Cívico-Militar Almirante Tamandaré. Orientador: Vera Lúcia Ribeiro de Azevedo. 2024. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2024.