Práxis: linguagem e educação: comemorativa 10 anos

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Data
2013
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Editor
CRV
Resumo
Ao organizarmos os trabalhos aqui reunidos, buscando-lhes a unidade temática em torno de linguagem & educação, ocorreu--nos uma proposta discursiva de leitura organizada como uma teia, uma rede, uma “cadeia” na qual qualquer ponto pode ter ligação com qualquer outro ponto. Esse mecanismo de conexão é também um processo permanente de construção de sentidos. Suas condições de produção, que, de acordo com a Análise do Discurso Francesa, transformam um enunciado em discurso nos autorizam a dizer que o leitor não pode fazer o que bem entender em relação ao texto, mas poderá, dentro dos limites que o texto impõe ao leitor, dar-lhe sentidos outros, muitos, vários. Uma concepção discursiva de texto e de leitura supõe que jamais se lê um texto “na sua qualidade de enunciado (produto), mas sempre na sua qualidade de discurso. O simples fato de ler impossibilita que o texto esteja aí como produto, já que ler é um processo e ‘ler’, um verbo transitivo” (GURGEL apud POSSENTI, 1991, p. 502). Com esse olhar, caro leitor, este livro convida-o ao acesso, a transitar pelas diversas portas em direção de diferentes percursos de leitura.
Descrição
Produção Científica Acadêmica.
Palavras-chave
Educação., Linguagem e línguas.
Citação
LIMA, Jorge Luís de Freitas; LIMA, Rilmara Rôsy; JESUS, Sérgio Nunes de. Práxis: linguagem e educação: comemorativa 10 anos. Curitiba: CRV, 2013.