Micro-organismos solubilizadores de fósforo em associação a adubação no cultivo da soja

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2024
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Os bons resultados da inoculação com bactérias do gênero Rhizobium nas culturas impulsionaram o investimento e produção de inoculantes à base de outros gêneros de bactérias capazes de disponibilizar nutrientes para as plantas, tal como, o fósforo. Devido a adsorção desse nutriente no solo, se faz necessário a inoculação com micro-organismos solubilizadores, como Bacillus subtilis e B. megaterium. Diante do exposto, objetivou-se avaliar a influência de um inoculante comercial a base de bactérias solubilizadoras de fósforo em associação a diferentes formas de adubação sobre a nodulação e rendimento da cultura da soja. O experimento foi realizado no Instituto Federal de Rondônia, Campus Ariquemes, em delineamento de blocos casualizados com quatro tratamentos e seis repetições. Os tratamentos constaram da adubação completa, inoculação com BiomaPhos®, adubação completa + BiomaPhos® e metade da adubação + BiomaPhos®. A cultura da soja, cultivar M8644 IPRO, foi semeada em parcelas de 5 x 4 m, com oito linhas espaçadas a 0,50 m. Foi avaliado a nodulação nos estádios fenológicos V4 e R1 e os caracteres agronômicos da cultura da soja. De modo geral observou-se que a utilização da adubação completa, adubação completa + BiomaPhos® e metade da adubação + BiomaPhos® proporcionaram desenvolvimento e rendimento semelhantes na cultura da soja, destacando-se o tratamento com metade da adubação associado ao inoculante, o qual representaria economia no custo de produção, sem prejuízos no desenvolvimento e rendimento da cultura da soja. A partir dos resultados deste experimento, conclui-se que a associação de metade da adubação com o BiomaPhos® representa uma prática de cultivo sustentável, capaz de manter elevados os indicadores de desenvolvimento e rendimento de grãos na cultura da soja. Não se recomenda a utilização do inoculante BiomaPhos® de forma isolada no cultivo da soja.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Campus Ariquemes.
Palavras-chave
Bacillus subtilis, Bacillus megaterium, Glycine max
Citação
LUZ, Lorhena Vilela da. Micro-organismos solubilizadores de fósforo em associação a adubação o cultivo da soja. Orientador: Luciano dos Reis Venturoso. Coorientador: Lenita Aparecida Conus Venturoso. 2024. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agronômica), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Ariquemes, 2024.