O ensino da língua materna com base na BNCC: as implicações históricas da escola na formação linguística do sujeito

Resumo
O texto, a partir do aspecto histórico, busca apresentar apontamentos em relação à Base Curricular Nacional Comum (BNCC), no que tange ao período histórico da educação no Brasil em relação ao ensino da língua materna e suas implicações na formação do sujeito. Para compreender o proposto, torna-se necessário observar após o Brasil Império as normatizações que foram elaboradas para a formação linguística do sujeito no espaço social e o papel da escola nos saberes discursivos. O professor, peça essencial para a disseminação dos saberes, precisou buscar mecanismos e compreensões para orientar os caminhos no que se refere aos elementos tidos como básicos na educação básica em relação ao aprendizado da língua materna. Nesse sentido, verifica-se a necessidade de compreender o papel da escola enquanto espaço comunicativo no que se refere à formação social, discursiva e linguística por meio da diversidade cultural e sócio-econômica da identidade do sujeito.
Descrição
Produção Científica Acadêmica.
Palavras-chave
Língua Materna, BNCC, Linguística, Formação do Sujeito.
Citação
SILVA, Simone Matia da; JESUS, Sérgio Nunes de; O ensino da língua materna com base na BNCC: as implicações históricas da escola na formação linguística do sujeito. In: SANTOS, David Alex dos. et al. Rio de Janeiro: e-Publicar, 2023.