Atribuições da gestão democrática nas escolas públicas estaduais da área urbana de Alta Floresta d'Oeste/RO
Carregando...
Data
2022
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente trabalho tem o objetivo evidenciar a comunidade a importância da gestão democrática nas escolas. Atualmente a realidade acerca da gestão escolar nas escolas estaduais da área urbana pesquisadas no município de Alta Floresta D’Oeste- RO, não condiz com o que garante a Lei de Diretrizes e Bases da Educação em relação a gestão democrática. Nessa perspectiva, a concepção de gestão democrática utilizada é a de Libâneo (2005), onde evidencia que esta, deve ser assegurada pela participação da comunidade escolar, como o corpo docente, discente, com a presença de pais ou responsáveis, para que ocorra a descentralização e comunicação direta com a comunidade em que a escola está inserida. O termo democrático é uma definição que deveria fazer parte do cotidiano escolar, pois envolve o direito de participação da comunidade nas questões pedagógicas, administrativas e financeiras, o que não ocorre com plenitude quando se trata das escolas estudadas. A coleta de dados foi feita através de um questionário com perguntas direcionadas aos gestores de cinco escolas estaduais, por se tratar de uma pesquisa qualitativa de tipologia descritiva e explicativa, que mostrou que a gestão democrática ainda não é considerada uma realidade nessas escolas, pois a eleição de forma democrática juntamente com a comunidade escolar para troca de gestores que deveria acontecer a cada três anos não acontecem conforme determina a lei. Desta maneira, discutir a gestão democrática é garantir o direito democrático que todos temos quanto cidadãos brasileiros em acompanhar e participar das escolhas dos gestores públicos na busca de uma gestão eficiente que venha contribuir com os anseios da sociedade.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública.
Palavras-chave
Escola, Conselho Escolar, Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Citação
ROCHA, Lucelia Valdira dos Santos; ROCHA, Rayane Lima Batista. Atribuições da gestão democrática nas escolas públicas estaduais da área urbana de Alta Floresta d'Oeste/RO. Orientadora: Sheila Castro dos Santos. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2022.