O ensino de Química no 9º ano do ensino fundamental: construção de um laboratório móvel para realizar aulas experimentais com materiais alternativos
Carregando...
Data
2019
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Diante da situação, na qual há uma defasagem de laboratórios adequados com reagentes, equipamentos e vidrarias para serem utilizados nas aulas experimentais em escolas públicas brasileiras, a intenção deste trabalho foi construir um laboratório móvel para realizar práticas simples, com materiais alternativos de baixo custo, durante aulas experimentais direcionada aos conteúdos relacionados a química do 9º ano do Ensino Fundamental. Apesar da experimentação ser vista como desencadeadora do processo de aprendizagem, contudo existe uma enorme resistência por parte dos professores da Educação Básica de adotarem esta metodologia e dentre vários motivos alegam a falta de laboratórios. O laboratório móvel de química elaborado trata-se de um compartimento fácil manuseio, os reagentes e materiais podem ser guardados dentro do compartimento e os experimentos podem ser realizados sobre ele, atuando como uma de bancada, apresenta bordas elevadas com o propósito de evitar possíveis quedas dos materiais. Ideal para professores que alegam motivos como falta de laboratório e turmas numerosas, para não realizarem aulas experimentais no 9º ano.
Descrição
Palavras-chave
Materiais alternativos, Ensino de Química, Laboratório móvel
Citação
ESTOK, Angélica Fernandes. O ensino de Química no 9º ano do ensino fundamental: construção de um laboratório móvel para realizar aulas experimentais com materiais alternativos. 2019. 21f.Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2019.