O uso dos mapas conceituais para o processo de ensino e aprendizagem na instrumentalização da Matemática

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2020
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Busca-se com este artigo demonstrar que o aperfeiçoamento do modelo de aprendizagem significativa pode ocorrer por meio da utilização dos mapas conceituais, uma vez que estes permitem estabelecer relações e junções, com diagramas hierárquicos, que visam incorporar a organização conceitual de uma disciplina, ou parte dela, transmitindo, por meio estrutural, noções e concepções acerca de uma área de conhecimento. Nesse sentido, a inclusão dos mapas conceituais na disciplina de Matemática é uma ferramenta a mais à disposição do docente, que possibilita auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos educandos, pois permite que os alunos visualizem o todo do conteúdo em estudo, de forma lógica e resumida, facilitando não só o entendimento da matéria como a sua fixação. Assim, procura-se, a partir de pesquisas e estudos de cunho bibliográfico, por meio de registros disponíveis em livros, artigos e pesquisa em web, identificar as contribuições do uso de mapas conceituais na disciplina de Matemática junto ao processo educacional dos alunos.
Descrição
Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal.
Palavras-chave
Mapas conceituais, Aprendizagem significativa, Educação, Matemática
Citação
DAMACENA, Weliton Henrique. O uso dos mapas conceituais para o processo de ensino e aprendizagem na instrumentalização da Matemática. 2020. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2020.