Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Remédios do mato: estudo etnobotânico na comunidade indígena Paiter Suruí

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Os povos indígenas em seu contexto cultural possuem uma relação muito próxima com anatureza especialmente com as plantas. A etnobotânica é a ciência que visa resgatar e valorizar esses conhecimentos. Diante disso, este trabalho objetivou relatar os conhecimentos etnobotânicos com enfoque nas plantas medicinais do povo indígena Paiter Suruí de Rondônia e incentivar a valorização dos mesmos por meio da educação escolar indígena. Para tanto, fez-se um estudo bibliográfico, e analises de trabalhos acadêmicos dos pesquisadores Paiter Suruí. O resultado da pesquisa mostrou que o povo Paiter Surui possui tradicionalmente um vasto conhecimento etnobotânico, há uma variedade de plantas medicinais para doenças como diarreia, conjuntivite e inflamações. No entanto o estudo apontou que esses conhecimentos vêm se perdendo ao longo do tempo devido o contato com as comunidades não indígenas e com modelo de escola que não se preocupa com o etnoconhecimento. Assim a pesquisa finaliza propondo aos professores das escolas indígenas que utilizem métodos de ensino que promovam a valorização da cultura e que permita que os alunos indígenas participem ativamente no processo de ensino.

Descrição

Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal.

Palavras-chave

Etnobotânica, Paiter Suruí, Educação, Plantas medicinais

Citação

SURUÍ, Nauama Dias. Remédios do mato: estudo etnobotânico na comunidade indígena Paiter Suruí. 2017. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2017.