Desafios na gestão pública: a mulher na superintendência de licitações em Rondônia
Carregando...
Data
2022
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho foi elaborado, por meio de pesquisa de cunho qualitativo, com abordagem bibliográfica e de utilização de questionário. Direcionado a entender as diferenças e desafios que existem na gestão pública é um fator preponderante para a pessoa que exerce cargo de chefia dentro das instituições, a capacitação pessoal e a cobrança fazem parte do cotidiano do gestor(a), neste sentido surgiu a problemática da pesquisa que resultou neste texto, será que as mulheres que possuem cargo de chefia têm os direcionamentos de seu comando respeitados e obedecidos tanto quanto a chefia masculina? Será que essas mulheres que fazem parte do serviço público são respeitadas como agentes no serviço de sua função ou sofrem algum tipo de preconceito, desrespeito ou assédio seja moral ou físico no exercício de suas funções? Em pesquisa realizada junto às colaboradoras da Supel – Superintendência de Licitações de Rondônia, foi possível observar que os obstáculos enfrentados pelas mulheres que exercem cargos de comando vão além do que os homens passam, pois o Brasil é um país extremamente machista e sexista, logo trata-se a mulher como se fosse elas que se colocassem para um nível inferior de intelectualidade. Os resultados apontaram que três mulheres, entre as dez que foram consultadas, já sofreram algum tipo de violência, seja de cunho sexual ou moral, o que reforça e evidencia o menosprezo intelectual e cognitivo que ainda hoje alguns homens têm, não importando em que nível hierárquico estejam. Também mostrou que os desafios enfrentados por elas, no exercício de suas funções, pouco se diferem daqueles comumentes impostos pela sociedade: autoafirmação, desempenho, conciliar a profissão à vida doméstica, entre outros.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública.
Palavras-chave
Mulher, Assédio, Liderança, Sexismo, Equidade
Citação
SILVA, Marcinei Viana da. Desafios na gestão pública: a mulher na superintendência de licitações em Rondônia. Orientadora: Sheila Castro dos Santos. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2022.