Análise das políticas públicas de educação inclusiva no estado de Rondônia: desafios e perspectivas para a gestão pública

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Data
2024
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Editor
Revista Foco
Resumo
A Educação Inclusiva representa um dos maiores desafios enfrentados pelas escolas na atualidade, abrangendo não apenas a pessoa com deficiência, mas também a família, a escola e a sociedade. Com ênfase nas políticas públicas voltadas para a educação inclusiva, este estudo tem como objetivo analisar as políticas públicas de educação inclusiva no Estado de Rondônia, destacando os desafios enfrentados pela gestão pública e perspectivas para sua efetivação. A intenção é identificar lacunas e oportunidades na implementação dessas políticas, visando contribuir para o aprimoramento da atuação do poder público nesse contexto. Para atingir esse propósito, foi realizada uma abordagem de cunho bibliográfico, a partir de artigos científicos, livros e documentos oficiais relacionados às políticas públicas de educação inclusiva no Estado de Rondônia. A pesquisa contribuiu para identificar implicações políticas e pedagógicas no processo inclusivo. Constatou-se que a constante busca pela inclusão bem-sucedida nas escolas exige a colaboração de todos os envolvidos, a promoção de novos métodos de ensino, a avaliação contínua e a comunicação eficaz entre a escola e as famílias. Dessa forma, a inclusão é entendida como um processo em constante evolução que demanda esforços conjuntos para garantir um ambiente escolar inclusivo e acolhedor para todos os alunos
Descrição
Artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública
Palavras-chave
Políticas públicas, gestão pública, educação inclusiva, Rondônia
Citação
DALAPICOLLA, Érica Serrano Costa. Análise das políticas públicas de educação inclusiva no estado de Rondônia: desafios e perspectivas para a gestão pública. Orientadora: Lívia Maria da Silva Santos . 2024. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2024.