Gestão democrática: uma análise de cinco escolas da rede pública do município de Machadinho D ́oeste – RO
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Data
2022
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Resumo
A educação compreende todas as manifestações humanas que buscam a apropriação da cultura produzida pelo homem. A escola nesse cenário se apresenta como um espaço privilegiado, para produzir e estimular a socialização do saber por meio de ações educativas. Uma gestão pautada na democracia além de proporcionar visões compartilhadas pelos vários segmentos internos e externos da comunidade escolar promove também a divisão de responsabilidades e o acompanhamento das ações, enriquecendo os processos de busca coletiva de soluções para os problemas que surgem na escola. Percebendo que a escola não está isolada do sistema social, político e cultural; assim como compreender que, enquanto profissional da educação tem uma importante função a exercer: oportunizar meios para que a educação de qualidade torne-se uma realidade para todos. O presente artigo relata o processo e os critérios para a escolha dos gestores de 5 escolas públicas da rede municipal de ensino do Machadinho D ́oeste-RO, através de analise bibliográfica e pesquisa exploratória.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública.
Palavras-chave
Gestão Escolar, Democracia, Participação, Educação
Citação
SANTOS, Mayza Galvão; SANTOS, Rosania Guimarães Alves dos. Gestão democrática: uma análise de cinco escolas da rede pública do município de Machadinho D ́oeste – RO. Orientador: Vinícius de Souza Santos. 2022. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2022.