Forrageiras tropicais em lotação contínua e rotacionada e parâmetros fecais em vacas leiteiras

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2024
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A pecuária exerce importante papel na economia brasileira, e a alimentação animal é determinante para sucesso da atividade, assim avaliações que permitam identificar problemas nesta etapa auxiliam na obtenção de informações e tomadas de decisões cotidianas. Diante disso, objetivou-se avaliar a qualidade e influência de dois métodos de pastejo sobre as fezes de vacas leiteiras. Foram coletadas amostras de alimentos e fezes em duas propriedades rurais distintas, o delineamento adotado foi o inteiramente casualizado (DIC), com dois tratamentos (lotação contínua e rotacionada), e doze repetições, totalizando 24 unidades amostrais. Nos alimentos foram determinados os seguintes parâmetros; matéria seca (MS), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA), proteína bruta (PB), cinzas (CZ) e lignina (LIG). Nas amostras de fezes, foram analisados os seguintes parâmetros fecais; escore fecal (EF), potencial hidrogeniônico (pH), MS, FDN e FDA. O método de lotação contínua apresentou pastagem de qualidade inferior ao rotacionado, com níveis superiores de MS, FDN, FDA e LIG, o que resultou em fezes de consistência mais firme e pH elevado. Enquanto as fezes dos animais alimentados por pastagem de lotação rotacionada e de alta qualidade proporcionou EF, teor de MS e pH inferior.
Descrição
Trabalho de conclusão de curso apresentado como parte das exigências do Curso de Bacharelado em Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Ariquemes.
Palavras-chave
Alimentação, Fezes, Métodos de pastejo
Citação
RIBEIRO, Alessandra de Jesus. Forrageiras tropicais em lotação contínua e rotacionada e parâmetros fecais em vacas leiteiras. Orientador: Luciane de Cunha Codognoto. Coorientadores: Stéfanny R. K. S. Oliveira; Uasley Caldas de Oliveira. 2024. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agronômica), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Ariquemes, 2024.