Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O papel da gestão escolar na inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Revista ft

Resumo

O presente trabalho centrou sua problemática no estudo da educação inclusiva e humanista para os alunos com necessidades educativas especiais. No Brasil, este tema é garantido pela Constituição Federal e na LDB, mas também pelas orientações dispostas na Política Nacional de Educação Especial (PNEE) de 2020. Assim, o objetivo geral traçado para esta pesquisa foi de investigar o papel do gestor na educação especial no Brasil, a fim de garantir o caráter inclusivo e humanista das escolas de educação básica. Considerando os objetivos propostos para o presente projeto, os procedimentos metodológicos definem-se por uma pesquisa qualitativa, aplicada e exploratória, utilizando-se do procedimento de uma pesquisa bibliográfica, realizada a partir do levantamento de referências publicadas em fontes digitais ou impressas, como livros; artigos científicos; teses e dissertações, além de sites oficiais do Governo ou de instituições privadas ou não governamentais. A análise exploratória será realizada a partir de um relato de caso da presente autora. Considerando o relato de experiência, também foi possível observar que o gestor escolher exerce um papel importantíssimo no atendimento aos alunos de educação especial, tanto na educação dos demais alunos para a aceitação do diferente, como na luta pela capacitação de todos os profissionais da escola, independente deles trabalharem direta ou indiretamente com alunos especiais, sobre as necessidades educativas que este grupo de aluno apresenta.

Descrição

Artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública

Palavras-chave

Gestão Escolar, Inclusão, Gestor

Citação

SILVA, Débora Ribeiro da. O papel da gestão escolar na inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais. Orientadora: Chimene Kuhn Nobre. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2023.