Mulher em home office no setor público durante a pandemia

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2022
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Revista ft
Resumo
Este artigo tem como objetivo principal compreender os impactos que a adoção do home office, no período da quarentena da Covid-19, teve no conflito trabalho- família vivido por mulheres brasileiras. Nota-se que no decorrer do tempo o trabalho sofreu constantes mutações, principalmente com a chegada da pandemia causada pelo Covid-19. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica sistemática aliada ao método de revisão integrativa, a partir de estudos realizados entre 2015 e outubro de 2022, acerca da modalidade de trabalho home office no setor público durante a pandemia. A respeito dos resultados, este estudo apontou que o home office traz benefícios para a mulher trabalhadora, como maior tempo com a família, mais tempo para atividades pessoais e também retira a necessidade de deslocamento para a empresa. Porém, ao mesmo tempo, o trabalho remoto traz grandes desvantagens, o maior tempo com a família visto também como uma vantagem, em alguns pontos se torna desvantajoso visto que isso acarreta maior quantidade de trabalho doméstico, pois esse trabalho historicamente, independentemente do contexto familiar, é de responsabilidade da mulher e, durante a pandemia, isso foi agravado, pois, devido ao isolamento social imposto, filhos e maridos também ficaram em casa, fazendo com que os cuidados com o lar e com os familiares aumentassem. O presente estudo traz contribuições práticas para as organizações e também para as trabalhadoras, pois, analisando os impactos trazidos por essa modalidade de trabalho, é possível encontrar formas de mitigar os efeitos negativos dela decorrentes.
Descrição
Artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública
Palavras-chave
Mulheres, Home office, Pandemia de Covid-19, Setor Público.
Citação
NOGUEIRA, Apoliana Lima dos Santos. Mulher em home office no setor público durante a pandemia. Orientador: Robinson Brancalhão da Silva. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2022.