Campus Cacoal
URI Permanente desta comunidade
O Campus Cacoal, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), contribui para o desenvolvimento da região através da oferta de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores e educação profissional técnica de nível médio desde 2009. O Campus Cacoal tem perfil agrícola e atualmente oferta cursos de nível técnico nas modalidades integrado: Agroecologia, Agropecuária e Informática; superior em Matemática, Agronegócio, Zootecnia e Geografia e Pós-Graduação Latu Sensu em Ensino de Ciências e Matemática.
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Item A construção do boletim de ocorrência sob a perspectiva da filosofia da Linguagem: a questão da subjetividade(Atena, 2024) Jesus, Sérgio Nunes de; Ferrarezi Junior, Celso; Damasceno, Ana CrhistinaO presente texto apresenta como uma de suas principais funções elucidar a relevância da linguagem como um fator fulcral na construção e na definição dos sentidos expressos no inquérito policial, mais precisamente no detalhamento e na exposição das provas interpretativas. Em tais documentos, se constatam vinculações e relações de sentido na interface entre linguagem e o respectivo discurso utilizado seja ele direto, indireto ou indireto livre. Foi utilizada a metodologia baseada na revisão bibliográfica e da análise documental, aparecendo diferentes autores do ramo da linguística e sendo que as ideias de Bakhtin e Volóchinov ganham relevo em nossa análise. A pesquisa detém cunho qualitativo. Ao final, apresentamos a relação entre linguagem discursos e a construção de sentidos, bem como a aplicabilidade dessas análises no âmbito do inquérito policial, destacando que a linguagem sempre nasce a partir de uma relação vivencial entre os entes sociais.Item A gestão do conhecimento no contexto amazônico: um estudo em cooperativas de crédito(CRV, 2018) Brito, Edmilson Maria deOs avanços tecnológicos ocorridos nos últimos anos têm proporcionado à disseminação do conhecimento em patamares até então inimagináveis. O achatamento do mundo descrito por Friedman (2007), em função desses avanços, culminou com o desaparecimento das barreiras geográficas e propiciaram o surgimento de novas metodologias e processos ao cenário mundial. As relações comerciais até então aconteciam apenas localmente ou entre os membros de blocos comerciais. Com o surgimento desse novo eldorado, várias empresas saíram de suas regiões de origem e fixaram-se em outras praças, países e continentes, passando a serem conhecidas como transnacionais. Dessa forma passaram a focar-se nos custos totais e principalmente nos custos relacionados à mão de obra, a adequação aos padrões internacionais de qualidade e também ao uso de novos tipos de matéria prima. O ingresso nesse ambiente organizacional abriu um horizonte novo e inexplorado, sendo um celeiro de novas experiências e também de mudanças culturais.Item A materialização em boletins de ocorrência: relação entre emergência de sentidos e escolhas lexicais nas práticas de violência doméstica(Cuadernos de Educación y desarrolo, 2024) Jesus, Sérgio Nunes de; Azevedo, Nadia Pereira da Silva Gonçalves de; Ferrarezi Junior, CelsoCom a emergência da Lei Maria da Penha, em 2006, fica latente a importância de combater a violência doméstica no âmbito judicial. Para isso, é fundamental a composição de Boletins de Ocorrência (BO) claros no registro da agressão sofrida pela mulher. Entretanto, contradizendo as diretrizes do direito penal, a elaboração desses documentos não está isenta de subjetividade e, portanto, é possível rastrear as marcas do sujeito-escrivão e suas filiações ideológicas a respeito da violência doméstica e da vítima. Esse artigo, então, centra-se na subjetividade da autoridade policial no processo de retextualização do discurso relatado. Para isso, foi observada no campo das escolhas lexicais no ateremos aos verbos selecionados pelo sujeito escrivão na elaboração dos BO, haja vista que o uso dos verbos é um traço linguístico de sua filiação político-ideológica. Utilizou-se a Análise do Discurso Francesa como aporte teórico-metodológico do trabalho e a Teoria das Valências como suporte para sustentação da relevância do verbo enquanto elemento organizador da/de frase do ponto de vista sintático, mas, sobretudo, como um elemento organizador do discurso, foram selecionados três boletins de ocorrência que demonstram três diferentes filiações ideológicas a partir das escolhas lexicais. Observou-se que o uso de verbos pode colaborar para a circulação de sentidos sobre a violência doméstica que a combatam, mas também pode reafirmar significações que desloquem a mulher da posição de vítima e desqualifiquem a agressão sofrida como tal.Item A relevância da preservação do local de crime no processo penal(LIACF, 2023) Alves, Bruna Caroline Farias; Reis, Carlos Eduardo Rocha; Alves, Fernanda Cristina Rosa; Jesus, Sérgio Nunes deA preservação do local de crime desempenha um papel fundamental na aplicação do Processo Penal – esse que, por sua vez, influencia diretamente na busca pela elucidação da verdade e na administração da justiça. Dessa maneira, o tema destaca a importância da integralidade do local onde ocorreu o delito e fornece base fundamental para as diligências e nas investigações que podem ser eficazes e garantir maior validade nas evidências que, por ventura, serão apresentadas ao tribunal (a Justiça). Destarte, preservar o local de um delito contribui para a confiabilidade do processo, evita a contaminação das provas e assegura na aplicabilidade da Lei como materialização das provas condizentes na investigação da Polícia Judiciária.Item Ações científicas & soluções necessárias(DEPESP, campus Cacoal, 2016) Jesus, Sérgio Nunes deO presente material (livreto didático-científico), intitulado "Ações científicas & soluções necessárias", organizado com o intuito de demonstrar a importância dos Grupos de Pesquisa (GPs) como produtores da ciência e do conhecimento formal dentro do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia, vem a público apresentar os cinco Grupos de Pesquisa vinculados ao Campus Cacoal-IFRO e as ações realizadas por esses grupos nos últimos anos. Inicia-se a apresentação destacando a cidade de Cacoal, lugar onde se situa, desde 2010, o Campus Cacoal. A seguir descrevesse as finalidades e os objetivos do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (DEPESP), da Coordenação de Pesquisa e Inovação (CPI), da Coordenação de Pós-Graduação (CPOSG) e do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Na sequência ressalta-se a importância que os GPs têm para o Campus Cacoal/IFRO como fomento da ciência e de fortalecimento do processo de conhecimento embasado na teoria e prática. Assim, apresentamos a seguir os cinco GPs que estão vinculados ao Campus Cacoal.Item Ações educativas na biblioteca do Instituto Federal de Rondônia - Cacoal: reflexões e perspectivas(2019) Cavalcante, Fernanda de Oliveira Freitas; Pimenta, Jussara SantosEsta pesquisa apresenta contribuições da Biblioteca escolar e a mediação de leitura aos estudantes, professores e comunidade em geral que por meio de ações educativas, proporciona o incentivo à leitura e afirma um desejo de uma humanidade melhor, em que pessoas têm oportunidades de conhecimento e cultura. Valendo-se do método de pesquisa-ação, busca-se identificar e analisar as ações educativas de incentivo à leitura da Biblioteca escolar cujo o propósito é contribuir na formação de leitores no Instituto Federal de Rondônia Campus - Cacoal. As questões norteadoras da pesquisa são: De que forma os professores e estudantes são beneficiados pelas ações da Biblioteca? Quais possibilidades de ensino e aprendizagem a partir da utilização do acervo da Biblioteca? De que maneira as práticas pedagógicas exercidas pelos bibliotecários atingem e motivam o incentivo à leitura? Partindo destes pontos, a pesquisa tem por objetivo de investigar as estratégias de incentivo à leitura por meio das ações e/ou práticas pedagógicas exercidas pela Biblioteca Escolar e contribuir no cotidiano dos estudantes e professores oportunizando leitura, cultura e conhecimento. O trabalho em si, coloca em evidência o espaço Biblioteca, de forma significativa no cenário dos estudantes de Ensino Médio Técnico do Instituto Federal de Rondônia Campus Cacoal, sendo desenvolvido em um ambiente escolar familiar à pesquisadora. Partindo de levantamentos bibliográficos, é visto que a carência de Bibliotecas Escolares ainda faz parte da realidade brasileira, além do silêncio por parte dos profissionais bibliotecários e demais profissionais na área da educação. A pesquisa se atenta a compreender as motivações que os professores e estudantes do Ensino Médio recebem na Biblioteca Escolar do IFRO/Cacoal no que tange leitura e o que se pode fazer para firmar o processo de formação de leitores nesta unidade do IFRO por meio das ações e/ou projetos da Biblioteca Escolar. Com a aplicação das práticas leitoras (ações e/ou projetos da biblioteca), análise e interpretação dos dados, pode-se perceber a importância das práticas biblioteconômicas e pedagógicas no seio escolar - na Biblioteca por meio da mediação de leitura e, principalmente, o poder transformador que a leitura, possui no cotidiano dos estudantes, que os tornam capazes de ser jovens reflexivos e críticos.Item Adição da parede celular de levedura (saccharomyces cerevisiae) na dieta para frangos de corte(2011) Barroso, Débora Costa; Vieira, Antônio AssisEste experimento teve como objetivo verificar os efeitos da inclusão de parede celular de levedura (Saccharomyces cerevisiae) (PCSc) na dieta para frangos de corte criados em gaiolas quanto ao desempenho nos períodos de 09 a 21, 22 a 33, 34 a 39 e 09 a 39 dias de idade, características de carcaça, peso dos órgãos, metabolizabilidade das dietas, contagem total e identificação de coliformes totais do íleo. O delineamento adotado foi o de blocos casualizados, onde os blocos eram os andares da bateria metálica, totalizando três blocos, sendo cinco tratamentos e seis repetições de 10 aves por unidade experimental, totalizando 30 parcelas e 300 aves. Os tratamentos foram: dieta referência com avilamicina (AV); dieta referência (DR); dieta referência com 0,1% de parede celular de Saccharomyces cerevisiae (PCSc0,1); dieta referência com 0,2% de PCSc (PCSc0,2); dieta referência com 0,3% de PCSc (PCSc0,3). No período de 09 a 21 dias de idade o nível mais elevado de PCSc influenciou negativamente no ganho de peso. No período de 34 a 39 dias, o nível de 0,1% de PCSc proporcionou melhor ganho de peso em relação ao tratamento com antimicrobiano, que resultou em frangos com menor ganho de peso, enquanto as aves dos demais tratamentos tiveram valores intermediários para esta característica. Foi observada menor viabilidade no período de 22 a 33 dias para os frangos alimentados com dieta referência, não tendo diferença nos outros períodos de idade entre os tratamentos. Não foram observadas diferenças estatísticas para consumo de ração e conversão alimentar no período de 09 a 21 dias de idade, para consumo de ração, ganho de peso e conversão alimentar no período de 22 a 33 dias de idade e para consumo de ração e conversão alimentar de 34 a 39 dias de idade. No período total, de 09 a 39 dias de idade, também não foram observadas diferenças estatísticas entre os tratamentos para as variáveis de desempenho. Para características de carcaça o maior valor para peso vivo foi para os frangos do tratamento com 0,1% de PCSc enquanto aqueles do tratamento com 0,3% obtiveram o menor valor. Os pesos absolutos de sobrecoxa e coxa+sobrecoxa apresentaram maiores pesos para as dietas com 0,1 e 0,2% de PCSc, menor peso para o nível de 0,3% e pesos intermediários para os outros tratamentos. Os outros parâmetros não foram influenciados. Não houve influência dos tratamentos para metabolizabilidade e contagem total de coliformes totais no íleo das aves. Foram verificadas alterações na identificação da microbiota ileal conforme mudança de tratamentos. Pode-se incluir até 0,2% de PCSc em dietas para frangos de corte sem que haja comprometimento no desempenho, nas características de carcaça, na metabolizabilidade dos nutrientes da dieta e na contagem total de coliformes totais no íleo. Conclui-se que a parede celular de Saccharomyces cerevisiae pode ter ação comparada aos melhoradores de desempenho em dietas livres de antimicrobianos.Item Adição da parede celular de levedura (Saccharomyces cerevisiae) na dieta para frangos de corte(Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, 2011) Barroso, Débora Costa; Vieira, Antônio AssisOs efeitos da parede celular de Saccharomyces cerevisiae (PCSc) na dieta para frangos foram avaliados com base nos tratamentos: dieta referência com avilamicina (AV); dieta referência (DR); DR com 0,1% de PCSc (PCSc0,1); DR com 0,2% de PCSc (PCSc0,2); DR com 0,3% de PCSc (PCSc0,3). O delineamento foi o de blocos ao acaso, com cinco tratamentos e seis repetições de 10 aves, totalizando 300 frangos, machos. No período de nove a 21 dias de idade, o tratamento PCSc0,3 influenciou negativamente no ganho de peso (631g), e no período de 34 a 39 dias, o tratamento PCSc0,1 proporcionou melhor ganho de peso (461g) em relação ao tratamento com o antimicrobiano. O maior peso vivo ao abate, 2571g, foi obtido no tratamento PCSc0,1. Os pesos absolutos de sobrecoxa e coxa+sobrecoxa foram maiores nos tratamentos PCSc0,1 (290g e 560g) e PCSc0,2 (292g e 561g) e menores no tratamento PCSc0,3 (263g e 515g). Não houve influência na metabolizabilidade da ração e na contagem total de coliformes totais no íleo. Dietas com inclusão de até 0,2% de PCSc resultaram em índices produtivos adequados, podendo ser utilizadas como aditivo em dietas livres de antimicrobiano melhorador de desempenho sem o comprometimento do desempenho, características de carcaça, metabolizabilidade da ração e da contagem total de coliformes totais do íleo.Item Adição de fitogênicos em rações de frangos de corte(2016) Barroso, Débora Costa; Lima, Cristina Amorim Ribeiro deO presente trabalho foi realizado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Instituto de Zootecnia. Foram realizados quatro experimentos, utilizando os aditivos zootécnicos avilamicina, capsaicina, cinamaldeído, carvacrol e piperina na ração de frangos de corte. O objetivo foi avaliar os índices produtivos e a possibilidade de retirada dos antimicrobianos da ração, avaliando o impacto na metabolizabilidade dos nutrientes da ração balanceada, a influência sobre parâmetros hematológicos, e também quantificar a atividade das enzimas digestivas e antioxidantes. No primeiro experimento foram utilizados cinco tratamentos: ração referência + antimicrobiano (avilamicina); ração referência; ração referência + 60 mg/Kg de piperina; ração referência + 150 mg/Kg de cinamaldeído, capsaicina e carvacrol e ração referência + 15 mg/Kg de capsaicina, com seis repetições de 10 aves por unidade experimental, totalizando 30 parcelas e 300 aves, em gaiolas metabólicas. Foi realizado um ensaio de metabolizabilidade com duração de 10 dias. Com 36 dias de idade, os frangos foram abatidos e coletado o fígado de quatro aves por tratamento, para avaliação da atividade da enzima catalase. No segundo experimento, foi acrescentado farelo de trigo à ração referência, para análise da atividade enzimática pancreática (amilase e protease). Foram utilizados cinco tratamentos e cinco repetições de 10 aves por unidade experimental, totalizando 25 parcelas e 250 frangos. Os tratamentos foram: ração referência + antimicrobiano; ração referência; ração referência + 150 mg/Kg de cinamaldeído, capsaicina e carvacrol; ração referência + 15 mg/Kg de capsaicina; ração referência + 30 mg/Kg de capsaicina. No terceiro experimento foram utilizados cinco tratamentos e seis repetições de 10 aves por unidade experimental, totalizando 30 parcelas e 300 frangos. Foram utilizados os mesmos tratamentos do segundo experimento e realizado em gaiolas metabólicas, com análise de desempenho, características de carcaça e ensaio de metabolizabilidade. No quarto experimento, foram analisados o desempenho, características de carcaça e parâmetros sanguíneos. Os frangos foram distribuídos em cinco tratamentos, semelhantes aos do segundo e terceiro experimentos, sendo quatro repetições com 30 frangos, totalizando 600 aves, em galpão experimental. Os dados foram analisados por programa estatístico e quando verificado efeito significativo foi utilizado o teste SNK e o teste Dunnett para comparação das médias com significância de 5% (p<0,05). O uso de carvacrol, cinamaldeído, capsaicina e piperina mantiveram o resultado para altura de vilosidade do íleo semelhante quando utilizada avilamicina. A capsaicina resultou em atividade enzimática proteásica no pâncreas equivalente ao do grupo que recebeu avilamicina, assim como energia metabolizável aparente semelhante a dos frangos que receberam ração com o antimicrobiano. Ao utilizar 30 mg/kg de capsaicina, foram observados diminuição do ganho de peso e aumento da conversão alimentar, menor peso vivo pós-jejum e menor peso de carcaça quente. O uso dos fitogênicos testados influenciou beneficamente algumas características estudadas, justificando seu uso na dieta de frangos de corte.Item Agricultura familiar e expansão da cana-de-açúcar sobre áreas de culturas anuais no Estado de Goiás a partir da safra 2005/06(2012) Petrini, Maria Angélica; Rocha, Jansle VieiraO etanol derivado da cana-de-açúcar é considerado uma das principais fontes de energia limpa como opção para a mudança da matriz energética do país e do mundo, colaborando para a diminuição do consumo de combustíveis fósseis. No Brasil, o estado de Goiás é uma das frentes de expansão do cultivo da cana para atender à crescente demanda por biocombustíveis. Mas, a expansão da cana-de-açúcar traz consigo a instalação de usinas sucroalcooleiras e, próximo a elas, os canaviais podem ocupar áreas de outras culturas temporárias, incluindo aquelas de agricultura familiar. O sensoriamento remoto é uma importante fonte de informação para se avaliar as rápidas mudanças no uso da terra ocasionadas pela dinâmica da atividade agrícola. Nesse contexto, a hipótese adotada neste trabalho é que através de imagens de satélite e técnicas de geoprocessamento é possível identificar áreas de expansão da cana-deaçúcar sobre áreas destinadas ao cultivo de grãos no estado de Goiás. Além disso, dados referentes à produção familiar vinculada ao PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) podem indicar correlações entre o avanço da cana e essa produção familiar. Assim, o objetivo geral da pesquisa é apontar os municípios onde ocorreu maior expansão da cana-de-açúcar entre as safras 2005/2006 e 2009/2010 e onde houve maior participação da agricultura familiar na produção agrícola, no âmbito do PAA, cuja produção eventualmente tenha sido deslocada pela cana, servindo como subsídio para futuros estudos mais detalhados sobre a produção agrícola familiar nesses municípios. Para tal análise, foram utilizados dados de Produção Agrícola Municipal do IBGE e dados da participação de Goiás no PAA, juntamente com máscaras de grãos e de cana-de-açúcar, ambas disponibilizadas pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). Foram identificados os municípios de Santa Isabel, Iaciara, Maurilândia, Itapaci e Jataí, que demandam outros trabalhos detalhados para se discutir os impactos diretos e indiretos da expansão da cana em Goiás.Item Almanaque de formação continuada do professor - Edição Especial, Volume 1(CRV, 2024) Jesus, Sérgio Nunes de; Silva, Simone Matia da; Damasceno, Ana Christina de Sousa; Figueiredo, Juliana dos SantosA formação continuada de professores é essencial para o aprimoramento dos saberes e práticas constituintes na carreira do educador. Assim, a formação continuada, bem como a troca de experiências e pesquisas possibilitam não apenas a reflexão docente, mas aponta a necessidade de mudanças teórico-práticas diuturnamente. Dessa maneira, o Almanaque de formação continuada do professor - Edição especial, volume 1 e volume 2, apresenta ao leitor a importância da pesquisa para o enriquecimento da prática cotidiana. A cada discussão teórica, o leitor tem a oportunidade de aprimorar-se a partir de metodologias e dinâmicas que possibilitam a efetivação de ações transformadoras no contexto educacional - as quais transformam a prática do sujeito-professor. Logo, estabelecer conexões entre saberes e práticas, irão apontar de maneira contumaz não apenas o interesse do educador, mas também do leitor, pesquisador e do ‘curioso-social’, aquele que além de se posicionar de maneira crítica, contribui, aperfeiçoa e dissemina que a teoria só é válida com a prática permanente do docente (dentro ou fora do ambiente escolar); esse é o papel fundamental da obra Almanaque de formação continuada do professor - Edição especial, volume1 e volume 2.Item Almanaque de formação continuada do professor - Edição Especial, Volume 2(CRV, 2024) Jesus, Sérgio Nunes de; Silva, Simone Matia da; Damasceno, Ana Christina de Sousa; Figueiredo, Juliana dos SantosCaro leitor(a), pensar as práticas pedagógicas que estão inseridas no contexto educacional, tornam-se cada vez mais importantes no processo de ensino-aprendizado. Nesse viés, o Almanaque de formação continuada do professor - Edição especial, volume 1 e volume 2, reúne textos que buscam abordar a diversidade das práticas docentes, com olhares outros de Norte à Nordeste, que representa parte desse país plural, denominado Brasil. Nessa perspectiva, desempenha papel fundamental na promoção do ambiente educacional, eficaz e significativo.Item Almanaque de formação continuada do professor - edição especial, volume 3(CRV, 2024)A coleção Almanaque de formação continuada do professor – Edição especial, volume 3, reúne os textos em forma de ensaios feitos por ocasião da disciplina Bases Conceituais em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), ofertada pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, da Rede Federal de Ensino (Rede Nacional – Polo IFRO) e ministrada pelos professores, Dr. José Henrique Duarte Neto (IFPE) e Dr. Sérgio Nunes de Jesus (IFRO). A construção dos textos é uma exigência da atividade acadêmica, na qualidade de produção final da disciplina. Como a sua nomenclatura sugere, Bases Conceituais em EPT assume, no currículo do programa, a condição de disciplina articuladora das dimensões teórico-metodológicas, para o tratamento de suas categorias fundamentais, como trabalho, educação e ser social. O seu objetivo, sugerido em sua ementa, consiste, em última instância, em tratar das categorias e conceitos fundamentais da educação em geral, e da educação profissional e tecnológica, em particular. Em outros termos, podemos afirmar que, a disciplina em questão estabelece em torno de si o que se convencionou chamar de fundamentos. Sendo estes de natureza ontológica, histórica, gnosiológica, epistemológica e axiológica. Desse modo, as referências de leitura e discussão se deram a partir de Marx e Engels, György Márkus, Mészáros, Saviani, Gramsci, Aníbal Ponce, Álvaro Vieira Pinto, entre outros autores marxistas, chamados à reflexão.Item Almanaque de formação continuada do professor - volume 1(CRV, 2020) Jesus, Sérgio Nunes deOs almanaques já fizeram parte da tradição cultural brasileira. Eram livros muito bem elaborados, que continham informações de diversas naturezas, formatos e temas, para os mais diversos gostos e que, por isso mesmo, permitiam uma formação geral ampla e democrática para os cidadãos letrados. É uma pena que os melhores almanaques existiram e fizeram sucesso em uma época em que havia tão poucas pessoas alfabetizadas no Brasil. Infelizmente, depois que se iniciou o processo de democratização – embora ainda não de forma plena – da alfabetização, os grandes almanaques praticamente sumiram do mercado. Em minha biblioteca, tenho alguns exemplares do Almanach Litterario que José Maria Lisboa publicou anualmente, em São Paulo, de 1876 e 1885. Ainda hoje, gosto de ler esses livros como se devem ler os almanaques: aos pedaços, sem compromisso, conforme a curiosidade vai pedindo e o tempo permitindo. Afinal, almanaques eram obras incríveis que traziam desde as informações da Bolsa de Valores e a cotação anual do café (sim, a cotação era anual naqueles tempos!) até poesias e contos literários de excelente qualidade. A isso se juntava História, Geografia, as últimas descobertas planetárias e até algumas informações sobre as novas leis promulgadas e a vida social da época. Um material riquíssimo que, à mesma luz do que ocorria com os almanaques europeus e norte-americanos, servia de instrumento eficaz na expansão cultural do Brasil letrado. Obras tão boas que ainda não perderam seu valor informativo, além, é claro, de seu valor histórico inestimável, pois eram um retrato dos interesses e dos fatos das sociedades a que atendiam.Item Almanaque de formação continuada do professor - volume 2(CRV, 2021) Jesus, Sérgio Nunes deDepois do sucesso da primeira edição, o Almanaque de Formação Continuada do Professor chega a sua segunda edição, ainda mais recheado de conhecimentos variados e atualizados que, certamente, auxiliarão os professores em sua jornada pedagógica. Aliás, chega em um tempo difícil da caminhada docente em todo o mundo, tempo em que os professores tiveram que se reinventar, em que precisaram aprender novas tecnologias de informação e comunicação e em que tiveram que desenvolver novas aptidões didáticas para dar conta de uma realidade de ensino descorporificada, a distância, sem olhares, sem cheiros, sem presenças reais. Neste último ano que vivemos, não mais abraços, não mais pegar na mão para ensinar a desenhar as letras, não mais um bom dia caloroso, não mais a conversa pessoal, o olho-no-olho que tanto faz falta para o processo de humanização em sala de aula. Os tempos têm sido de dificuldades, mas têm sido de superação, a despeito dos muitos problemas iniciais. E tivemos que dar conta disso tudo sem parar de fazer, sem ter tempo para aprender com calma – as coisas continuaram a correr e tivemos que correr atrás delas!Item Almanaque de formação continuada do professor - volume 3(CRV, 2022) Jesus, Sérgio Nunes deHouve um tempo em que o professor era professor de tudo. Lá atrás na História, professores como Sócrates, Platão e Aristóteles ensinavam de tudo um pouco. Estudavam tudo, sabiam de tudo, falavam de tudo. Conhecimento era conhecimento, uma construção sem fronteiras, sem delimitações, sem barreiras além da nossa própria ignorância. E o professor era a criatura que, embora mortal e humanamente limitada por sua própria condição, vagava por todos esses campos, sem medo de conhecer nem de ensinar em espaços em que cada passo era uma descoberta e em que cada palavra uma realização criativa. Então os tempos mudaram. Depois da atuação de Aristóteles por meio de sua Academia e de suas obras, o conhecimento começou a se afastar do conhecimento. Isso mesmo: eu não errei o texto. É que o conhecimento das Letras (vou usar aqui os nomes modernos das áreas para entendermos melhor a coisa) começou a fugir do da Matemática e este do da Biologia e este, por sua vez, do da Sociologia [...] e, para nossa tristeza, os conhecimentos levaram junto seus estudiosos, que começaram a formar guetos de saber em que os de outras áreas não eram bem-vindos. Criaram-se até ‘estereótipos de sabedores’ e os que sabem das coisas da Letras começaram a ser vistos como se fossem sempre ‘assim-e-assado’ e os que sabem das coisas da Matemática, ‘fritos-e-cozidos’. Deplorável que os círculos de saber, entre eles as Universidades, tenham permitido isso!Item Almanaque de formação continuada do professor - volume 4(CRV, 2023) Jesus, Sérgio Nunes deEscrevo esta Apresentação ao quarto volume do Almanaque de Formação Continuada do Professor, em abril de 2023. O Brasil ainda está chocado com o assassinato de crianças em uma creche em Blumenau. Quatro crianças foram friamente assassinadas a machadadas e outras foram gravemente feridas. A motivação do crime permanece sem muito esclarecimento, mas muitas reportagens falam de “exibicionismo terrorista”. A esse sacrilégio, seguiram-se outros casos menores – mas não menos estarrecedores – de alunos esfaqueando colegas e professores. Há três dias, em uma escola pública próxima de minha casa (a cerca de 4 quadras), uma adolescente de 13 anos foi presa portando uma faca dentro da sala de aula. A alegação dessa criança foi de que precisava se vingar dos colegas que riram dela em sala. Ainda bem que a arma branca foi localizada antes de a menina cometer uma besteira ainda maior do que ir armada para a escola.Item Almanaque de formação continuada do professor - volume 5(CRV, 2024) Jesus, Sérgio Nunes de; Damasceno, Ana Christina de Sousa; Souza, Elizângela Ataíde deQuando nos habituamos a alguma coisa, costumamos perder de vista suas características mais importantes. Ao visitar o Parque Nacional da Serra da Canastra, reconhecidamente um dos mais belos conjuntos paisagísticos do Brasil, tive a oportunidade de conversar com alguns moradores ali nascidos e ouvir deles, estarrecido, que não viam “nada demais” no local. Para eles, os paredões de pedra, os campos de altitude infindáveis e as dezenas de cachoeiras são coisas comuns, do seu dia a dia, que não despertam mais qualquer senso de exclusividade por sua beleza extrema. É um exemplo excelente para nos mostrar o que acontece com os professores em relação às escolas. Escolas são ambientes de disputa de poder. É evidente que, em um país em que se vota a partir dos dezesseis anos, toda a clientela escolar acima dessa idade é uma clientela eleitora. Ademais, todos os que estão abaixo dessa idade são influenciadores dos pais – e isto a ciência sociológica já provou há muito tempo: sim, os filhos influenciam o comportamento dos pais tanto ou mais do que os pais conseguem influenciá-los. Logo, uma escola com mil alunos, quando consideramos pais, avós, tios, cuidadores e os próprios alunos, pode representar mais de 5 mil eleitores potenciais. Cinco mil eleitores nunca passariam despercebidos em um país que elege vereadores com cinquenta votos em algumas cidades.Item Análise do discurso afinidades epistêmicas franco-brasileiras(CRV, 2016) Jesus, Sérgio Nunes de; Machado, Ida Lúcia; Santos, João Bosco Cabral dosEscolhemos os dois últimos parágrafos do livro Rouge Brésil (Vermelho Brasil), de Jean-Christophe Rufin para começar o Prefácio de um livro centrado em Estudos Linguísticos, o que pode parecer bizarro para mais de um leitor... Tentemos, pois, explicar porque elegemos Rufin como a voz que abre nossa coletânea. Mas, não poderemos fazer isso sem ainda mesclar mais um pouco esses dois pontos – o literário e o linguístico – aparentemente estranhos um ao outro.Item Análise do discurso afinidades epistêmicas franco-brasileiras (tomo II)(CRV, 2018) Jesus, Sérgio Nunes de; Machado, Ida LúciaAs trocas teóricas entre a França e o Brasil, no domínio da análise do discurso, já vêm de muitos anos atrás. A princípio, levadas a cabo apenas por alguns pesquisadores, tais trocas acabaram por se estender a vários outros, de diversas Instituições e Universidades brasileiras. Apesar da grande distância geográfica que, por vezes, separa tais pesquisadores, alguns deles se encontram e simpatizam um dia ou outro e decidem trabalhar juntos em pesquisas similares ou dissonantes. Foi esse o caso de dois pesquisadores que assinam esta Apresentação e que organizaram a coletânea. Após ter lançado, em 2016, o Tomo I de Análise do Discurso: afinidades epistêmicas Franco-Brasileiras, voltamos agora, quase dois anos depois, a unir nossos esforços (e o de nossos autores-colaboradores-pesquisadores do discurso) para o Tomo II sobre o mesmo tema. Aliás, agradecemos aos que aceitaram participar de mais uma aventura analítico-discursiva, atendendo aos nossos convites. Como o primeiro Tomo, este também foi feito sem angústias nem concorrências cansativas, mas, com afeto. Daí a liberdade de escolhas teóricas que os leitores verão nos capítulos que o compõem. Como analistas do/de discurso, esperamos ter conseguido, no Tomo II, como no que o precedeu, ter respeitado/acolhido com carinho nossos autores de língua portuguesa (do Brasil e de Portugal) e francesa.