Impactos na variabilidade espacial da densidade e porosidade do solo em função da transformação de floresta em pastagem no Vale do Jamari, Rondônia

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2022
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Com a substituição das áreas de florestas por culturas agrícolas ou pastagens ocorrem alterações nos atributos dos solos, como aumento da densidade do solo, desagregação e perda de matéria orgânica. O presente trabalho teve como objetivo avaliar os impactos ocorridos na variabilidade espacial dos atributos de densidade do solo, porosidade total, macro e microporosidade em área que sofreu alteração de floresta em pastagem no vale do Jamari, RO. O experimento foi realizado em solos sob ambiente natural e alterado, encontrados na Amazônia Ocidental, Vale do Jamari, Estado de Rondônia. As áreas estão localizadas na porção centro – norte do estado de Rondônia, no município de Ariquemes Foi estabelecida uma malha amostral em cada sistema de uso do solo. As dimensões de cada malha foram de 50 x 100 m, perfazendo um total de 66 pontos amostrais em cada malha. Nos pontos de cruzamento foram coletadas amostras de solo com estrutura preservada com uso de anel volumétrico na profundidade de 0,0-0,05 m, 0,05-0,10 m e 0,10-0,20 m. Foram avaliados os atributos físicos: densidade do solo, macro e microporosidade e porosidade total. As análises estatísticas foram processadas com o auxílio do programa Surfer 8.0. Para a hipótese de normalidade dos dados foi testada pelo teste de Kolmogorov-Smirnov, disponível no programa estatístico Statistica 7.0. A pastagem apresentou moderadas variações nos seus atributos físicos em relação a floresta nativa. Os valores dos atributos físicos de densidade do solo foram maiores na área da pastagem. A floresta apresentou maior homogeneidade dos dados espaciais, com maiores alcances.
Descrição
Trabalho de conclusão de curso apresentado como parte das exigências do curso Bacharel em Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Ariquemes.
Palavras-chave
Atributos do solo, Área degradada, Compactação, Física do solo
Citação
ARAUJO, Witória de Oliveira. Impactos na variabilidade espacial da densidade e porosidade do solo em função da transformação de floresta em pastagem no Vale do Jamari, Rondônia. Orientador: Ivanildo Amorim de Oliveira. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agronômica), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Ariquemes, 2022.