O software educativo GAMES Bio_EPT: Os Desafios da Síntese Proteica foi desenvolvido para tornar a revisão dos conteúdos de Síntese Proteica mais interativa e prática, especialmente para estudantes do Ensino Médio na disciplina de Biologia. Desenvolvido por Dejane Chauvin e como orientador o prof. Dr. Diego Soares Carvalho. O jogo oferece duas modalidades específicas: Campo de Proteína, um quiz de perguntas e respostas jogado em grupos, que permite a adição de novas perguntas, respostas, imagens, textos, áudios e vídeos, com o objetivo é estimular a colaboração e o aprendizado em grupo de forma dinâmica e divertida; e o Labirinto da Síntese Proteica, um jogo individual focado em exercícios práticos e simulações, sem possibilidade de edição de novas atividades. O objetivo é proporcionar uma experiência de aprendizagem personalizada e aprofundada. Os alunos podem começar a jogar seguindo as instruções fornecidas pelo professor, aproveitando ao máximo essa ferramenta para fortalecer seus conhecimentos de maneira envolvente e eficaz.