Campus Colorado do Oeste
URI Permanente desta comunidade
O Campus Colorado do Oeste, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), contribui para o desenvolvimento da região através da oferta de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores e educação profissional técnica de nível médio desde 2008. O Campus Colorado do Oeste tem perfil agrícola e atualmente oferta curso de nível técnico em Agropecuária nas modalidades integrado, superior: Bacharelado Engenharia Agronômica e Zootecnia, Licenciatura em Ciências Biológicas e Tecnológico em Gestão Ambiental, Pós-Graduação Lato Sensu: Ensino de Ciências e Biologia e Geoprocessamento Ambiental.
Navegar
Navegando Campus Colorado do Oeste por Título
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Avaliação da aprendizagem escolar: um estudo sobre as concepções e práticas docentes nas disciplinas específicas do Curso Técnico em Agropecuária do IFRO/Campus Colorado do Oeste(2016) Coelho, João Gouveia; Faria, Wendell FioriA presente dissertação apresenta o resultado de uma pesquisa realizada no Campus de Colorado do Oeste, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), tendo como objeto de análise a temática da avaliação da aprendizagem no Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio. O objetivo geral foi investigar as concepções e práticas de avaliação da aprendizagem dos professores das disciplinas específicas do Curso Técnico em Agropecuária, buscando alternativas para a melhoria da temática no contexto pesquisado. Com relação aos procedimentos metodológicos, adotou-se a abordagem qualitativa, de maneira que a entrevista semiestruturada foi o instrumento utilizado para a coleta de dados, os quais foram posteriormente transcritos e analisados segundo a técnica da Análise de Conteúdo, na categoria temática. Os sujeitos da pesquisa foram dez professores das disciplinas do núcleo profissionalizante, formados em cursos de bacharelado na área das Ciências Agrárias. Como fundamentação teórica, buscou-se dialogar com autores que abordam a avaliação da aprendizagem numa perspectiva formativa. Os principais resultados alcançados apontam para um contexto em que prevalece a avaliação com características classificatórias, com ênfase nas provas escritas, o que sugere a necessidade de formação continuada para o grupo de professores pesquisados, envolvendo a temática da avaliação, com o objetivo de contribuir para a superação das atuais práticas avaliativas.Item Características agronômicas em função do sistema de condução da haste da cultivar tomate cereja em casa de vegetação coberta por sombrite(2023) Martini, Edilaine de Marchi; Macedo, Marcos Aurélio Anequine de; Paula, Nélio Ranieli Ferreira deO tomate se destaca como uma das hortaliças mais populares no consumo humano, principalmente devido à sua notável concentração de nutrientes essenciais, e a sua capacidade de ser cultivada em todas as regiões do país. O objetivo principal desta pesquisa foi promover uma caracterização quanto a diferentes sistemas de condução de hastes no cultivo da variedade de tomate cereja cv. T3 Yoshin, em um ambiente de casa de vegetação coberta por sombrite. O experimento foi conduzido em uma propriedade produtora de tomate conhecida como Chácara Martini, parte do Lote 64, Gleba 02, localizada no município de Corumbiara (RO), Brasil, situado a uma latitude 12°59'25.4'' Sul e longitude 60°56'19.4'' Oeste e altitude média de 340 metros. Para tanto foi avaliado a produtividade dos frutos por meio de medições no sentido transversal e horizontal; verificar e quantificar o número de frutos produzidos e avaliar a influência dos diferentes sistemas de condução das hastes nos aspectos de desenvolvimento dos frutos. A área de cultivo selecionada para este experimento foi submetida a um processo inicial de capina e limpeza, garantindo um ambiente livre de detritos e ervas daninhas que pudessem prejudicar o crescimento das plantas. Em seguida, uma casa de vegetação com dimensões de 8 x 20 metros (160 m²) foi construída para abrigar o experimento. Essa estrutura foi coberta com sombrite, um material que permite o controle da intensidade da luz solar, essencial para as condições ideais de crescimento das plantas de tomate. O experimento foi conduzido durante o período compreendido entre dezembro de 2022 a abril de 2023. O delineamento estatístico adotado foi o inteiramente casualizado (DIC), com a implementação de 04 tratamentos e 05 repetições. Cada parcela de tratamento continha 04 plantas, totalizando 16 parcelas e 80 covas de plantio. De acordo com os resultados foi verificado que houve efeito significativo a nível de (1%) pelo teste de Tukey conforme a comparação das médias dos diferentes tratamentos avaliados na condução de tomate cereja, sem desbrota, e com diferentes números de hastes. No tratamento T3 YOSHIM sem desbrota foi verificado média superior quanto ao Diâmetro Transversal em relação ao sistema de condução com 1, 2 e 3 hastes. O tratamento T3 YOSHIM de tomate cereja conduzido com 01 hastes apresentou médias superiores para Produtividade de frutos, seguido pela condução com 02 hastes e 03 hastes. Quanto maior o número de frutos por planta, maior o número total de frutos e maior o número de frutos por hectares e consequentemente maior a produtividade de frutos de tomate. Da mesma maneira, o contrário também é verdadeiro, ou seja, se reduzir o número de frutos ocorrerá uma menor produtividade de tomate cereja.Item CTSA no ensino médio integrado como prática libertadora e construtura de cidadãos planetários(2023) Araújo, Áurea Sandra; Stefanuto, Vanderlei A.; Carvalho, Diego SoaresAtravés do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT), elaborou-se um estudo bibliográfico e documental sobre o enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). A pesquisa buscou destacar o nascimento da abordagem CTSA e sua convergência com a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) integrada à Educação Básica. Além de discutir a alfabetização científico-tecnológica com bases CTSA, já que a Ciência e a Tecnologia podem não só libertar o ser humano do trabalho duro, mas também, ser instrumentos ideológicos e de destruição de outros seres humanos e do Planeta. Evidenciou-se as contribuições do enfoque CTSA para a formação humana integral na EPTNM, pois o referido enfoque tem bases progressista e libertadora, por ter em sua essência a formação crítica e cidadã, formando seres de consciência planetária.