Especialização em Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Especialização em Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias por Assunto "Avaliação"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item As avaliação da aprendizagem Matemática: uma nova oportunidade para a construção do conhecimento(2019) Santos, Fabíola Silva; Freitas, Sirley LeiteA presente pesquisa tem por objetivo apresentar a conceituação da avaliação da aprendizagem Matemática e estratégias/métodos que possibilitam o exercício da avaliação como parte do processo de aprendizagem. Para tanto buscou-se primeiramente, por meio da pesquisa bibliográfica, desvincular o significado da avaliação do significado da prova objetiva e conceituar o termo avaliação da aprendizagem. Em seguida abordamos o princípio da avaliação formativa para apresentar três métodos de verificação da aprendizagem, que utilizam a escrita como estratégia avaliativa, como propostas para o trabalho docente, sendo eles: o relatório escrito, o portefólio e o mapa conceitual. Por fim apresentamos uma pesquisa informal feita com professores de Matemática, na qual buscou-se verificar opiniões em relação a importância da avaliação para o processo de aprendizagem da Matemática. Concluiu-se com o estudo que a avaliação ainda é entendida como momento em que medimos o conhecimento do aluno e que para o ensino de Matemática é importante considerarmos o processo da avaliação como uma oportunidade para a construção do conhecimento.