Tecnologia em Gestão Comercial
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Navegando Tecnologia em Gestão Comercial por Orientadores "Pinheiro, Aline Gomes Lopes"
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Item Ética na gestão comercial para potencializar o desempenho empresarial(2024) Correia, Valmira; Pinheiro, Aline Gomes LopesCom este artigo pretende-se consolidar as informações resultantes da pesquisa sobre os benefícios da conduta ética na vida do profissional de um comercio. Sendo que o objetivo da presente pesquisa foi, com bases em pesquisa bibliográfica evidenciar a importância da melhoria na conduta dos profissionais através de conceitos e reflexões que podem auxiliar no desenvolvimento de seu comportamento com sociedade envolvida neste meio. Por meio de levantamento da percepção dos funcionários quanto ao fator ético e comunicação no relacionamento interpessoal, ambiente e condições de trabalho, imagem da empresa no sentido de realização e qualidade de vida. Tratou-se de um estudo de caso que constituiu na investigação por meio de amostragem aleatória simples de uma empresa observando uma ação ética que representa a essência de intenções refletidas e corretas para o profissional viver e atuar no mundo do comercio. Através de uma pesquisa exploratória e descritiva, baseou-se em entrevista e observação para entender como a Ética pode tornar processos produtivos trazer melhorias com mais eficiências e criar modelos de negócios com mais qualidades, permitindo que a empresa se destaque no mercado competitivo atual. Uma gestão comercial bem entrelaçada respeitando as suas limitações e tendo boas éticas são métodos essenciais para manter o crescimento do negócio e superar os concorrentes, pois as decisões empresariais podem ter efeitos positivos ou negativos. A descrição das informações compiladas a partir da pesquisa de campo realizada recebeu uma análise fundamentada na abordagem qualitativa.Item Markenting digital uma abordagem científica para o sucesso empresarial na era digital(2024) Oliveira, Jubiane Santos; Vasconcelos, Maria Nádya Santos de Souza; Pinheiro, Aline Gomes LopesO presente artigo tem como objetivo geral analisar a importância das ferramentas do marketing digital como diferencial competitivo para as organizações. Teve como objetivos específicos: apresentar a evolução histórica e conceitos de marketing; destacar o composto do mix de marketing; identificar as estratégias de marketing digital mais eficazes na era da informação. Apesar da grande importância, o tema ainda é pouco explorado no campo da Administração. Trata-se de uma revisão de literatura. A busca foi realizada online por meio de artigos indexados nas bases de dados eletrônicas SCIELO e Google acadêmico. Para o levantamento, utilizaram-se os seguintes termos de busca: empresas, competitividade, marketing digital. Em relação ao conteúdo desenvolvido, pode-se concluir que os objetivos e a problemática dessa pesquisa foram atingidos com êxito, já que na revisão bibliográfica realizada pode-se observar que as ferramentas de marketing digital desempenham um papel crucial no fortalecimento das organizações. As análises demonstraram que essas ferramentas não apenas aumentam a visibilidade e o alcance das marcas, mas também promovem um relacionamento mais próximo e engajado com os consumidores. Além disso, ficou evidente que a personalização das estratégias, baseada em dados concretos, resulta em campanhas mais eficazes e direcionadasItem Marketing digital para uma pequena empresa do ramo alimentício na cidade de Cacoal(Revista ft, 2024) Bonato, Dalva Fernandes; Oliveira, Paulo Andrade de; Pinheiro, Aline Gomes LopesA internet, como forma de comunicação rápida e direta, conecta pessoas e empresas globalmente, facilitando a troca de informações e a realização de transações. A internet proporciona uma maneira e capaz de obter e disseminar informações. As ferramentas do marketing digital, ao serem aplicadas no comércio eletrônico, oferecem aos consumidores acesso a uma ampla gama de produtos e serviços, aumentando a conveniência e a e ciência das transações. Os meios virtuais são ferramentas de apoio que ajudam os consumidores nas decisões de compra, fornecendo informações essenciais para o processo de escolha. Assim, a internet não apenas diminui distâncias, mas também desenvolve diversos canais de comercialização, facilitando a vida dos consumidores e impulsionando o comércio digital. Este estudo, portanto, destaca a importância do marketing digital para pequenas empresas no cenário competitivo atual, demonstrando como a internet pode ser uma aliada poderosa na busca por crescimento e relevância no mercado.Item Método Kaizen e sua aplicação em uma oficina mecânica(2024) Flor, Josiane Camila de Souza; Pereira, Rosivane Oliveira; Pinheiro, Aline Gomes LopesA Oficina do Luiz, fundada em 2005, é uma empresa de mecânica de maquinários agrícolas em Rondônia, com a missão de garantir a excelência na reparação e ser referência no Cone Sul do estado. Seus valores centrais incluem a satisfação do cliente, o respeito ao produtor rural e a melhoria contínua. Com o objetivo de averiguar melhorias na empresa, foi proposta a implementação do método Kaizen para reduzir desperdícios e fortalecer a unidade da equipe, abrangendo a organização de materiais para evitar desperdícios, instalação de armários individuais para manter a organização, e realização de trabalhos em equipe para aumentar a segurança e produtividade. Recomenda-se que o proprietário ouça as sugestões dos funcionários para melhorias contínuas, visando aumentar a satisfação da equipe, melhorar a organização do espaço de trabalho, garantir a qualidade do serviço, reduzir o tempo de espera e diminuir os riscos de acidentes. Este trabalho é significativo não só por aprofundar os conhecimentos teóricos, mas também por proporcionar uma visão prática da realidade empresarial e oferecer ideias inovadoras que podem resultar em grandes melhorias para a empresa, assegurando seu crescimento sustentável e competitivo no mercado.