Produto Educacional
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Produto Educacional por Orientadores "Batista, Josélia Fontenele"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Guia Pedagógico para a realização de um Conselho de Classe Inclusivo(2023) Santos, Wagner Tenório dos; Batista, Josélia FonteneleEste guia pedagógico é resultado de uma pesquisa realizada durante o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. A pesquisa foi aplicada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO campus Guajará-Mirim. A temática do Conselho de Classe em uma perspectiva da educação inclusiva surgiu a partir de inquietações do pesquisador acerca dos desafios em se pensar a atuação do Conselho de Classe na promoção da educação inclusiva dentro da instituição, uma vez que este espaço de debates, discussões, avaliações e reflexões, também deve servir para se pensar ações e propostas de inclusão dos alunos com algum tipo de necessidade específica. A construção desse produto educacional teve como base, inicialmente, a pesquisa bibliográfica e documental, referencial fundamental para descrever os elementos constitutivos e conceituais deste espaço pedagógico. Em seguida, foi realizada uma pesquisa de campo, objetivando delinear o problema central da pesquisa, bem como propor reflexões e sugestões de como construir um Conselho de Classe que pense e crie ações na promoção da educação inclusiva dentro da instituição. Por fim, as propostas apresentadas nesse material objetivam contribuir para a efetivação do Conselho de Classe dentro da instituição e promover a conscientização sobre a importância desse instrumento para a promoção do ensino-aprendizagem e para a promoção da educação inclusiva.Item Sequência didática sobre resíduos sólidos elétricos: formação técnica e ética em prol da justiça ambiental(2024) Almeida, Ozanir Silva de; Batista, Josélia FonteneleA Educação Profissional e Tecnológica (EPT) tem como um dos seus objetivos a integração do ensino técnico profissionalizante ao ensino médio propedêutico, realizando a práxis enquanto busca eliminar a dualidade do processo de educação, ou seja, aspira uma formação integral dos sujeitos. As Sequências didáticas (SD) são instrumentos pedagógicos que têm a finalidade de organizar as atividades de ensino, objetivando aprimorar o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos estabelecidos nas ementas. Desse modo, a SD aqui apresentada foi desenvolvida para ser adotada no IFRO, Campus Porto Velho Calama, especificamente nos cursos integrados ao médio, abordando conteúdos sobre resíduos sólidos elétricos, a fim de promover a justiça ambiental, que se refere à necessidade de diminuir desigualdades sociais e econômicas ligadas ao contexto ambiental. Além do fomento da formação técnica baseada em princípios éticos, procurando contribuir com uma sociedade mais igualitária, buscou-se apresentar uma proposta com abordagem metodológica que mostrasse ao estudante a importância e aplicação dos procedimentos científicos, iniciando pelo conhecimento prévio do aluno, adquirido na sua realidade local. O desenvolvimento da sequência didática ocorre em três encontros. No primeiro encontro, problematizamos, então, a temática acerca da gestão de resíduos sólidos elétricos. Isso se deu a partir de debates e discussões sobre o tema. No segundo encontro, assistimos juntos a um vídeo disponível no YouTube, intitulado "Legislação Ambiental: O que é e como ela impacta o meio ambiente?". Após finalizá-lo, as discussões tomaram rumo facilmente, porque muitos questionamentos sobre o assunto ficaram em ênfase. Por fim, no terceiro encontro ocorreu a aplicação dos conteúdos discutidos anteriormente. Mais precisamente, organizaram um podcast, com o propósito de demonstrar a incorporação de novas atitudes dos alunos frente ao tema. Diante disso, deve-se levar em consideração o desejo social por mais oportunidades, por mais saúde e por um meio ambiente mais sustentável para todos.