Licenciatura em Química
URI Permanente para esta coleção
Documentos publicados pelo curso de Licenciatura em Química.
Navegar
Navegando Licenciatura em Química por Orientadores "Souza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo de"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A história da maquiagem e das pinturas corporais no ensino da química(2024) Simione, Livia Izabella Novais Silva; Souza, Albanita Buarque de; Souza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo de; Cunha, Elise Marques Freire; Macedo, Joci Neuby Alves; Souza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo de; Macedo, Joci Neuby AlvesO aprendizado ativo e a interdisciplinaridade constituem-se novo paradigma na educação de qualidade, colaborativa e motivadora, que auxilia no processo de ensino/aprendizagem das disciplinas escolares, em um contexto onde as escolas precisam se adaptar à era da tecnologia. Nesta perspectiva, o relato apresenta as ações desenvolvidas durante o desenvolvimento do projeto de ensino interdisciplinar “A história da maquiagem e das pinturas corporais” realizado em 2023, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) por uma acadêmica do curso de Licenciatura em Química. O projeto teve como objetivo analisar como a aplicação de metodologias ativas, contribuiu para a aprendizagem da Química. Foi feita uma revisão de literatura, desenvolvidos e apresentados vídeos aos alunos participantes abordando a temática trabalhada. Os resultados mostraram que o projeto contribuiu efetivamente para a aprendizagem em Química, História e para a Língua Portuguesa, principalmente no âmbito da leitura, interpretação e produção textual. Portanto, conclui-se que o projeto desenvolvido alcançou seus objetivos quanto à comprovação de que o uso de metodologia ativa e a interdisciplinaridade contribuem para a melhoria do processo de aprendizagem dos discentes, além de oportunizar aos futuros professores a experiência do contato com novas metodologias de ensino afim de que estes possam aplicá-las durante o exercício do magistério.Item Jogo pedagógico para alunos com deficiência visual: facilitando o ensino de nomenclatura de compostos orgânicos(Revista Observatorio De La Economia Latinoamericana, 2024) Mazarim, Karolayne Siqueira; Silva, Thalia Rhaney Oliveira; Souza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo de; Viana, Ana Barbosa; Riquiere, Taynara Bonfim; Pereira, Luciana Cristina; Souza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo deA educação inclusiva contempla estudantes que apresentam necessidades educacionais específicas, assegurando o acesso e permanência na escola, e principalmente oportunizando a igualdade, equidade e qualidade de ensino. Diante disso, é de suma importância o preparo dos futuros professores desde o período de sua formação inicial, a fim de que estes adquiram habilidades para atuarem, sobretudo, junto aos estudantes público-alvo da Educação Especial. O presente artigo descreve a confecção de um jogo pedagógico sobre o conteúdo nomenclatura de compostos orgânicos adaptado para alunos com deficiência visual/cegueira e normovisuais, aplicado junto a um grupo de acadêmicos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Rondônia durante a execução prática de um plano de aula da disciplina de Didática. O estudo sobre a temática e a aplicação do jogo pedagógico proporcionou o entendimento do conteúdo, contribuindo para a formação dos acadêmicos, evidenciando a importância de propor metodologias alternativas.Item Mãos que apoiam: uma proposta de formação em libras para alunos do IFRO - campus Ji-Paraná(REVISTA OBSERVATORIO DE LA ECONOMIA LATINOAMERICANA, 2023) Rodrigues, Clarillys Damacena; Souza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo deO processo de inclusão dos alunos surdos nas classes regulares de ensino e a sua interação no ambiente escolar demanda que as instituições efetivem ações para que esse processo ocorra de modo significativo, oportunizando aos alunos surdos e ouvintes uma maior compreensão e interação sobre o uso da Libras no contexto escolar. Diante da necessidade da ampliação da temática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO/campus Ji-Paraná, o projeto integrador “Mãos que apoiam: uma proposta de formação em LIBRAS para alunos do IFRO Campus Ji-Paraná” teve como objetivo fornecer aos aprendizes de LIBRAS subsídios teóricos e práticos para o exercício da comunicação com as pessoas surdas contribuindo para a divulgação da Libras no campus e na sociedade. Como metodologia, adotamos a oferta de ciclos formativos em Libras destinados aos alunos do ensino técnico e superior, com aulas presenciais e a distância com o apoio do Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA, consolidando as etapas de ensino e pesquisa. Já a extensão ocorreu por meio da realização da Live aberta ao público externo. Ao fim do projeto os estudantes puderam conhecer e praticar a Libras permitindo um maior entrosamento coma comunidade surda presente no Campus.