Licenciatura em Física
URI Permanente para esta coleção
Trabalhos apresentados e aprovados.
Navegar
Navegando Licenciatura em Física por Orientadores "Pacheco, Hualan Patrício"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Efeito fotoelétrico no ensino médio: uma simulação em realidade virtual(2021) Chaves, João Lucas Aguiar; Pacheco, Hualan PatrícioEste trabalho apresenta uma simulação em realidade virtual do experimento criado e utilizado por Phillip Lenard na condução dos seus estudos acerca do efeito fotoelétrico. Para criar a simulação, foram utilizados os softwares Blender 3D, uma ferramenta de modelagem, e Unity, uma ferramenta de construção de jogos e simulações. Inicialmente, buscamos apresentar o porquê e a relevância da inserção da Física Moderna no contexto do Ensino Médio. Em segundo momento, os aspectos físicos inclusos no algoritmo da simulação são apresentados, assim como o cenário e suas funcionalidades. Nos resultados é apresentado um vídeo demonstrativo da simulação, onde é possível observar o seu comportamento e suas características.Item A ordem do sistema solar em escala: uma proposta pedagógica durante o ensino básico(2022) Santos, Clinge Paulo dos; Pacheco, Hualan PatrícioEste trabalho teve como finalidade desenvolver e aplicar uma proposta pedagógica aos alunos dos terceiros anos A e B do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Estudo e Trabalho, em Porto Velho - para o ensino-aprendizagem da Ordem do Sistema Solar, para investigar como os alunos percebem as relações entre as distâncias dos planetas ao Sol e as dimensões do Sol e de cada planeta. Considerando essa característica, por sua vez aos conteúdos de Astronomia, desenvolveu-se uma proposta pedagógica em que se buscou facilitar a apropriação do conhecimento das grandes distâncias e tamanhos existentes no Sistema Solar através da projeção de tais distâncias em um espaço bem conhecido pelos alunos: um mural de 4.5 metros e meio. A proposta pedagógica e de reflexões foi desenvolvida tendo em vista que a formação dos alunos se faz necessário à contextualização desses conteúdos nos PCN‟s, bem como apontamentos de como esses conteúdos são apresentados nos livros didáticos das séries finais do ensino fundamental.Item Proposta de material didático raios notáveis táteis para o ensino de formações de imagens em espelhos para alunos com deficiência visual(2021) Gomes, Tifany Mickaely da Rosa; Corrêa, Márcia de Fátima Barbosa; Pacheco, Hualan PatrícioDiante do cenário atual do ensino de física, é difícil encontrar materiais adaptados para educandos com deficiência visual, sendo assim, surge a necessidade de pensar em materiais didáticos que atendam às necessidades específicas desse público. Diante disso, este estudo objetivou produzir um material didático analisando sua possibilidade quanto auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de formação de imagens em espelhos esféricos para alunos com deficiência visual. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva, sendo dividida em duas etapas. Na primeira etapa realizou-se levantamento de bibliografia sobre os critérios necessários para a criação deste tipo de recurso didático e na segunda etapa, realizou-se a montagem do material. Como resultados destaca-se que o material atendeu quatro dos cinco critérios estabelecidos na literatura, não estando de acordo apenas com o critério de resistência, visto que a base do mesmo era de isopor, um material de baixo custo, porém com baixa vida útil. Considerando a complexidade do conteúdo de física e consequentemente o seu ensino para educandos com deficiência visual, entende-se que o material didático produzido pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo, raios notáveis em espelhos esféricos, além de sua utilização ser flexível pois, pode ser adequado a outros conteúdos ou seja, pode ser adaptado a diferentes necessidades de ensino-aprendizagem tanto de docentes, quanto dos discentesItem Quais conceitos e aplicações da física podem atuar para que um avião voe(2021) Fraga, Sérgio Luiz Marques; Pacheco, Hualan PatrícioA aviação sempre nos trouxe muita paixão e nos perguntamos como é possível um aparelho com mais de 100 toneladas conseguir voar. A explicação veio através da Física pelas Leis de Newton e o princípio de Bernoulli. Assim, este trabalho teve como objetivo analisar os conceitos da Física aplicados na aviação e sua utilização para manter o avião no ar. A pesquisa é de cunho teórico, sendo empregada a pesquisa bibliográfica, buscando através dos dados informações, contradições e respostas. O resultado encontrado foi a contradição do voo ter como causa o Princípio dos tempos de trânsitos iguais e concluindo que Newton e Bernoulli não individualmente, mas que ambos se complementam para que esse fenômeno aconteça. Na realização da pesquisa foi possível verificar que a explicação das forças atuantes no voo passam tanto por Newton como por Bernoulli, além de destacar a importância do efeito coanda para a aviação.