Licenciatura em Física
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Navegando Licenciatura em Física por Orientadores "Gomes, Sandra Monteiro"
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Item A democratização do conhecimento científico em física através de plataformas virtuais(2020) Lágua, Bruna Brilhante da; Gomes, Sandra MonteiroA pesquisa buscou responder à problemática “como o uso das plataformas virtuais afetou o trabalho do docente e o desenvolvimento do discente, no contexto da pandemia da covid-19? Até que ponto houve uma real democratização do conhecimento a partir das ferramentas virtuais disponíveis para o processo que envolve o ensino e a aprendizagem, nesse contexto, se muitos não possuem acesso à internet? ” O artigo busca fomentar discussões e reflexões acerca da democratização do conhecimento científico em física através de plataformas virtuais, considerando o novo cenário vivenciado por conta da covid-19. Para este estudo, adotou-se a pesquisa qualitativa como opção metodológica e utilizou-se da pesquisa bibliográfica para produzir as discussões. Como resultado, constatou-se que existe um claro direcionamento para que essas plataformas auxiliem positivamente tanto aos alunos quanto aos professores para participarem o processo de construção do conhecimento dentro da sociedade da informação, podendo ser utilizadas de forma assertiva dentro de sala de aula desde que haja uma formação adequada do corpo docente. Contudo, dentre alguns limitadores revelados pelos pesquisadores, tem-se a deficiência de acesso as TICs pela população mais pobre, comprometendo, portanto, o papel da escola como facilitadora e principalmente, o processo da democratização do conhecimento.Item Dificuldade de aprendizagem em física na educação básica: desafios e possibilidades(Latin American Journal of Science Education, 2020) Pacheco, Douglas da Conceição; Gomes, Sandra MonteiroEste artigo objetivou apresentar a culminância de um projeto de pesquisa em que buscou-se por meio de um blog educativo, minimizar as dificuldades de aprendizagens dos estudantes pertencentes a uma escola da rede pública estadual de ensino do município de Porto Velho Rondônia-Brasil, na disciplina de física. O estudo possui uma abordagem qualitativa e através da pesquisa de campo foi possível levantar as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes e propor ações interventivas com vistas a superar as dificuldades detectadas. A originalidade da pesquisa perpassa pelo fato de utilizarmos uma ferramenta tecnológica apreciada pela maioria dos jovens e adolescentes brasileiros, para possibilitar-lhes um olhar diferenciado para a disciplina de física. O interesse nesse estudo deu-se pelo fato de percebemos a física no ambiente escolar, muito matematizada e distante do contexto do estudante e ainda, um número expressivo de estudantes com dificuldades de aprendizagem. É um estudo de grande importância e relevância acadêmica, pois, com este estudo, intentamos mobilizar acadêmicos da licenciatura em física e professores da Educação Básica a buscar diferentes estratégias para se trabalhar a disciplina de física afim de beneficiar os estudantes com dificuldades de aprendizagem. O estudo contou com a colaboração de autores como: Oliveira (2008), Corrêa, Santos e Gomes (2016), Fernandes (2016), Geraldo (2017), Penha (2018), entre outros.Item Dificuldades que envolvem o ensino e a aprendizagem da física no ensino médio(2021) Silva, Ana Caroline Soriano da; Gomes, Sandra MonteiroO estudo teve como objetivo compreender as principais dificuldades e problemas enfrentados por alunos e professores nos processos que envolvem o aprender e o ensinar a Física na Educação Básica, e verificar o porquê de tanta dificuldade e desinteresse por parte dos alunos na disciplina de Física. Nessa perspectiva, partimos da seguinte problematização: quais as principais dificuldades e problemas enfrentados por alunos e professores nos processos de ensino e aprendizagem da Física? Por que há tanta dificuldade e desinteresse por parte dos alunos nesta disciplina? Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se o estudo bibliográfico a partir de uma abordagem qualitativa e, como resultado, a partir dos autores que subsidiaram a pesquisa, verificou-se que há uma sobrecarga de trabalho e grandes exigências à profissão docente; a Física possui uma extensa matriz curricular e pouco tempo para o ensino e aprendizagem dos conteúdos; há nas escolas professores sem a formação específica; existe uma formação de professores deficitária; a Física é ensinada de forma mecanizada e descontextualizada. Portanto, além de repensar as metodologias e estratégias de ensino, é necessário ainda, repensar os cursos de formação de professores, especialmente os de exatas, para que reflitam suas fraquezas e busquem alternativas capazes de contribuir significativamente com a aprendizagem dos estudantes da Educação Básica.Item Guincho mecânico para o estudo da força peso: uma possibilidade para o ensino de física(2025) Oliveira, Pedro Henrique Campos de; Gomes, Sandra MonteiroPara ampliar a compreensão dos estudantes sobre o conceito de força peso, este artigo explora a aplicação de um guincho mecânico controlado por Arduino como ferramenta didática para o ensino de física no Ensino Médio, tendo em vista que o objetivo do estudo foi compreender o impacto da inclusão da tecnologia na aprendizagem dos estudantes, ao explorar a aplicação de um guincho mecânico controlado por Arduino como ferramenta didática para o ensino de Física. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e utilizou-se a observação participante e um semiaberto para a pesquisa de opinião, a fim de compreender o desenvolvimento dos estudantes ao utilizar as distintas metodologias. O percurso metodológico incluiu a preparação de materiais didáticos, a aplicação do experimento em sala de aula e a compreensão do impacto no aprendizado dos estudantes. Além disso, foram propostas recomendações para o aprimoramento do recurso educacional. Os resultados indicam que a inclusão da tecnologia promoveu maior engajamento dos estudantes, criando um ambiente de aprendizado colaborativo, em que compartilharam conhecimentos e trabalharam em equipe para compreender os conceitos abordados. Conclui-se que o protótipo do guincho mecânico é eficaz no auxílio ao ensino de física, mas ainda requer alguns aprimoramentos para abarcar mais conceitos e melhorar a sua aplicabilidade em diferentes contextos educacionais.Item Projeto Político Pedagógico: entre a teoria e a prática(2021) Rubim, Yago de Souza; Gomes, Sandra MonteiroEste artigo tem o objetivo de apresentar os resultados obtidos em uma pesquisa em que optou-se por analisar o Projeto Político Pedagógico de uma escola pública de um município do estado de Rondônia e verificar, se o documento construído representa a identidade da escola, se atende as necessidades da comunidade interna e externa especialmente, no tocante aos processos de ensino e aprendizagem da disciplina de física. A originalidade do estudo dar-se ao fato de não haver estudos envolvendo escolas do referido município com ênfase no projeto político pedagógico. A pesquisa, possui uma abordagem qualitativa (Chizzotti, 2001); (Minayo, 2009), e adotou-se a pesquisa de campo e a análise documental para o desenvolvimento metodológico do estudo (Gonçalves, 2001); (Andrade, 1999). Os conteúdos abordados durante a discussão teórica foram, planejamento e projeto político pedagógico. O interesse em desenvolver pesquisa nessa perspectiva, fundamenta-se pelo fato de estarmos num curso de licenciatura e sempre que possível, buscamos aproximar através da pesquisa, teoria e prática. O estudo possui relevância e importância significativa, especialmente no meio acadêmico, considerando que contribui para discussões e reflexões acerca da temática em questão. Autores como Libâneo (2006), (Luckesi, 2011), Gadotti e Romão (1997), Vasconcellos (2002), Veiga (2013), Lück (2006) entre outros, nos auxiliaram nas discussões e reflexões acerca da problemática do estudo.