Tecnologia em Gestão Pública (EaD)
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Navegando Tecnologia em Gestão Pública (EaD) por Orientadores "Lima, Juocerlee Tavares Guadalupe Pereira de"
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Item Gestão pública de saneamento básico e seus impactos na saúde da população: uma revisão bibliográfica(Revista ft, 2023) Castro, Thais Santos; Lima, Juocerlee Tavares Guadalupe Pereira deSaneamento é o manejo de todos os fatores do meio físico que podem exercer efeitos danosos ao ser humano, prejudicando seu bem-estar físico, mental e social. O saneamento tem grande impacto na saúde, um local não salubre afeta a saúde da população. No Brasil, as doenças relacionadas a aspectos de saneamento básico ainda têm grande impacto, existem deficiências que tem relação com a quantidade e qualidade no serviço de abastecimento e estes são problemas históricos no país. Desta maneira, quando se tem ações sanitárias deficitárias, o aparecimento de doenças ligadas a água e seu tratamento possuem mais frequência. Quando a ação sanitária é imprópria, doenças aparecem e o custo médico aumenta. Esse estudo conta com a abordagem qualitativa e tem como foco a realização uma revisão bibliográfica sobre o conceito de saúde ambiental; Possui os objetivos específicos de esclarecer a função da gestão pública de saneamento básico; Identificar os impactos do saneamento básico na saúde da população; O objetivo principal é verificar as condições de saneamento básico ofertados pela gestão pública e sua influência sobre a saúde da população. A falta de investimentos em saneamento básico e a má gestão dos recursos disponíveis são desafios enfrentados pela gestão pública. A falta de recursos financeiros e de capacidade técnica são obstáculos para a universalização do acesso a serviços de saneamento básico. É fundamental que os governos invistam na capacitação de profissionais e na implementação de políticas e regulamentações eficazes. É fundamental que os governos invistam e priorizem a gestão pública de saneamento básico, garantindo assim o bem-estar e a qualidade de vida de seus cidadãos.Item Gestão pública e inovação na melhoria da qualidade dos serviços públicos: revisão bibliográfica de um estudo de caso aplicado na central de atendimento da Coordenadoria Regional Venda Nova prefeitura municipal de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil(2023) Silva, Marco Antonio Rodrigues da; Lima, Juocerlee Tavares Guadalupe Pereira deUma organização pública é formada por diversas razões e interesses bem como fomentar uma localidade seja um órgão municipal, estadual ou federal, tendo em vista que é administrada para atender as necessidades da população. Para sempre manter a qualidade é preciso promover um ambiente propicio a inovação e a criatividade, ambas andam juntas e trazem grandes benefícios para a gestão pública, dadas a atual conjuntura estatal devido a grande demanda de serviços públicos e escassez de recursos, apesar de muitas vezes serem usados como sinônimos podem observar que o termo inovação tem sido mais utilizado em nível de organização, e criatividade, para indivíduos e grupos de indivíduos. Então para que inovação e qualidade andem sintonia, é necessário alinhamento dos interesses do órgão em criar meios, situações e ações que gerem ambiente harmonizado, porém crítico que sempre busca estar se aperfeiçoando. Para que um serviço tenha qualidade, ele deve ser realizado da maneira como foi planejado e desempenhar as funções ou atividades previstas, atingindo os objetivos propostos. A criatividade e a inovação na gestão pública apresentam-se como ferramentas de grande relevância, uma vez que contribuem para a melhoria de todos os aspectos que envolvem as organizações públicas. O objetivo maior da inovação no serviço público é de aperfeiçoar os recursos disponíveis, por meio de formas inovadoras de gestão e organização, promovendo mais benefícios à sociedade. Com intuito de mostrar como a gestão pública pode inovar e melhorar a qualidade no seu atendimento. A escolha por este tema visa um aprofundamento na discussão dos desafios que gestão pública enfrenta para melhora qualidade bem como gerar inovação.Item Marketing no serviço público: um estudo aplicado na região da Zona da Mata no estado de Rondônia(2024) Abreu, Carla Daniele Soares de; Lima, Juocerlee Tavares Guadalupe Pereira dePrimando pelo bem-estar público e o desenvolvimento da sociedade, tem-se uma proposta referente ao marketing no serviço público: se está sendo empregado da forma adequada perante o planejamento dos governos municipais. Utilizando-o para uma gestão eficiente e transparente, passível de tornar-se conhecida por todos os cidadãos. E para uma prestação de serviço mais eficiente. Algumas estratégias podem ser utilizadas, a exemplo do marketing público, que tem se mostrado uma ferramenta constituída por um conjunto de técnicas imperiosas para auxiliar os gestores públicos a desenvolver uma administração eficaz. O presente trabalho examina se o marketing no serviço público está sendo empregado da forma adequada nos municípios da Região da Zona da Mata, em Rondônia. A metodologia adotada para a realização deste trabalho foi de revisão bibliográfica, exploratório e descritivo juntamente com o método de Análise de conteúdo, adequando a pesquisa Quali-Quantitativo, que será usada para este estudo, em que a imersão do pesquisador junto ao contexto pesquisado é importante para a aferição dos sítios eletrônicos das prefeituras da Região da zona da Mata, embasada em livros, artigos, entre outros. Visando trazer subsídios para a realização deste. Conclui-se que a destinação dos recursos arrecadados pela administração pública, e os benefícios que a sociedade está recebendo pode e deve ser levado ao conhecimento da sociedade através do marketing no serviço público.Item O impacto das tecnologias de informação e telecomunicação no setor público brasileiro: uma revisão bibliográfica(Revista ft, 2023) Faria, Osvaldo Pacheco de; Santos, Lucicléia Soares dos; Lima, Juocerlee Tavares Guadalupe Pereira deA presente revisão bibliográfica aborda o tema do impacto das tecnologias no setor público brasileiro. O objetivo deste estudo foi analisar o impacto das tecnologias sobre as atividades e os processos no setor público do Brasil. Quanto à natureza, trata-se de um estudo bibliográfico e documental e quanto aos objetivos trata-se de um estudo exploratório e descritivo, que seguiu uma abordagem. Os resultados revelam que as tecnologias têm desempenhado um papel significativo na transformação do setor público brasileiro, impactando áreas como a prestação de serviços públicos, a administração interna, a transparência e a participação cidadã. Além disso, foi observado que as tecnologias têm potencial para melhorar a eficiência, a eficácia e a qualidade dos serviços públicos, bem como para promover a inovação e a modernização do setor. No entanto, também foram identificados desafios e obstáculos, como a falta de infraestrutura adequada, a resistência à mudança e a necessidade de capacitação dos servidores públicos. Portanto, este estudo ressalta a importância de investimentos contínuos em tecnologia e de políticas públicas que promovam a adoção e o uso efetivo das tecnologias no setor público brasileiro, visando alcançar uma maior eficiência, transparência e participação dos cidadãos.Item Pregão Eletrônico: análise dos benefícios e desafios na Gestão Pública Municipal(2024) Quinaia, Bruna; Silva, Kamila Alves de Meira; Lima, Juocerlee Tavares Guadalupe Pereira deA Constituição Federal de 1988 é um elemento norteador para balizar as ações administrativas nas esferas municipais, estaduais, federal e no Distrito Federal. No que diz respeito às aquisições públicas de bens e serviços, é enfática ao afirmar que tais ações devem ser balizadas por um instrumento específico denominado licitação. Na busca pela transparência nos atos da administração pública, de tal modo a modalidade de licitação chamada pregão, mira à transparência, agilidade e eficiência do procedimento de compra entre órgãos públicos e fornecedores sendo significativo o conhecimento em relação aos seus preceitos gerais, leis e regulamentos. Este estudo analisar o impacto do pregão eletrônico nas contratações públicas, avaliando sua contribuição para a eficiência, transparência e agilidade em comparação aos meios tradicionais de licitação. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, a partir de uma análise de pesquisa qualitativa. Utilizou-se como fonte de pesquisa, artigos científicos e livros recentes, bem como das legislações existentes correlatas ao assunto. O resultado do estudo aponta que o pregão eletrônico, impulsionado pela Lei nº 14.133/21, trouxe benefícios para a administração pública, como maior eficiência, transparência e competitividade. Entretanto, desafios como à conectividade, à capacitação dos servidores e à logística de fornecedores distantes, também são destacados.Item Tecnologia e gestão pública: impactos da inserção do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) como ferramenta administrativa em uma escola pública(RevistaFT, 2024) Nascimento, Daiane Nunes; Lima, Juocerlee Tavares Guadalupe Pereira deEste artigo refere-se a uma análise dos impactos da inserção do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), um sistema de gestão eletrônica de documentos, como ferramenta administrativa em uma escola estadual localizada no município de Cujubim/RO. Com base nos conhecimentos adquiridos durante o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, abordaremos as mudanças ocorridas na tramitação de documentos administrativos, bem como as alterações organizacionais provocadas pela inserção deste na unidade em estudo. Apresentaremos aqui a importância da tecnologia para a Administração Pública comparando os avanços alcançados nos últimos anos e as melhorias que as inovações tecnológicas podem proporcionar nas organizações, entre estas, a eficiência e rapidez nos trâmites de processos administrativos evitando 1 2 ISSN 1678-0817 Qualis B2 extravios frequentes de documentos e consequentemente o atraso nas devolutivas. Em contrapartida observamos a resistência e exclusão de alguns grupos que não conseguem acompanhar o ritmo acelerado das inovações tecnológicas vivenciados nas últimas décadas. Deste modo, o objetivo principal deste artigo é apresentar, de forma sucinta, a relação administração pública, tecnologia e inovação como fator desafiador produtivo na execução de atividades administrativas do setor público, baseando- se na literatura disponibilizada nos veículos de comunicação acadêmicos, observações e opiniões/depoimentos dos agentes envolvidos, proporcionando uma breve análise e reflexão sobre importância desta temática para o administrador público da atualidade.