Licenciatura em Matemática
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Matemática por Orientadores "Barboza, Claudemir Miranda"
Agora exibindo 1 - 15 de 15
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A ansiedade no processo de ensino - aprendizagem da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental(2021) Santos, Jaqueline Hupp dos; ; Barboza, Claudemir Miranda; Abreu, Michelle AyresA matemática é considerada incompreensível e temida por muitos alunos nos diversos níveis educacionais. Mas de acordo com Carmo (2013) isso não poderia estar acontecendo, uma vez que essa disciplina faz parte da vida de cada aluno e é uma ferramenta muito útil na resolução de problemas. A matemática é uma disciplina considerada difícil pelos alunos e muitos a detestam e a temem desenvolvendo um bloqueio mental em sua aprendizagem, assim desencadeando uma ansiedade pela matemática. Nesse sentido, este trabalho apresenta, de acordo com Oliveira (2008), o conceito e sintomas da ansiedade bem, como seus efeitos na aprendizagem da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, e sua identificação dentro do contexto escolar, de forma que medidas possam ser tomadas, a fim de melhorar o desempenho da aprendizagem dos alunos (SILVA, 2011). O trabalho se fundamenta basicamente em revisão bibliográfica. Esse trabalho tem por objetivo uma reflexão e uma análise por parte dos envolvidos no processo e ensino aprendizagem na ansiedade frente ao processo de ensino aprendizagem da matemática pelos seus alunos.Item Um aplicativo para cálculo do termo geral de sequências numéricas(2021) Silva, Lidiomar Casteluber; Barboza, Claudemir MirandaO presente trabalho trata do processo de desenvolvimento, funcionalidade e utilização do aplicativo de smartphones Android, intitulado SequenceCalc. A proposta desse aplicativo é calcular uma expressão polinomial para representar o termo geral de qualquer sequência finita de números racionais, limitando-se, dentro do estabelecido, apenas pela capacidade computacional do aparelho utilizado para executá-lo. Considerando isso, o objetivo desse trabalho é apresentar o SequenceCalc, a lógica matemática envolvida em seu funcionamento e mostrar sua utilidade na resolução de problemas que necessitem da expressão do termo geral de uma sequência numérica ou que auxilie, de alguma forma, na resolução desses problemas. Além disso, constatou-se a falta de outros aplicativos de smartphone com funcionalidade equivalente, sendo esse, um dos fatores que motivaram o interesse em desenvolvê-lo. A fim de mostrar a utilidade do aplicativo, apresenta-se no trabalho a resolução de dois problemas utilizando-o. A partir dessas resoluções, verificou-se que o SequenceCalc traz benefícios para a solução de problemas que, de forma direta, envolvem o termo geral de sequências numéricas e também em outros que possam, apenas em parte, necessitar dessa expressão do termo geral, agilizando um processo que seria normalmente muito demorado se feito manualmente. Ele mostrou-se útil, inclusive, na interação com outros softwares matemáticos, a partir de suas funções de troca de variável e compartilhamento da expressão do termo geral. Apesar do aplicativo já se mostrar funcional, pretende-se, futuramente, adicionar a ele novas funcionalidades como: a identificação de tipos de sequência e de algumas sequências específicas conhecidas, a apresentação de mais de uma expressão de termo geral para dadas sequências, entre outros recursos.Item Circuitos elétricos: ligação entre equação diferencial e a Física(2024) Sakyrabiar, Aline da Silva Corrêa; Barboza, Claudemir MirandaO presente trabalho tem como objetivo principal aprofundar a compreensão das relações intrínsecas entre os cálculos das Equações Diferenciais Ordinárias (EDO) e os princípios fundamentais da física no contexto dos circuitos elétricos. Iniciando com uma análise introdutória, estão sendo detalhadamente apresentados os componentes fundamentais de um circuito elétrico, tais como resistores, indutores, capacitores, fontes de tensão, fontes de corrente e interruptores, juntamente com uma exploração minuciosa de suas características e funcionamentos específicos. A pesquisa segue com uma análise detalhada das equações diferenciais, incluindo suas classificações em relação ao tipo, à ordem e à linearidade. Esse aprofundamento teórico serve como alicerce essencial para a compreensão completa da interseção entre a Matemática e a Física no contexto dos circuitos elétricos. Para consolidar o conhecimento adquirido, são demonstradas aplicações práticas das Equações Diferenciais Ordinárias (EDO) em problemas envolvendo circuitos elétricos. Isso abrange cenários complexos, como circuitos com resistores e indutores (RL), circuitos com resistores e capacitores (RC), circuitos envolvendo capacitores e indutores (CL) e circuitos que incorporam resistores, indutores e capacitores (RLC), além de representações gráficas utilizando a plataforma geogebra. Antecipamos que este estudo contribuirá substancialmente para a compreensão da conexão entre a matemática das EDOs e os princípios físicos subjacentes aos circuitos elétricos, enriquecendo, assim, o conhecimento nas áreas de Matemática aplicada.Item Contribuições das plataformas digitais educacionais na formação inicial de uma licenciada em matemática, durante o programa PIBID(2023) Engelhardt, Luana Miranda; Barboza, Claudemir MirandaO presente artigo tem o objetivo de relatar as contribuições do uso das plataformas digitais educacionais para o processo de formação inicial, na percepção de uma acadêmica de Licenciatura em Matemática que teve contato com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. As plataformas digitais educacionais citadas neste artigo são consideradas práticas inovadoras e auxiliam no processo de ensino aprendizagem, tornando o ensino da disciplina de matemática mais dinâmico interessante. O estudo revelou que as plataformas digitais educacionais deixam as aulas mais participativas e instigantes, criando um ambiente propício para o ensino, proporcionando experiências gratificantes para alunos e professores e também fornecem recursos para aprimorar as habilidades de ensino e proporcionam um maior acesso ao conhecimento e à informação. Ao mesmo tempo, a utilização dessas plataformas também oferece aos professores e acadêmicos a oportunidade de desenvolver habilidades em relação ao uso de tecnologias educacionais e otimizar o uso das ferramentas tecnológicas para construir conhecimento e promover a aprendizagem de matemática. Por fim, a autora 1 traz um relato de experiência sobre a aplicação das plataformas digitais educacionais com alunos de escolas prestigiadas pelo PIBID.Item Educação inclusiva: uma reflexão sobre o ensino da matemática diante de alunos autistas(2022) Cruz, Renivaldo Bispo da; Barboza, Claudemir MirandaEste artigo visa conhecer a inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em sala de aula. Como resultado, foi adotada a pesquisa bibliográfica e a utilizada como referência primária a teoria dos seguintes autores: Mantoan (2003), Miranda e Galvão Filho (2012). O interesse por este tema surgiu a partir do estágio realizado pelo Programa de Residência Pedagógica(PRP), após ver como são as salas de aula no Ambiente Atendimento Especializado (AEE), o autor [l] quis conhecer mais de perto o atendimento e a inclusão de alunos autistas em sala de aula. A partir disso existe a crença de que para ter uma escola para todas as pessoas é importante mostrar que não há desigualdade, preconceito e discriminação contra as pessoas com deficiência, sem isso, acreditamos que não se pode falar de inclusão, mas apenas de matrícula de alunos com deficiência ou problemas na escola, sem atender suas necessidades e garantir seus direitos, conforme previsto na legislação brasileiraItem Equações diferenciais ordinárias: aplicações nos circuitos elétricos(2021) Barbosa, Mauro José; Barboza, Claudemir MirandaEste trabalho apresenta uma abordagem teórica das Equações Diferenciais, especialmente dos circuitos elétricos RC e RL, bem como os contextos históricos e suas aplicações. O objetivo deste estudo é estimular o entendimento dos componentes e dos circuitos elétricos, além de verificar suas características e o seu funcionamento, possibilitando um completo aprendizado na disciplina de Física e Equações Diferenciais. O trabalho foi desenvolvido no Campus Cacoal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia/IFRO e tem por finalidade promover o aprendizado dos conteúdos estudos em sala de aula. Foram utilizados na pesquisa artigos científicos, livros e computadores com acesso à internet sobre o tema.Item Geoespaço: uma forma lúdica de concretizar o ensino da geometria espacial(2020) Almeida, Vane Batista; Barboza, Claudemir MirandaO presente trabalho trata – se em propor ao 8° ano do ensino fundamental, o estudo da geometria espacial, que por sua vez, é um diversificado conteúdo sendo contemplado principalmente, na área da matemática, onde trás consigo várias formas e representações diante do cotidiano da sociedade. Com isso o intuito é de, ao levar este estudo para a sala de aula utilizar o apoio de materiais concretos para assim, conseguir cativar nos alunos o interesse pelo o que esta sendo proposto e adquirir uma compreensão além do abstrato. Desta forma, o professor ao planejar a sua aula é importante que busque obter o auxílio de ao menos um material concreto que tenha essa habilidade de satisfazer o processo de ensino e aprendizagem. Nesta análise, o material concreto aqui proposto para agregar no ensino do professor e ainda, na aprendizagem do estudante perante a instrução da geometria espacial é o material geoespaço, uma vez que, é de fácil manuseio e ampla aplicabilidade. Com base nisso é apresentada ainda, duas atividades: uma dinâmica de jogo para a fixação do conteúdo estudado e promover momentos mais divertidos e significativos. E outra atividade baseada em uma lista de exercícios onde os alunos desenvolverão o conhecimento na prática sobre o assunto abordado.Item Geometria: Teorema Egregium de Gauss.(2021) Oliveira, Thales Mendes; Barboza, Claudemir MirandaEste trabalho trata-se de uma breve introdução a teoria das superfícies fato que faz parte de um ramo da matemática muito importante que é a geometria diferencial. Abordaremos os princípios básicos relativos as superfícies de um modo geral afim de obter um grande acervo de informações que nos aproxime de responder questões do tipo, será que uma esfera pode se desdobrar em uma faixa de plano? Qual a natureza geométrica das superfícies que podem ser desdobradas uma na outra? Tudo isso servirá como ponto de discussão deste estudo.Item Jogos e matemática: metodologia de ensino aprendizagem(2020) Reis Junior, Josias Zeferino dos; Barboza, Claudemir MirandaEste trabalho tem como objetivo apresentar a experiência por meio da combinação do uso dos jogos matemáticos e do ensino de matrizes e análise combinatória. O trabalho realizou uma pesquisa bibliográfica em sites virtuais e livros sobre o assunto, mostrando o pensamento do autor em relação aos jogos matemáticos (como o ensino presencial). O interesse pelo tema vem da experiência do “Programa de Residência Pedagógica” no segundo semestre de 2018. Portanto, ele tenta determinar os prós e os contras dessa metodologia nas aulas de matemática. Para estudar os jogos como ferramenta de aprendizagem e, se valer a pena, incluí-los no plano escolar do professor. Nesta pesquisa, estabelecemos um jogo de ensino de matemática, realizamos estudos durante a implantação do Programa de Residência Pedagógica e o aplicamos em sala de aula. Trazemos nossas opiniões sobre como esse aprendizado funcionou e apresentaremos os jogos feitos.Item Jogos em ensino de matemática: abordagens em pesquisas(2021) Jesus, Julliermes Silva de; Barboza, Claudemir MirandaO presente trabalho traz uma síntese das obras publicadas nos últimos anos que versam sobre a aplicação do lúdico como facilitador do ensino e aprendizagem matemática. A pesquisa de abordagem qualitativa, teve como objetivo analisar as obras publicadas no Brasil nos últimos cinco anos e contou com uma revisão de literatura realizada no Banco de Dados da CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD1, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Foi realizado um levantamento a fim de separarmos as obras publicadas nos últimos cinco anos, de pose desse material foi realizada toda a leitura e posteriormente analisadas todas as obras, com o objetivo de identificarmos os seguimentos de estudo que estão dando mais importância ao tema, qual o quantitativo de obras publicadas e qual a relevância dada pelos autores pesquisados ao tema. A pesquisa nos possibilitou uma visão mais ampla de como o tema Lúdico no Ensino e Aprendizagem Matemática vem sendo tratado no Brasil nos últimos anos. Podemos concluir com tal estudo que apesar de serem apontados alguns desafios para a utilização do lúdico em sala de aula, a proposta dessa metodologia de ensino tem se mostrado eficiente quando falamos de facilitar o ensino e na desmistificação da matemática como uma disciplina difícil e que é para poucos.Item Livro didático: perspectiva do implemento de tecnologias(2022) Tardim, Junior de Souza; Barboza, Claudemir MirandaEsta pesquisa objetiva compreender as práticas e abordagem dos conteúdos de trigonometria em três livros didático de mesma coleção em duas diferentes décadas, observando as mudanças e implementações de novas tecnologias, destacando-se que um bom livro didático estruturado e com uma boa qualidade é essencial e de suma importância para o processo de ensino e aprendizagem. Buscamos analisar historicamente a abordagem do conteúdo de trigonometria na coleção do autor Luiz Roberto Dante, nos livros de 1990, 2010 e 2016, quanto a sua quantização, e aplicabilidade contemporânea observando as necessidades tecnológicas e inovadoras. É evidente dizer que os livros didáticos é uma ferramenta importantíssima como material escolar, percorrendo uma trajetória histórica desde a sua origem e em sua estrutura física, promovendo o papel de ferramenta de disseminação de conhecimentos, abordados pela rica e emocionante história da matemática. É notável compreender e evidenciar que esta importante ferramenta inclusa no processo de ensino e aprendizagem, recorre aos acontecimentos históricos, aproximando o professor e o aluno. Buscou-se fazer uma análise de como essa coleção abordou o conteúdo de trigonometria ao longo desse tempo e quais abordagens tecnológicas foram implementadas para o ensino do conteúdo de trigonometria. A pesquisa é baseada em pesquisas bibliográficas e aponta também a percepção dos autores em relação as abordagens aqui consideradas.Item O uso do jogo como metodologia de ensino da Matemática: uma maneira de amenizar as barreiras existentesna transiçâo do 5° para o 6° ano(2023) Gonçalves, Adriano Antônio; Barboza, Claudemir MirandaO presente artigo tem a finalidade de expor os benefícios da utilização de jogos como facilitadores na transposição de barreiras inerentes à transição escolar do 5º ano (ensino fundamental I) para o 6º ano (ensino fundamental II). Para tanto, apresentou-se breve histórico dos jogos e aprendizado, além da organização curricular do ensino da matemática do 5º e 6º ano demonstrando os níveis de aprendizado esperados, e por fim, indicou-se jogos matemático e seus possíveis benefícios para facilitar o aprendizado dos alunos utilizando como base as experiências realizadas com turmas reais, relatadas em estudos científicos. A elaboração se deu por meio de pesquisa bibliográfica em livros e periódicos com a temática dos jogos e aprendizado da matemática. Através da pesquisa foi possível depreender que há alguns pormenores relacionados a transição entre o 5º e 6º ano do ensino fundamental e no que tange ao ensino da matemática os jogos podem servir para superá-los, para gerar um contexto de ensino agradável, uma melhor convivência, bem como, contribuir com a revisão e fixação de conteúdos trabalhados anteriormente.Item Resolução de problemas: metodologia para o ensino de Matemática(2020) Fagundes, Aline Walter Reculiano; Barboza, Claudemir MirandaEste trabalho trata-se da aplicação de um projeto que foi utilizado a metodologia de resolução de problemas, defendida pelo matemático George Pólya, com o objetivo de aumentar o desempenho de interpretação de problemas matemáticos, promover a participação ativa dos alunos, estimular o raciocínio lógico, melhorar a concentração e o interesse pelas aulas vivenciadas, ressaltando a importância de relacionar os conteúdos matemáticos às atividades diárias dos alunos e proporcionar um ambiente de interação e socialização com os colegas. Assim foi implantado o Projeto de resolução de problemas-Desvendando os mistérios da matemática. Foi realizado com 5 turmas do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Cacoal. As aulas ocorreram de modo presencial e também pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem. Chegando assim à resposta da pergunta que se está tentando responder: A metodologia de resolução de problemas contribui na aprendizagem escolar? A avaliação do projeto ocorreu através de um questionário com método qualitativo, onde notou-se que os alunos foram construtores do seu próprio conhecimento, compreendendo a matemática através da metodologia de resolução de problemas.Item Teoria e prática na lei de resfriamento de Newton(2019) Pereira, Ivaneide Magali do Nascimento; Barboza, Claudemir MirandaO estudo das Equações Diferenciais é de fundamental importância nas aplicações e resoluções de problemas em diversas ciências, inclusive nas que envolvem a Lei de Resfriamento de Newton. Este trabalho apresenta uma abordagem teórica de Equações Diferenciais, em particular na Lei de Resfriamento de Newton através da relação entre teoria e prática. Essa união é de fundamental importância no ensino da matemática, pois modifica atitudes, posturas, gera críticas e reflexões na construção do conhecimento dos educandos. No texto é definido inicialmente o conceito, as características, o contexto histórico e as aplicações das Equações Diferenciais. Também ocorre a definição, a história e aplicações da Lei de Resfriamento de Newton, e posteriormente há a aplicação e análise de uma situação-problema envolvendo teoria e prática. O que se espera neste trabalho é estimular o entendimento das Equações Diferenciais, em particular da Lei de Resfriamento de Newton, com a intenção de ser simples e compreensível, a fim de demonstrar como o aprendizado pode se tornar prazeroso quando se consegue unir aplicações teóricas com situações relacionadas ao cotidiano.Item A utilização do software geogebra: em cálculos de volumes de formas não convencionais(2020) Pereira, Flávia Nobre; Barboza, Claudemir MirandaCom o avanço da tecnologia, alunos e professores buscam a inserção de novidades no ambiente escolar. Ao lidar com essa evolução, profissionais da educação encontram desafios na aplicação de tecnologias, bem como conseguir uma interação e como consequência o aprendizado. Assim esse trabalho tem como objetivo a utilização do Geogebra como forma de mostrar a aplicabilidade do Cálculo Diferencial e Integral com uso do software, além de apresentar uma possibiliade de trabalho em sala de aula mais dinâmica para determinação de volume de objetos não convecionais. A pesquisa foi realizada principalmente em bases bibliográficas e manipulação do software, bem como, a construção de um roteiro de atividade que busca demonstrar os passos dos cálculos realizados no software Geogebra, para determinar volumes de formas não convencionais. Dessa forma foi demonstrado a possibilidade da aplicação desse sotware para auxiliar um ensino mais dinâmico, apresentando a aplicabilidade de determinados conteúdos no cotiadiano do aluno.