Especialização em Ensino de Ciências e Matemática
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Especialização em Ensino de Ciências e Matemática por Orientadores "Ribeiro, Ricardo Agum"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O livro didático na escola: sua relevância para alunos e professores(2022) Lico, Maria Aparecida de Almeida; Ribeiro, Ricardo AgumEsse trabalho tem como tema O livro didático na escola: sua relevância para alunos e professores e busca contextualizar o papel do livro didático nos últimos 30 anos, atingindo períodos anteriores quando lança mão de fatores históricos. Foi possível constatar que o livro didático já desempenhou diversos papeis no âmbito da sala de aula, sempre despertando um leque de sentimentos nos professores. Por muito tempo, os livros didáticos visavam o professor, a participação do aluno não estava prevista. O aluno era o espectador da explanação do mestre. A necessidade de mudar e repensar o processo ensino-aprendizagem colocou um novo olhar sobre o livro didático que passa a ser visto como uma importante política pública no âmbito educacional e além deste, pois seus reflexos atingem fortemente a economia. O desenvolvimento de um país está diretamente associado à educação e não são poucas as possibilidades de políticas públicas nessa área. Assim, como nos demais setores, os governos criam programas e ações visando garantir o acesso à educação para os seus cidadãos. Nesse contexto, o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) criado nas primeiras décadas dos anos 1900 foi ampliado e aprimorado, incorporando novos públicos e componentes curriculares, além de outros materiais de apoio à prática educativa, como dicionários e livros didáticos em braile, libras e outros formatos acessíveis. Estudar a importância que o livro didático adquiriu nos últimos anos é relevante para compreender seu papel na sala de aula e no contexto da sociedade.