Dissertação de Mestrado
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Dissertação de Mestrado por Orientadores "Batista, Josélia Fontenele"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O Conselho de Classe numa perspectiva da Educação Inclusiva dentro do Instituto Federal de Rondônia - Campus Guajará-Mirim(2023) Santos, Wagner Tenório dos; Batista, Josélia FonteneleEsta dissertação é resultado de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT do Instituto Federal de Rondônia – IFRO. A pesquisa está inserida na linha pesquisa “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica”. A pesquisa tem como tema o Conselho de Classe numa perspectiva da educação inclusiva. Assim, foi realizado uma análise sobre o Conselho de Classe de uma turma do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Rondônia – IFRO Campus Guajará-mirim a fim de verificar os problemas e desafios quanto à abordagem da situação dos alunos com deficiência com o intuito de criar um produto educacional que traga propostas de ações que possam melhorar gestão do processo ensino-aprendizagem. O referencial teórico utilizado para dialogar com os dados obtidos na pesquisa e fundamentar as concepções e reflexões extraídas durante as análises leva em consideração autores que discutem sobre Gestão Pedagógica – CAMARGO, 1997; HORA, 2007; LÜCK, 2010, entre outros, Conselho de Classe – DALBEN, 2004; CRUZ, 2005; PARO, 1986 e Educação Inclusiva – GUSMÃO, 2011, MANTOAN, 2000; MARTÍN, 2006. Para isso, a pesquisa adotou uma abordagem metodológica qualitativa, utilizando como técnica de coleta de dados e de análise respectivamente a Pesquisa-Ação Participante e a Análise Textual Discursiva – ATD. Desse modo, com o apoio e colaboração das pessoas que participaram da pesquisa, foi possível entender as dinâmicas, desafios e problemas na realização do Conselho de Classe e em seguida a construção de um guia pedagógico, como produto educacional, para contribuir com o desenvolvimento do Conselho de Classe dentro da instituição. Conclui-se que o - Guia pedagógico para a realização de um Conselho de Classe inclusivo - apresentado e avaliado pelos participantes da pesquisa poderá contribuir para a prática do Conselho de Classe dentro da instituição, ao mesmo tempo, que contribuirá para a promoção da educação inclusiva dos alunos com deficiência e necessidades específicas dentro da instituição de ensino.Item Sustentabilidade e resíduos sólidos elétricos: uma proposta de sequência didática para a EPT – IFRO/Campus Porto Velho Calama. Orientadora: Josélia Fontenele Batista(2024) Almeida, Ozanir Silva de; Batista, Josélia FonteneleA partir da segunda fase da Revolução industrial, o mundo conheceu grandes avanços em diversos setores da cadeia de produção. O surgimento da energia elétrica e, consequentemente, da fabricação de componentes usados no setor elétrico tornaram essencial refletir sobre o descarte adequado dos resíduos elétricos pós-uso e os impactos gerados ao meio ambiente e a saúde humana. As instituições de ensino, dentre elas as que oferecem a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), possuem papel crucial para a formação de sujeitos mais empenhados com as questões ambientais, além de comprometidos com a disseminação de tais conhecimentos. Esta pesquisa teve como objetivo discutir a sustentabilidade e os resíduos sólidos elétricos no currículo dos cursos técnicos do IFRO - Campos Porto Velho Calama, e fomentar práticas educativas interdisciplinares voltadas para estudos e pesquisas sobre a destinação de resíduos elétricos, centradas no princípio educativo da EPT. A metodologia consiste em um estudo de caso e a pesquisa é exploratória, bibliográfica e de viés qualitativo. Os dados foram colhidos através de rodas de conversas junto aos discentes dos cursos técnicos de informática, química, eletrotécnica e edificações do Instituto Federal de Rondônia. Consecutivamente, os dados foram discutidos, analisados e tabulados, seguindo as proposições de análise de conteúdo de Laurence Bardin. As referidas análises deram subsídios para a elaboração do diagnóstico e do produto educacional (Sequência Didática), a fim de melhor compreender a abordagem da temática.