Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo
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Navegando Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo por Orientadores "Silva, Áurea Dayse Cosmo da"
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Item A influência dos programas habitacionais na cidade e no modo de morar: uma análise de residências financiadas em Vilhena-RO(2022) Parlotti, Lorena Gonçalves; Silva, Áurea Dayse Cosmo daA Região Norte possui os maiores indicadores de déficit habitacional no Brasil, com um percentual de 12% em 2016, e 10% em 2019. No entanto, apesar de haver uma diminuição do déficit, a con dução da política habitacional pautou-se apenas em números, negligenciando os distintos perfis fa miliares. Diante desse cenário, buscou-se compreender como as diretrizes dos programas de finan ciamento habitacional (PMCMV/PCVA) se delinearam em Vilhena-RO e de que forma a concepção projetual pode influenciar indiretamente/diretamente no modo de morar, já que a moradia interfere diretamente no bem estar e o sentimento com o local que se habita, gerando sentimentos de perten cimento onde vivencia experiências em suas memórias afetivas. A pesquisa possui natureza básica, abordagem qualitativa e caráter exploratório. Com procedimentos de revisão bibliográfica, pesquisa documental, levantamento de campo, e análise projetual, que para a mesma escolheu-se o bairro como local de estudo, o Cidade Verde III, sendo esse um dos bairros do empreendimento Cidade Verde destinado à venda de lotes majoritariamente para financiamentos habitacionais. Em estudos constatou-se que o bairro está distante de equipamentos públicos de saúde e lazer, cujo o estado tem o dever de garantir o bem estar social destas famílias. Compreende-se que vários terrenos do bairro Cidade Verde III foram desmembrados, levando a impactos ambientais, urbano e das deci sões projetuais. Em virtude dos fatos mencionados, percebeu-se que apesar dos financiamentos oferecerem oportunidades para as famílias terem seus imóveis baseados nas suas necessidades, na realidade houve a massificação e replicação de projetos.Item A praça é do povo: estudo e proposta de transformação de um espaço livre público em Pimenta Bueno-RO(2024) Nunes, Geovanna de Souza; Silva, Áurea Dayse Cosmo daAs praças são espaços livres públicos, importante para o contexto urbano e social da cidade, pois exercem o papel de espaço de encontro para a socialização e integração entre os cidadãos. Além disso, possui valor ambiental e valor simbólico, pois a presença de elementos naturais contribui para a qualidade de vida nas cidades e propiciam influência positiva no psicológico da população através do contato com a área verde e do convívio social. Entretanto, algumas praças não possuem infraestrutura adequada para utilização, seja, pela carência no programa de atividades ofertado ou pela falta de manutenção do espaço, tornando o ambiente pouco atrativo. Desta forma, a pesquisa investigou os fatores que levam a não utilização da Praça do Povo pela população da cidade de Pimenta Bueno - RO, a qual originou-se a partir de um do Projeto Canais da Cidadania, desenvolvido pelo Governo do Estado de Rondônia. Para isso, foram realizadas pesquisas bibliográficas no campo urbanístico e social, a fim de compreender o tema abordado. Além disso, para a compreensão do espaço físico e de como as pessoas utilizam o local, foram realizadas pesquisas in loco, as quais foi possível realizar a qualificação do espaço e estabelecer análises correlatas com outras praças da cidade. Diante dos resultados obtidos, desenvolveu-se um projeto de requalificação para a Praça do Povo, tendo como objetivo a transformação do esse espaço em desuso em um ambiente acolhedor e inclusivo para a comunidade, por meio de um programa de atividades adaptado às necessidades locais. Além disso, com o intuito de integrar a área do entorno, propôs-se a implantação de uma ciclofaixa na Avenida Riachuelo e a criação de uma rua de vivência na Rua Carlos Chargas.Item A Relação da forma urbana de Vilhena-RO e política de gestão urbana(2022) Campos, Geisisclaudi Muniz; Silva, Áurea Dayse Cosmo daEste trabalho investiga o desenvolvimento urbano e os principais fatores que delinearam a forma urbana da cidade de Vilhena, no Estado de Rondônia, também conhecido como “Portal da Amazônia” ocidental, que se distingue da maioria dos municípios rondonienses pelo clima e relevo . Para o desenvolvimento da pesquisa, foi adotada uma abordagem qualitativa, na qual considerou -se os fatos históricos que constituíram seus primórdios, desde a fundação do posto telegráfico, na expansão da linha telegráfica de Cuiabá a Porto Velho, até as políticas públicas que impulsionaram seu crescimento e colonização, como a construção da rodovia BR 364 , a qual liga o estado ao Centro - Oeste e planos de reforma agrária federais durante as décadas de 1960 a 1980. A análise utiliza os preceitos teóricos e metodológicos da morfologia urbana, considerando o solo, o lote, o edifício e o quarteirão e busca utilizar tais conceitos para compreender a expansão urbana da região em estudo . A pesquisa identificou a influência das rodovias federais que cortam a cidade, bem como o relevo e hidrografia que influenciaram na expansão urbana e a formação do presente tecido urbano, que teve crescimento lento inicialmente, mas com as políticas públicas ganharam ritmo acelerado e se mantiveram crescentes, apesar dos incentivos governamentais e sendo impulsionados por fatores como mercado de trabalho e êxodo rural, nos períodos iniciais da ocupação territorial. Nos processos seguintes de expansão, percebe -se o poder econômico como motor gerador do crescimento e a tentativa do poder executivo de regular a dinâmica de ocupação urbana e seu desenvolvimento, com a instituição do plano diretor, instrumento legal obrigatório pela legislação federal . Neste documento, faz -se a inserção de dispositivos e definições que buscam promover o planejamento urbano, contudo, a expansão mantida continuamente leva a ocasionar um espraiamento da zona urbana, sem uniformidade e com ocupação de regiões desconexas ao setor urbano consolidado. E, por fim, é feita a análise da proposta de alteração legal para a retomada do planejamento público para correção das questões urbanas e definições de prioridade de ocupação.Item Água e cidade: projeto urbano de recuperação e integração dos cursos d'água em Pimenta Bueno/RO(2023) Souza, Luiz Eduardo Aguiar de; Silva, Áurea Dayse Cosmo daEste trabalho iniciou-se a partir dos questionamentos sobre qual a relação da cidade de Pimenta Bueno com os cursos d’água presentes em sua malha urbana. Posteriormente, realizou uma análise sobre as diretrizes do Plano Diretor e do Plano de Mobilidade Urbana voltada para três vertentes, sendo elas: saneamento básico, ecoturismo e mobilidade ativa. Dessa forma o objetivo do trabalho foi compreender a formação da cidade a fim de entender os dilemas existentes na atualidade, facilitando na elaboração de uma proposta de solução para esses problemas. Foi abordado sobre a caracterização da área de estudo, bem como uma breve introdução sobre a origem e formação da cidade. A pesquisa possui cunho exploratório e uma abordagem qualitativa. Os procedimentos metodológicos utilizados para o desenvolvimento do artigo foram: análises bibliográficas e documentais; pesquisas em artigos, livros e sites da internet; imagens via satélite disponibilizadas pelo Google Earth; além de estudos de campo. O embasamento teórico e as referências históricas estudadas foram: a origem do município; a relação da água com as cidades; e os dilemas e estratégias urbanas para cidades de pequeno porte. Além disso, foi abordado sobre alguns dilemas urbanos presentes no município de Pimenta Bueno/RO, mais especificamente, de sua malha urbana e observado se a cidade tem aplicado essas estratégias propostas pelo Plano Diretor e Plano de Mobilidade Urbana para o desenvolvimento urbano. Ademais, foi observado que o Plano Diretor de Pimenta Bueno apresenta boas condicionantes e estratégias para a solução dos dilemas analisados, entretanto, não é exequível. Por fim, foi realizado uma proposta de desenho e planejamento urbano para solucionar os dilemas de saneamento básico, ecoturismo e mobilidade urbana na cidade de Pimenta Bueno/RO.Item Aqui passa um Rio: proposta urbana de revitalização de um trecho do Igarapé Pires de Sá em Vilhena-RO(2022) Fermou, Iana Paula Gonçalves; Silva, Áurea Dayse Cosmo daOs cursos d’água sempre foram recursos primordiais para a formação dos núcleos urbanos e com a intensificação da urbanização, a poluição dos rios tornou-se um grande problema. Nos últimos anos, aumentou-se a preocupação com a qualidade das águas fluviais, adotando-se estratégias para intervenção em áreas já degradadas, através da renaturalização, restauração ou revitalização de rios urbanos. Esta pesquisa apresenta um estudo a respeito da interação do Igarapé Pires de Sá com o município de Vilhena. A metodologia utilizada reúne pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Primeiramente, levantou-se os aspectos históricos de urbanização da cidade, ao mesmo tempo, verificou-se os impactos causados ao curso d’água em decorrência deste processo. Em seguida, foram explorados os principais debates sobre a relação rio-cidade, buscando entender suas principais adversidades. De modo parcial, o trabalho resulta em uma análise da influência do Igarapé Pires de Sá no processo de formação e evolução da malha urbana da cidade, com recorte em um trecho do rio para um estudo morfológico, a partir de mapas e observações in loco. Obteve-se a partir de então, que o Igarapé limitou a expansão urbana da cidade para um lado de sua margem, até meados da década de noventa. Também observou-se a inexistência da relação rio-cidade, pois o mesmo se encontra oculto por meio da canalização de seu curso em alguns de seus trechos para abertura de vias de acesso. Nesse contexto, fez-se necessária a elaboração de uma proposta urbana para reinserção do Igarapé Pires de Sá na paisagem urbana da cidade e resgatar seu convívio com a população.Item Crescimento urbano de Vilhena-RO: uma análise a partir dos quintais urbanos(2021) Souza, Joicy Wevilin Vakiuti de; Silva, Áurea Dayse Cosmo daEsta pesquisa buscou refletir o papel dos quintais urbanos para a qualidade de vida da população e para a organização espacial urbana, visto que a dimensão dos terrenos colabora para a forma das cidades e traz consequências para o seu ordenamento. O objetivo do trabalho pautou-se em anali - sar a evolução da função dos quintais urbanos no Brasil, investigar o papel do mercado imobiliário para a configuração dos novos empreendimentos imobiliários e compreender seus reflexos na forma urbana da cidade de Vilhena/RO. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa de campo, bibliográfica e documental. Elaborou-se uma análise a partir de amostras retiradas de áreas descentralizadas e do interior mancha urbana, a fim de quantificar a distribuição de solo urbano e quintais entre as popu - lações de diferentes áreas. Os resultados são produto de cálculos e análises de imagens capturadas por drone, combinados por meio de mapa figura-fundo, em que constatou-se que os bairros residen - ciais centralizados, próximos às áreas de infraestrutura, possuem dimensão de lote e área de quintal superior aos encontrados nos limites da cidade. Observou-se, também, que houve o lançamento de novos loteamentos sem a completa ocupação nos empreendimentos anteriores, dando surgimento a vazios nas áreas centralizadas da cidade, tornando-as difusas e fragmentadas espacial e socialmente. Constatou-se, portanto, que Vilhena qualifica-se como uma cidade com crescimento espraiado e que há desigualdade de acesso ao solo urbano sob a forma de propriedade do solo.Item Diálogos de vida e morte: análise entre cidades e instalações cemiteriais em Rondônia(2021) Alves, Hanny Géssylla Nogueira; Silva, Áurea Dayse Cosmo daA dinâmica urbana e imobiliária junto ao crescimento populacional acaba levando a expansão das áreas urbanas . Nesse contexto, inserem -se as áreas cemiteriais, que devido ao consequente aumento do número de mortalidades, necessita da construção de mais cemitérios . É a partir desse momento que algumas áreas cemiteriais, antes afastadas das cidades, acabam sendo absorvidas pelo seu crescimento . Logo, esse estudo teve como objetivo abordar a questão da presença dos cemitérios nos espaços urbanos e compreender como o processo de crescimento das cidades acarreta na absorção das áreas cemiteriais com o passar do tempo . Além de analisar sua importância urbana no momento de sua concepção e implantação, de forma a avaliar que atitudes podem ser tomadas para que haja uma maior longevidade das atividades cemiteriais nos espaços em que se inserem, visto os mitos e subjetividades que os cercam . Para tanto, realizou -se estudo de caso em cinco cidades de Rondônia, aprofundando - se no cemitério municipal Cristo Rei de Vilhena, RO, fundamentado em pesquisa bibliográfica e documental, coleta de dados in loco, levantamento virtual e registro fotográfico . Através da pesquisa foi possível verificar que devido a negligência dada aos cemitérios desde sua concepção, tais espaços tendem a replicar o comportamento das cidades, ao “abandonar” suas antigas áreas para o estabelecimento de novas, localizando -se geralmente nas franjas urbanas.Item Embarque imediato: estudo e proposta projetual de um terminal aeroportuário para a cidade de Vilhena - RO(2024) Aires, Lucas Gabriel da Silva; Silva, Áurea Dayse Cosmo da; Weber, Guilherme AdrianoComparado com outros modais de transporte, um aeroporto atua potencializando todas as cadeias de um município e região onde está inserido, promovendo agilidade e eficiência no deslocamento de pessoas e cargas. Salienta-se, nesta pesquisa, a importância do aeroporto de Vilhena para a cidade e o Cone Sul do estado de Rondônia. Para atingir os objetivos propostos realizou-se um estudo exploratório e de cunho qualitativo, a fim de conhecer e mapear o aeroporto de Vilhena, foram feitas então coleta de dados para pesquisa valendo se de técnicas como matriz de descobertas juntamente com o desenvolvimento de rascunhos a fim de documentar todo o processo, além disso foram feitos levantamentos de dados utilizando plataformas como o IBGE/ Regic juntamente com análise documental e revisão da literatura. De modo geral constatou-se que o terminal possui grande relevância regional funcionando como um polo para a região do Cone Sul, também desempenha papel de parque linear em suas dependências que são ocupadas pelos moradores. Além disso, também foram observados pontos de alerta em relação a infraestrutura do terminal, relacionando com o layout, acessibilidade, embarque e desembarque de passageiros entre outros. Conclui-se que o Aeroporto possui grande potencial de expansão para atender com folga as demandas que a ele são impostas, juntamente com estas análises foram propostas criação de políticas públicas que incentivam a criação de uma malha de voos regionais para o estado. Além das reflexões apresentadas, o trabalho propõe um projeto arquitetônico e urbano desenvolvido a partir das necessidades observadas. A elaboração projetual se delineou com base em estudos de casos de outros terminais aeroportuários nacionais e internacionais. Ademais, foram elaborados análises de legislações pertinentes (municipais e aeroportuárias), do sítio urbano, das condicionantes climáticas e da topografia. Desse modo o projeto final apresenta um estudo preliminar de um terminal aeroportuário para Vilhena, assim como uma proposição urbana para seu entorno, adequando escala e padrões construtivos para a realidade do município em que o equipamento está inserido.Item Estudo e proposta urbana para Vilhena-RO: direito à cidade e áreas segregadas(2023) Gomes, Vera Lúcia Mühl; Silva, Áurea Dayse Cosmo daO direito à cidade é a busca por uma cidade justa a todos os moradores. Enquanto áreas centrais são dotadas de comodidades devido ao capitalismo, as bordas urbanas precisam enfrentar deslocamentos espaciais para utilizar a urbanidade do centro. O objetivo dessa pesquisa é analisar a falta do direito à cidade e seu impacto nos bairros localizados na borda norte de Vilhena/RO assim como ofertar soluções urbanas para essa região. Foram avaliados 3 bairros, sendo eles o Cidade Verde IV, Barão do Melgaço III e Santos Dumont II. Para essas análises foram realizadas pesquisas bibliográficas, documentais e estudos de campo. Nos quais pôde observar como a falta do direito à cidade influencia no crescimento urbano capitalista e quais fatores levaram à urbanização da região, com influência de segregação urbana e a especulação imobiliária. É fundamental a realização e implantação desse estudo pois Vilhena encontra-se em período de crescimento, devido a esse aspecto é mais fácil frear o espraiamento urbano e evitar a segregação socioespacial em grande escalas como em cidades mais consolidadas. O direito à cidade deveria ser difundido à população, porém nos dias de hoje trata-se de um privilégio para poucos e é dever da esfera pública e privada durante o processo de urbanização priorizar o crescimento urbano justo. De forma a solucionar os dilemas encontrados na região e com o intuito de proporcionar o direito à cidade, neste trabalho elaborou-se um projeto urbanístico que foi dividido em duas escalas: macroproposta e resoluções a nível e projeto urbano. A primeira escala envolve soluções nos 3 bairros e a segunda abrange resoluções a nível de desenho urbano em alguns nós. O projeto priorizou espaços de lazer através da implantação de praças, parques, bosques, ciclovias, ciclofaixas e ciclotrilhas. A mobilidade ativa foi proposta através de melhorias na mobilidade urbana a partir de eixos de deslocamento. Utilizou-se de diretrizes projetuais para espaços públicos distribuídos nos 3 bairros. Alguns nós de acessos foram solucionados a fim de evitar problemas futuros de tráfego. Portanto, este trabalho compreende possíveis interferências urbanas que possibilitem melhorias na qualidade de vida dos moradores e proporcione espaços qualificados.Item Evolução da arquitetura rondoniense: análise morfológica e espacial das habitações (1920-1960)(2021) Oliveira, Tainá Souza; Silva, Áurea Dayse Cosmo daRondônia é um estado que passou por intensos processos de colonização, motivados principalmente pela exploração de recursos naturais, como os ciclos da borracha no início do século XX e durante a Segunda Guerra Mundial, e os projetos de colonização agrícola em meados da década de 1970. Cada um dos processos foi marcado pela instalação e/ou estímulo ao crescimento de núcleos populacionais, caracterizados pelas residências e construídas a partir das experiências de seus colonos e dos materiais e condições disponíveis em cada região. A partir da temática proposta, buscou-se analisar a morfologia das habitações rondonienses e características do programa de necessidades em comparação aos estilos de vida e classes sociais de seus usuários, no período entre 1920 a 1960. Os procedimentos metodológicos empregados para alcance dos resultados foram os levantamentos de campo, pesquisas documentais, revisão de literatura, análises e organização dos dados e análises morfológicas. O processo resultou na compreensão de algumas das principais influencias externas e locais que se refletiam na morfologia das fachadas e relação dos ambientes internos nas edificações analisadas. A partir da segregação entre as classes sociais, é perceptível em cada ciclo econômico a divergência entre elementos de uma arquitetura planejada para administradores e influentes e a arquitetura improvisada voltada a operários e empregados. Por tratar-se de uma temática pouco abordada em trabalhos científicos no estado de Rondônia, o estudo teve como desafio a ausência de registros bibliográficos, fator que o torna, consequentemente, uma futura fonte de estudos da arquitetura histórica rondoniense