Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
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Item Library System - Sistema gerenciador de biblioteca escolar(2018) Nascimento, Edson do; Naves, Juliano FischerEste projeto de desenvolvimento do Library System foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, campus Vilhena, e envolveu muitos aspectos da criação de softwares, tais como: levantamento de requisitos básicos do sistema; modelagem do sistema por meio da elaboração de diagramas de caso de uso da UML; criação de diagrama de entidade e relacionamento (DER) para a modelagem conceitual dos dados, que foram convertidos para o SQL do banco de dados; transformação do modelo conceitual em modelo lógico; elaboração das interfaces gráficas, Front-End do sistema. Os requisitos funcionais do sistema foram levantados junto à biblioteca do referido campus visto que esta agrega características semelhantes às das bibliotecas escolares. Quanto ao modelo da base de dados, foi tomada a decisão do uso do modelo relacional, que é um modelo de dados representativo que realiza relacionamentos entre tabelas do banco de dados, juntamente com o sistema gerenciador de banco de dados (SGBD) MySql, por se tratar de um software gratuito, ser amplamente utilizado em aplicações web e por ter uma ampla gama de material de apoio disponibilizado na internet. Em virtude da ampla ênfase dada atualmente à WebApp (aplicações para a Web), o Library System foi desenvolvido para essa plataforma. Essa escolha se deu pelo fato de que um sistema web oferece a vantagem de poder acessá-lo de qualquer lugar, desde que se tenha um ponto de acesso de internet disponível. Todo esse empenho trouxe à existência esse sistema que poderá ser de muita ajuda na realização das atividades das bibliotecas escolares.Item Sistema para controle de fornecimentos(2019) Alencar, João Paulo; Silva, Gilberto Pereira daEste projeto apresenta as etapas do desenvolvimento de um sistema para controle de contatos com fornecedores e controle de fornecimentos, uma adaptação do conceito de Customer Relationship Managment (Gestão de Relacionamento com o Cliente). Essa necessidade surgiu da deficiência do sistema atualmente utilizado pela Coordenação de Patrimônio e Almoxarifado, Campus Vilhena do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica das tecnologias disponíveis atualmente que melhor se adequariam ao cenário em estudo, além de buscar por sistemas com proposta similar. No processo de identificação dos requisitos do sistema e modelagem do banco de dados, verificou?se que a ausência de um controle informatizado torna a atividade morosa e que a utilização de uma plataforma web traz maior flexibilidade por ter como pré-requisito, no lado do cliente, apenas a utilização de um navegador. Ao final do projeto, contatou?se que a implantação do sistema desenvolvido não só tornará a atividade do setor mais célere e organizada, como também permitirá que as informações sejam acessadas, de maneira mais simples, por outros setores.Item Desenvolvimento de sistema de gerência de movimentação financeira em pequenas propriedades rurais(2021) Barreto, Pedro Luís Ferronato; Andrade, Marco Antonio Augusto deMuitas vezes encontrar um sistema simples para gerenciar o financeiro de uma pequena propriedade rural pode ser uma tarefa difícil para o produtor, muitos sistemas existem porém são direcionados aos grandes produtores, latifundiários, exportadores de produtos, sendo extensivos e alguns até necessitando de equipe especializada e treinada para utilizá-lo. Este trabalho, por sua vez, busca desenvolver uma solução simples, para o pequeno produtor rural, um sistema cotidiano para registro de compras, vendas, produções realizadas, a fim de tornar simples visualizar movimentações financeiras e estado de caixa e estoque, trazendo a capacidade de tomada de decisão fundamentada para o usuário. Para tal, ficam definidas como tecnologias e metodologias utilizadas: UML (Unified Modeling Language - Linguagem de Modelagem Unificada) para modelagem do sistema, o sistema Web Figma para prototipação das telas, Flask, framework Python para desenvolvimento Full Stack, gerenciando o processo de desenvolvimento com Kanban. Tendo como resultado um sistema simples de registro e consulta das movimentações financeiras de pequenas propriedades rurais, bem como recursos estocados. Ademais o registro de desenvolvimento deste encontra-se descrito no presente trabalho. O produto gerado traz para o usuário, pequenos produtores, capacidade de decisão, baseando-se nos dados inseridos no sistema tratados em informações, trazendo noção da real situação de sua propriedade.Item Plataforma para gerenciar problemas urbanos(2021) Silva, Wallyson Marcos Felicio da; Guimarães, Roberto SimplícioEsta monografia apresenta o conceito de um aplicativo para gerenciar problemas urbanos. O objetivo é desenvolver uma solução para um desses problemas, no qual para esse trabalho foi selecionado o tema manutenção da iluminação pública. O aplicativo foi construído utilizando um framework open-source React Native, e o processo de desenvolvimento foi embasado na metodologia Kanban. Todo o projeto foi hospedado e gerenciado utilizando a plataforma Github. O projeto é openm-source com licença MITItem Desenvolvimento do Front End do aplicativo agenda cultural de Vilhena(2021) Teixeira, Manoel Gomes; Naves, Juliano FischerEventos Culturais são importantes para o desenvolvimento local, comercial e também para a manutenção de uma identidade local através de costumes e tradições adquiridas. Este trabalho teve como objetivo criar uma plataforma que facilita a divulgação de eventos culturais por meio de um aplicativo disponível para o público. O projeto teve o objetivo de desenvolver o Front End da aplicação, que é a parte visual para o usuário interagir. O desenvolvimento foi realizado buscando fornecer ao usuário uma aparência simples e objetiva para suas informações. Através de entrevistas foram determinadas as necessidades do usuário e também do organizador do evento, onde foi desenvolvido um painel para que fosse possível criar um evento. As telas foram desenvolvidas e atenderam o objetivo propostoItem Projeto e criação de um curso de impressão 3D para iniciantes(2021) Alves, João Vitor Lopes; Guimarães, Roberto SimplícioEsta monografia apresenta o processo de desenvolvimento de um Curso Fundamentos de Impres?são 3D. O objetivo do projeto é expor os fundamentos e materiais da tecnologia da impressão 3D. Quanto ao desenvolvimento, a metodologia Kanban foi utilizada para organizar o tempo e o processo de desenvolvimento. Ao término das gravações, os vídeos foram editados com auxílio da ferramenta Adobe Premiere e foi publicada na Internet na plataforma de compartilhamento de vídeos YouTube para validação e poderá ser consumida na plataforma de cursos do instituto para o usuário final.Item Academic control(2021) Montanari, Ikaro Bruno da Mata; Silva, Gilberto Pereira daO Academic Control é um sistema que visa trazer um aprimoramento na gestão de contratos e emissão de boletos da associação de acadêmicos de Chupinguaia através de um sistema que registra solicitações de novos entrantes, assim como aprova a entrada dos mesmos. Em um breve resumo a associação foi fundada em 2014 com o intuito de transportar estudantes que residiam em Chupinguaia até a cidade de Vilhena onde ficavam suas respectivas universidades. Ao longo dos anos foi se tornando cada vez mais comum estudantes que prefeririam residir em sua cidade, porém não abriam mão de ter um ensino superior em algumas das faculdades em Vilhena. Entretanto, levava dias para registrar toda documentação necessária e gerar um contrato para assinatura dos associados, bem como a emissão de títulos bancários para eles, porém a proposta do Academic Control é que toda parte contratual e emissão de boletos possa ser feita de forma remota sem a necessidade da presença física do associado. Com a aplicação desse conceito surge o desafio de gerir toda essa estrutura, e como já mencionado, sem a necessidade da presença de nenhuma das partes. Tal adversidade não exigiria menos das habilidades de um profissional capacitado para cumpri-la. No desenvolvimento do software utilizou-se as metodologias de Srum e Kaban para a melhor execução dos processos e através dessa gestão mais aprimorada foi possível desenvolver as duas partes do projeto, Api e front-end. O ciclo de vida foi baseado em três etapas: iniciação, execução e finalização, esse escopo foi seguido desde os levantamentos dos requisitos junto à associação até o processo de finalização. O projeto irá contribuir para uma melhor gestão organizacional da associação e das regras de negócio da mesma, além de explorar um bom nicho de mercado.Item Desenvolvimento de API para plataforma de eventos do IFRO(2021) Dourado, Wandreus Mühl; Silva, Gilberto Pereira daEventos escolares são métodos muito úteis para que alunos absorvam novos conhecimentos, além de que, quando bem divulgados, promovem um retorno positivo à instituição de ensino, seja por melhorar a forma como a sociedade a enxerga ou por facilitar o surgimento de novas parcerias. Esse tipo de evento é muito importante, tal qual seu gerenciamento. Esta monografia apresenta o processo de desenvolvimento de parte de uma API (Application Programming Interface - Interface de Programação de Aplicações) para plataforma de eventos do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia). O objetivo do projeto é iniciar o desenvolvimento de um núcleo que forneça as informações referentes aos eventos da instituição. Durante o processo, a metodologia ágil Kanban foi utilizada. Resultando em um MVP com funcionalidades voltadas à criação de eventos e suas atividades, bem como as inscrições que nelas pode-se realizar. A principal contribuição do trabalho é, de fato, iniciar o desenvolvimento desse software, o qual continuará em desenvolvimento, a fim de que, uma vez finalizado, possa realizar o gerenciamento dos eventos escolaresItem Integração com API REST e TOTVS : um estudo de caso de um PDV(2022) Cabral, Rodrigo Felippe Alves; Guimarães, Roberto SimplícioA tecnologia da informação, cada vez mais evidenciada nos últimos anos, tem trazido diversos benefícios na vida cotidiana e vem sendo uma exigência no mundo dos negócios. O Software Protheus é um sistema de ERP desenvolvido pela TOTVS e, de acordo com seu site (TOTVS, 2022), é utilizado no Brasil e em diversos países da América Latina, apresenta algumas limitações em alguns processos, que hoje só são disponíveis através de uma estação de trabalho fixa. Este trabalho tem como objetivo viabilizar a interação com outras plataformas através do desenvolvimento de uma API de integração responsável por abrir inúmeras possibilidades, deixando disponíveis, por exemplo, os processos de cadastro de clientes e produtos, emissão de orçamento, pré-vendas ou comandas eletrônicas, entre outras, conforme necessidade do cliente, independentemente da forma ou linguagem utilizada para tal. Portanto esse trabalho consiste no desenvolvimento de uma API que será construída utilizando uma Arquitetura Orientada a Serviços, com ênfase na arquitetura REST fazendo uso de Web Services, permitindo que aplicações que venham a ser implementadas em diferentes plataformas e linguagens de programação possam consumir os serviços. A implementação da API faz uso da linguagem TL++ e da plataforma de serviços do software de ERP TOTVS Protheus, armazenando e consumindo dados do banco de dados do software, e irá dispor de documentação com os endpoints implementados. A implementação dessa API garantiu uma inovação para o software ERP em questão e possibilita a integração entre diferentes empresas e soluções de tecnologia, mediando serviços e somadas à capacidade de troca e volume de dados entre várias plataformas.Item Sistema de controle de lavagens de veículos(2022) Nascimento, Hoelesen França do; Silva, Gilberto Pereira daAs pequenas empresas, nos últimos anos, apresentaram um grande crescimento, mesmo em um momento de crise econômica no país. O segmento de prestação de serviço em lavagem de veículos, mais conhecido como lava-jato, acompanhou essa evolução. Dentre essas pequenas empresas, muitas não possuem um sistema de gerência e controle de serviços, sendo necessário administrar todo o fluxo da empresa de maneira física e manual. Após o entendimento desse problema, foi elaborado uma pesquisa com alguns microempreendedores. A partir dos resultados originou-se o projeto de um sistema de controle de lavagem de veículos voltado somente às empresas e não ao público a qual elas prestam serviços. O objetivo deste trabalho é criar uma solução plausível ao problema existente. Dessa forma, como trabalho de conclusão do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema, foi desenvolvido um software com funcionalidades que permitem aos profissionais do ramo de lavagens trabalharem de uma maneira mais eficienteItem Microsserviços para gerenciamento de imagens dos projetos NIMP e MIV(2022) S"antana, Gabriel Amorim; Andrade, Marco Antonio Augusto deEsta monografia apresenta o processo de desenvolvimento de microsserviços para as plataformas do NIMPI e do MIV. O objetivo deste projeto é aprimorar a arquitetura utilizada atualmente pelas plataformas, fornecendo maior capacidade de processamento e propiciando uma maior organização e estruturação de suas funcionalidades. A criação dos diagramas presentes, neste trabalho, seguiram os princípios UML (Unified Modeling Language). Para o desenvolvimento dos serviços, foram utilizados o método Kanban para o gerenciamento do processo e a plataforma GitLab para o versionamento da aplicação. Ao término do projeto, os serviços desenvolvidos foram entregues à Fábrica de Software do IFRO (FSLab) para serem integrados às plataformas supracitadas.Item Desenvolvimento de parte da API para plataforma de curso do IFRO(2022) Mamede, Ericky Moreno; Silva, Gilberto Pereira daEsta monografia apresenta o processo de desenvolvimento de parte de uma API (Application Programming Interface - Interface de Programação de Aplicações) para plataforma de cursos do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia). Tem como objetivo desenvolver uma parte da API para apresentar informações referentes aos cursos criados pelo instituto. Durante o desenvolvimento deste projeto, foram usadas tecnologias recorrentes no mercado atual, como JavaScript, Node.js, Docker e MongoDB. Para o gerenciamento das atividades, foi escolhido a utilização do método Kanban, sendo gerado métricas para controle do desenvolvimento. Portanto, ao fim deste trabalho espera-se que o desenvolvimento da API possa continuar, com o propósito de alimentar o site e o aplicativo a serem desenvolvidos.Item Desenvolvimento de uma API para solicitação de reparo em iluminação de vias públicas(2022) Santos, Willian Silva dos; Guimarães, Roberto SimplícioGerir um departamento ou uma secretaria responsável pela manuntenção da iluminação de vias públicas do município é um trabalho desafiador visto que a quantidade de vias tende a crescer com o aumento da população. Esse trabalho descreve o processo de desenvolvimento de uma API como parte de uma solução para esse problema, nele serão descritas as problemáticas evidentes do negócio, objetivos para superar os obstáculos elencados na problemática, os diagramas estruturais e comportamentais para nortear a fase de desenvolvimento, aperesentação das tecnologias utilizadas durante o desenvolvimento do produto, a metodologia utilizada durante a programação e a apresentação da aplicação como resultado.