Tecnologia em Gestão Comercial (EaD)
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Item Marketing digital nas redes sociais: estudo na área laboratorial(2022) Silva, Deyvid Derik da; Gonçalves, Giselle Vilela; Mesquita, Alan AndradeO presente estudo tem como objetivo realizar um estudo de caso, através da implementação do marketing digital de uma empresa da área da saúde, e verificar como isso pode influenciar na busca de melhores serviços, aumentar e fidelizar clientes. Para realizar esse estudo de caso, foi utilizado a empresa Laboratório Marcos Donadon, localizada na cidade de Vilhena, RO, na qual fez um levantamento do histórico da empresa e suas características, e posteriormente, proposto melhorias na sua área de marketing, através da implementação do marketing digital. Os resultados apontaram através da análise do perfil da empresa nas redes sociais, que para manter sua boa reputação, utilizassem imagens mais sofisticadas para apresentar os exames ofertados pelo laboratório, através da adequação do seu logotipo, e ainda, incentivando os clientes a aderir as causas sociais, deixando-os na forma de “carrossel”, no intuito de serem mais interativos e despertar o interesse do público-alvo. Conclui-se que ao inserir o marketing digital no cotidiano da empresa tem-se uma percepção de que irá atrair novos clientes e fidealiza-los.Item Gestão de marketing: proposta de intervenção em uma microempresa de telecomunicação(2022) Garcia, Lucas Soares; Mesquita, Alan AndradeEste projeto de intervenção tem como objetivo apresentar formas de intervenções e melhorias na gestão de uma microempresa de telecomunicações, localizada na região norte do estado de Rondônia, através do marketing digital nas redes sociais. Foi realizada uma pesquisa exploratória, de procedimento bibliográfico, e posteriormente, foi efetuado um estudo de caso, buscando, através de entrevistas e planos de ação, a implantação de uma gestão de marketing em uma microempresa. Através dessa pesquisa descritiva, foi possível identificar os fatores considerados cruciais para a implantação das técnicas aplicadas nas redes sociais, e por meio da pesquisa bibliográfica, foi possível aprofundar os temas definidos no projeto de intervenção, consolidando o referencial-teórico. Uma das proposições é criar uma página empresarial nas redes sociais das plataformas do Facebook e Instagram, além de definir objetivos da sua campanha, com isso conseguir aumentar sua base de clientes e fidelização de seus atuais consumidores, através desse maior engajamento proporcionado pelas redes sociais.Item A gestão de estoque em microempresas: projeto de intervenção(2022) Fuzi, Lidiane da Silva; Silva, Guilherme Daniel; Pacheco, Erika Cavenagui Gonçalves; Mesquita, Alan AndradeO objetivo deste projeto de intervenção é apresentar um plano de ação de gestão de estoques, para uma microempresa da cidade de Vilhena, nomeada como “Empresa A”, a fim de manter sua organização e competitividade no mercado. Na primeira etapa será realizada visitas e entrevistas com o proprietário da empresa, com intuito de fazer uma análise do ambiente em que a empresa está inserida, além de um levantamento da organização e gestão atual de estoques da empresa. Será realizado uma análise dos dados por triangulações das diversas fontes de informações relatadas neste levantamento, comparando-as com o que foi levantado na literatura, posteriormente, utilizar a previsão de demanda pelo Curva ABC, Com isso, espera-se que a metodologia seja eficaz para obter uma maior acurácia na previsão de demanda e auxílio na gestão de estoques da empresa A, além de recomendações para melhorar as condições de armazenagem e de movimentação, para diminuir perdas de produtos e de clientes, evitando a publicidade negativa e reduzindo custos ligados à gestão do estoque.Item Marketing digital em microempresa individual: projeto de intervenção(2022) Gambarra, Vitória Tomaz Azevêdo; Mesquita, Alan AndradeO presente trabalho tem como objetivo apresentar propostas de intervenções para melhorias na gestão do marketing digital, em mídias sociais, de um microempreendedor individual (MEI), prestador de serviços especializados em refrigeração e climatização, no Cone Sul do Estado de Rondônia. Para tal, foi realizado diagnóstico por meio de entrevista presencial e por meios eletrônicos com o proprietário, bem como análise de ambiente. A metodologia aplicada quanto à natureza foi a qualitativa, utilizando-se de técnicas de pesquisa bibliográfica e de estudo de caso com finalidade intervencionista. Após identificar os principais desafios, tornou-se possível discutir propostas de melhorias para aumentar as vendas e atingir o resultado esperado, seja, entender os caminhos do consumidor na era digital para obter êxito em aprimorar as estratégias para captação e fidelização dos clientes.Item Análise de mercado e adesão de clientes na fisioterapia(Revista FT, 2023) Graffunder, Aline; Mesquita, Alan AndradeO objetivo desse estudo é realizar uma revisão bibliográfica sobre a adaptação das estratégias de mercado às mudanças na área da fisioterapia, através de estudos de análise de mercado e levantamento da relação entre estratégias de mercado e adesão dos clientes. A problemática central consistiu em identificar quais fatores da análise de mercado influenciam a adesão dos clientes à fisioterapia. A justificação para a análise de mercado e adesão dos clientes é multifacetada. Para realizar esta pesquisa, será utilizado um levantamento bibliográfico como método através do qual, o conhecimento necessário pode ser obtido por meio da leitura e análise de fontes impressas e digitais. Por fim, a análise de mercado e a adesão de clientes são processos interligados e essenciais para o sucesso da clínica de fisioterapia. Ao compreender o mercado, seus concorrentes e as necessidades dos clientes, é possível desenvolver estratégias eficientes que aumentem a adesão dos pacientes e posicionem a clínica como uma referência na região.Item Estratégias corporativas: projeto de intervenção da ação do marketing como fator gerador de resultados positivos para uma empresa(2023) Miranda, Allisson Gessean; Mesquita, Alan AndradeO objetivo desse trabalho é realizar uma revisão de literatura para expor o significado do marketing e seus avanços, abordando os principais conceitos e definições, posteriormente, um projeto de intervenção no intuito de visualizar qual é a melhor ação do marketing como fator gerador de resultados positivos para uma microempresa. A metodologia empregada foi a de revisão de literatura de caráter descritivo e exploratório, e também, criado um projeto de intervenção caracterizado como qualitativa, pois objetiva analisar e compreender as dificuldades de captação e fidelização de clientes, a fim de propor alternativas para melhorar o marketing da empresa, e quanto aos fins, uma pesquisa intervencionista, pois tem o objetivo de propor estratégias para ampliar a utilização do marketing nas redes e mídias sociais. Pode-se observar que o marketing tem um grande poder de influência, que podem afetar diretamente os resultados da microempresa estudada, e foi demonstrado algumas estratégias de Marketing Digital de Conteúdo para corroborar o plano de ação da empresa, plano este que poderá gerar resultados não só na fidelização dos seus clientes, mas também uma grande possibilidade de aumento de vendas para novos clientes, gerando maior receita e crescimento no mercado.