Tecnologia em Gestão Comercial (EaD)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Tecnologia em Gestão Comercial (EaD) por Curso "Tecnologia em Gestão Comercial (EaD)"
Agora exibindo 1 - 20 de 52
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A arte da luthieria transformada em um negócio lucrativo(2023) Oliveira, Jéssica Natalia de Souza Silva Chaves; Lima, Váldeson AmaroO presente estudo de caso tem como objetivo apresentar uma proposta de intervenção em uma empresa de Luthieria, localizada na cidade de Piracicaba,no interior paulista, uma vez que a mesma já possui uma grande demanda por seus instrumentos, sendo reconhecido nacionalmente até mesmo pelos profissionais com sucesso no mercado musical brasileiro do gênero sertanejo. Esse diagnóstico foi realizado através de visitas in loco e entrevistas realizadas junto ao proprietário. Diante de todos os questionamentos auferidos através deste exercício, uma proposta de intervenção foi construída, com foco principal na parte comercial da empresa, como as estratégias de marketing que serão utilizadas para divulgação da sua marca, as estratégias de vendas utilizadas para fidelizar os clientes e captar novos, contribuindo para uma empresa com pilares sólidos que se manterá de forma segura no mercado.Item A importância da cultura de feedback em empresas de telecomunicações(2024) Guimarães Lourival dos Santos; Oliveira, Sara Bello Aragon; Pinheiro, Aline Gomes LopesA ferramenta de feedback consiste na coleta de dados de forma regular e consistente, que promove um crescimento e amadurecimento da empresa. O aumento significativo de reclamações em áreas como atendimento ao cliente, comprometimento com os serviços prestados e a qualidade de vida no trabalho nos chamou a atenção para avaliar a consolidação dessa cultura de feedback na empresa D. A. Serviços de Telecomunicações LTDA. A partir dessas preocupações conseguimos analisar a subestimação dessa ferramenta, avaliar o conhecimento dos gestores referente a ela e destacar a importância dela para diferenciar a empresa no mercado altamente competitivo. O método empregado teve como base pesquisas bibliográficas que incluem livros e artigos através de recursos online, e também, a própria coleta de dados na empresa. Através dessa busca ficou evidente em várias fontes que o feedback formal, quando documentado e assinado pelos envolvidos, pode impactar significativamente nos resultados obtidos.Item A importância das práticas ESG: Um Estudo em empresas de Rolim de Moura e Alta Floresta D' Oeste(2024) Souza, Lucas Silva; Pinheiro, Aline Gomes LopesA crescente evolução de práticas de mercado alinhada a princípios socioambientais, tem surtido em esfera global um efeito positivo e tem influenciado cada vez mais um novo modelo de negócios e ações. O presente trabalho destaca e analisa as principais práticas no que tange Environmental, Social and Governance (ESG) que são pilares ambientais, sociais e governança em empresas de pequeno porte e seus desafios para a corrente sustentável de desenvolvimento de políticas estaduais, nas cidades de Rolim de Moura e Alta floresta d’ Oeste/RO. Aplica-se nas discussões uma literatura que apresenta formas de alcançar o desenvolvimento socioambiental, analisando assim as estratégias usadas na empresa para o referido tema, e descrevendo conceitos e pilares do ESG, Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) alinhados às pertinentes questões levantadas. Os resultados demonstram uma empresa que participa do processo de desenvolvimento de políticas ESG e à busca para maximização de lucros e de proteção dos seus princípios pautados em ética e legislação adaptados às necessidades humanas.Item A importância do código de ética para a boa gestão das pequenas empresas(2023) Oliveira, Jaqueline Ressurreição Camata de; Souza, Dôuglas de; Silva, Marcelo Juraci da; Lima, Váldeson AmaroO código de ética é de extrema importância para a boa gestão das pequenas empresas, pois estabelece um conjunto de princípios e valores que guiam o comportamento dos colaboradores e orientam as decisões da organização. Ele serve como um guia para promover a conduta ética, a transparência e a responsabilidade nos negócios. Este trabalho aborda a importância do código de ética para a boa gestão das pequenas empresas, destacando como esse instrumento promove valores e condutas responsáveis para o bom gerenciamento das mesmas. O objetivo principal é mostrar a importância da existência e aplicação do código de ética nas empresas, garantindo às mesmas transparências, responsabilidade nas ações empresariais e interpessoais, fortalecimento da reputação e da confiança junto aos interessados. A metodologia adotada baseia-se em estudo de caso e em pesquisas bibliográficas que explanam sobre o tema. Os resultados indicam que um código de ética bem elaborado, amplamente divulgado e executado é fundamental para construir uma cultura organizacional baseada em valores éticos, contribuindo para a sustentabilidade e crescimento das empresas. Em suma, o código de ética desempenha um papel fundamental na boa gestão das pequenas empresas, fornecendo uma base sólida para a tomada de decisões éticas, construção de confiança, gestão de riscos, atração de talentos, cumprimento das leis e responsabilidade social, fortalecendo dessa forma a cultura organizacional e o sucesso a longo prazo da empresa.Item A importância do compliance na gestão de recursos humanos: benefícios, desafios e impactos empresariais(2024) Oliveira, Jhennifer Dálias Silva; Pinheiro, Aline Gomes LopesEste artigo explora a importância do compliance na gestão de recursos humanos, explorando seus benefícios, desafios e impactos empresariais. Compliance refere-se ao cumprimento de normas, regulamentos, leis e padrões éticos. O objetivo é investigar a importância da aplicação do compliance em recursos humanos, destacando seus benefícios e impactos na gestão empresarial. Baseado em pesquisa bibliográfica, o estudo destaca que práticas de compliance eficazes mitigam riscos, evitam sanções legais e melhoram a reputação. No RH, contribui para um ambiente ético e transparente, aumentando a confiança e o desempenho organizacional. Conclui-se que compliance é uma vantagem competitiva e essencial para a sustentabilidade das organizações.Item A importância do marketing digital na gestão comercial(Revista ft, 2024) Anjos, Tainá Aielen Fortunato dos; Lima, Joadir Luiz deO marketing é uma importante ferramenta da administração que as empresas usam como estratégia para chamar a atenção de seus clientes e conquistar novos. Ele tem como função auxiliar os gestores de empresas nos processos de decisões voltadas para os determinados tipos de mercado, posicionamento, vendas, clientes, dentre outros. O marketing envolve a identificação e satisfação das necessidades humanas e sociais, devendo a empresa saber qual o tipo adequado a ser utilizado, sendo que algumas empresas estão começando a optar além do marketing tradicional pelo marketing digital. Essa pesquisa tem como objetivo geral, descrever e analisar, por meio de um estudo de caso em uma empresa de roupa quais foram os impactos após a implantação das técnicas de marketing. O mundo digital vem permitindo que todos tenham acesso livre a diversos produtos e serviços. Desta forma, cabe ao empresário estar atento e atualizado ao fato de que isso pode influenciar diretamente em seus negócios. Este trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica, descritiva, entrevistas a uma empresa que comercializa equipamentos de proteção individual (EPI), com base nesta pesquisa foi possível perceber a função/visibilidade que o marketing digital influência na comercialização e na captação de novos clientes e no aumento do faturamento.Item A importância do marketing digital para o desenvolvimento do comércio(2024) Lopes, Pereira Claudinei; Reis, Roberto José dos; Costa, Ferreira Magna; Guardia, GleidsonO presente artigo apresenta uma revisão bibliográfica que tem como objetivo identificar e descrever a importância do marketing digital para o comércio. A velocidade das mudanças econômicas e as oportunidades geradas pelas atuais tecnologias de informação e comunicação exigem que as empresas repensem continuamente seus negócios, analisando novos conceitos de marketing fazendo com que a discussão do caso se torna pertinente, pois o número de pessoas conectadas cresce cada vez mais, seja por computadores, tablets, celulares e outros meios. O uso dos meios digitais está cada vez mais vinculada ao nosso cotidiano, sendo assim, o marketing digital traz muitas vantagens para as empresas, principalmente em aspectos como crescimento, alcance e visibilidade.Item A importância do planejamento estratégico de melhoria na área comercial para impulsionar uma microempresa de torno localizada na cidade de Cujubim-RO(2023) Santos, Stefanny Castilhos dos; Aquino, Andréia Souza de; Siqueira, Maria Claudineide Freitas; Lima, Váldeson AmaroPlanejamento estratégico para melhoria na área comercial é um componente vital para impulsionar o sucesso de uma microempresa de torno. Esta abordagem estratégica permite que a empresa identifique oportunidades de mercado, aperfeiçoe seus recursos, atenda às necessidades dos clientes e se adapte às mudanças constantes no ambiente de negócios. Além disso, o planejamento estratégico promove a eficiência operacional que ajuda a distinguir áreas que devem ser aperfeiçoadas, o que vai suceder em economia de custo e no avanço do processo de produção, fortalece a competitividade e cria uma base sólida para o crescimento sustentável. Em resumo, é uma ferramenta essencial para direcionar a empresa ao sucesso, proporcionando uma vantagem significativa no mercado de usinagem de precisão e crescimento constante de empresas de torno e outras microempresas.Item A importância do planejamento para as organizações empresariais do Pajeu em Pernambuco(2024) Costa, Ana Paula da; Costa, Erilane Lourdes Nunes da; Lima, Gilma Tereza de; Eguez, Bárbara Adelaide ParadaO objetivo deste trabalho mostrar como uma organização pode crescer através do ato de planejar estrategicamente suas ações. Ao observar o cenário atual das organizações empresariais, situadas na região do pajeú do estado de Pernambuco, verificamos a importância de programar e criar os roteiros de desenvolvimento de atividades dentro das instituições, pois o mercado encontra-se cada vez mais competitivo e isso faz com que essa ferramenta de gestão seja a cada dia mais fundamental para um bom desenvolvimento e para a obtenção de um resultado positivo, seja no trabalho dos colaboradores e até mesmo na concretização dos objetivos estipulados. A metodologia utilizada é uma pesquisa qualitativa, exploratória e bibliográfica, que centrada no papel do gestor e na importância do trabalho de uma equipe motivada, sendo assim foi possível averiguar como sendo um fator determinante para geração de bons resultados mediante as metas traçadas.Item A importância do plano de negócio para o microempreendedor individual na abertura de loja de cosméticos(2024) Ramiro, Eloíza Rodrigues; Ferreira, Leidiane da SilvaObjetivo: Enfatizar a importância do plano de negócio para os Microempreendedores Individuais na abertura de loja de cosméticos. Métodos: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, onde os dados foram coletados por meio de busca de artigos na base de dados da Acervo Mais e Google Acadêmico, aplicando o filtro de trabalhos em Português, publicados nos últimos 5 anos. Para análise dos resultados e discussão foram selecionados cinco trabalhos completos. Resultados: Quando se elabora um plano de negócios se tem uma visão mais clara e organizada sobre o empreendimento, assim, fica mais fácil estudar seus objetivos e mensurar os seus resultados e colocar as ideias em prática. Foi possível identificar, que o ramo de perfumaria e cosméticos é uma grande oportunidade para os Microempreendedores Individuais e o negócio se torna mais atrativo e lucrativo com a venda de perfumes, itens de maquiagem e produtos para cabelo. Considerações Finais: É viável a abertura de loja de cosméticos, em virtude da grande demanda de clientes e grande variedade de produtos, mesmo com a concorrência, mas é imprescindível desenvolver um plano de negócio para esse empreendimento.Item A influência do marketing digital no comportamento do consumidor do supermercado modelo(2023) Silva, Cleidy de Jesus; Chibiaqui, Eloiza Dal PozzoO marketing digital, especialmente as divulgações realizadas nas mídias sociais, tem ganhado cada vez mais espaço para a concretização de vendas e fidelização de clientes. Com isso, neste trabalho será analisada a influência do marketing digital no comportamento do consumidor do Supermercado Modelo, localizado na cidade de Ouro Preto do Oeste - RO. Foi realizada pesquisa qualitativa, com entrevistas estruturadas a clientes do supermercado e analisadas as publicações do perfil (supermercadomodelo__) no Instagram. A pesquisa mostrou que o marketing digital influencia no processo de compra dos clientes do Supermercado Modelo, principalmente o Instagram, embora não haja uma periodicidade diária nas publicações. Quanto ao público predominante é o feminino, com faixa etária de 32 anos. Os resultados evidenciaram que é necessário que o Supermercado Modelo divulgue mais publicações diárias e diversificadas, com participação variada do elenco no Feed do Instagram e no “GRUPO VIP” do WhatsApp, contemplando assim todos os setores e públicos. Desta forma, o Supermercado fomentará suas mídias sociais e, consequentemente, poderá aumentar ainda mais suas vendas e captar mais clientes.Item A utilização de marketing em vendas(Revista ft, 2023) Castro, Geraldo Correia de; Gaspar, Guilherme Tadaki TazoO presente artigo tem como objetivo geral demonstrar a importância dos métodos de Gestão Empresarial com a utilização de marketing em vendas. Para a realização desta pesquisa foi adotada a abordagem qualitativa, de natureza aplicada. A pesquisa compõe-se de referencial bibliográfico, onde se buscou opiniões de diversos autores sobre a temática, além da pesquisa de campo, efetuada por meio de um questionário. A problemática surgiu a partir da identificação dos impactos que os métodos de gestão com a utilização de marketing em vendas, têm dentro do setor empresarial local. Os resultados indicam que é necessária a implantação e manutenção de ferramentas de gestão aplicadas ao marketing em vendas que possam possibilitar a vantagem competitiva do negócio, além de cativar e fidelizar os clientes, em meio a um mercado de alta competição, constante mudanças e consumidores cada vez mais exigentes.Item A utilização de técnicas de recrutamento e seleção como ferramenta de impulsionamento da qualidade de vida e produtividade na unidade do banco da Amazônia de São Miguel do Guaporé – RO(2023) Santos Filho, João Francisco dos; Silva, Marcos Carvalho da; Silva, Barbara Elis NascimentoEste artigo visa explorar as técnicas de recrutamento e seleção como ferramentas fundamentais para aprimorar a produtividade e a qualidade de vida no trabalho, dentro do contexto da administração pública. Fundamentado em uma revisão da literatura, o estudo destaca a importância de abordagens inovadoras e eficazes no processo de seleção de pessoal para organizações do setor público e como isso melhora a qualidade de vida no trabalho. A escolha adequada de colaboradores não se limita apenas às habilidades técnicas e experiência profissional, mas também se estende à avaliação de características pessoais, como aptidões interpessoais, valores e motivações. Esses fatores desempenham um papel crucial na formação de equipes coesas e na promoção de um clima organizacional positivo, contribuindo diretamente para a qualidade de vida dos funcionários. Portanto, esta pesquisa se insere em um contexto amplo de melhorias das relações de trabalho e na busca por estratégias que promovam um equilíbrio saudável entre o desempenho profissional e a satisfação pessoal dos colaboradores.Item Análise da gestão socioambiental dos resíduos sólidos de uma empresa de fabricação de esquadrias de alumínio e instalação de vidros temperados(2023) Silva, Débora Teixeira da; Gomes, Salete do Carmo; Carmo, Juliana Maria Lima doO presente artigo tem como objeto de pesquisa a temática sobre a análise da gestão socioambiental dos resíduos sólidos de uma empresa de fabricação de esquadrias de alumínio e instalação de vidros temperados, haja vista que há uma crescente preocupação com ogerenciamento dos resíduos de materiais utilizados na produção de bens ou serviços. Este trabalho tem como objetivo geral: analisar se a empresa possui ações implantadas para o descarte de resíduos sólidos para amenizar os impactos socioambientais. E como objetivos específicos: verificar os conceitos e características da Revolução Industrial e sua evolução histórica; demonstrar as formas mais sustentáveis de gerenciamento e aproveitamento de resíduos, como alumínio e vidro; e, verificar o acondicionamento temporário e o destino final dos resíduos ou rejeitos produzidos pela empresa. Para a elaboração deste artigo os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa qualitativa, bibliográfica, de cunho exploratório, de classificação descritiva, com enfoque técnico e observações in loco na empresa familiar. Os resultados desta pesquisa apontaram que, há uma necessidade premente e precípua de gerenciamento de maneria eficaz dos resíduos sólidos produzidos pelas empresas, fato este que apresenta uma preocupação de estudiosos, da academia e da sociedade em geral. Considerando que, há desperdícios de recursos naturais, muitas vezes não há a devida reciclagem ou o adequado destino para estes resíduos. Conclui-se que, as ações da empresa familiar estudada têm sido pautadas na observância e um eficiente gerenciamento, tanto dos materiais a serem utilizados na produção de esquadrias de alumínio com vidro quanto nos resíduos. Diante de uma gestão eficaz a compra de materiais é realizada de acordo com a demanda e sob medida, e em casos de sobras e resíduos produzidos estes são acondicionados nos seus devidos recipientes e encaminhados para empresas licenciadas a receberem tais resíduos.Item Análise das mídias sociais Instagram e WhatsApp da papelaria Divina Paz(2024) Silva, Maria de Jesus Fernandes da; Leandro, Viridiaine dos Santos; Chibiaqui, Eloiza Dal PozzoPerante as transformações digitais e o marketing online ganhando cada vez mais espaço nas vendas e na consolidação das marcas, o objetivo deste trabalho é fazer a análise das mídias sociais Instagram e whatsapp da Papelaria Divina Paz, da cidade de Nova Mamoré (RO), no período de 2017 a 2024. Com isso, verificou-se quais os usos das mídias sociais, bem como foram sugeridos encaminhamentos com relação à melhoria e estratégias de divulgação no ambiente online, de forma a captar novos clientes e também aumentar as vendas da Papelaria. Verificou-se que no Instagram é possível fazer mais postagens, bem como patrocinar conteúdos para o público da cidade e também dos municípios vizinhos. No whatsapp, as estratégias referem-se a, principalmente, criar uma lista de transmissão para que os clientes sempre vejam as promoções e novidades e para que mais pessoas possam ser alcançadas.Item Análise do tempo e atendimento na execução das tarefas(2024) Andrade, Suzi Meire dos Santos; Rodrigues, Maray del Carmen SilvaEste trabalho de conclusão de curso (TCC) aborda a análise do tempo na execução das tarefas como um elemento crucial para a eficiência e a produtividade em diferentes contextos organizacionais. O objetivo principal é investigar como o tempo influencia a realização de tarefas e processos, identificando possíveis gargalos e oportunidades de melhoria. A pesquisa fundamenta-se em uma revisão bibliográfica abrangente sobre teorias de gestão do tempo, métodos de análise de processos e ferramentas de monitoramento de desempenho. O estudo se baseia em referências teóricas que demonstram a importância de uma gestão eficaz do tempo para o sucesso organizacional. A metodologia adotada envolve a coleta de dados por meio de observação direta, registros de tempo e análise de sistemas de informações. Os dados coletados são analisados quantitativamente para identificar padrões, variações e oportunidades de otimização. Os resultados obtidos destacam a relação direta entre uma gestão eficiente do tempo e a melhoria da qualidade, produtividade e satisfação no trabalho. São discutidas recomendações práticas para aprimorar a alocação de recursos temporais, reduzir desperdícios e promover uma cultura organizacional orientada para resultados. Por fim, este estudo contribui para o desenvolvimento de estratégias e práticas que visam maximizar o uso do tempo nas organizações, enfatizando a importância de uma abordagem sistemática e contínua na análise e gestão do tempo na execução das tarefas.Item Aplicação de ferramentas de gestão de qualidade em microempresas de Araruna/PB(Revista ft, 2023) Rodrigues, José Cristiano de Azevedo; Luz, Josefa Wanessa da Silva; Borges, Lilian Felix; Guardia, GleisonO presente estudo teve como embasamento a aplicação das ferramentas de qualidade em pequenas empresas do Município de Araruna-PB. A realização deste trabalho se deu por meio da pesquisa bibliográfica e entrevistas. As técnicas de qualidade são extremamente eficientes para o avanço dos procedimentos, sendo elementos indispensáveis para a ampliação da concorrência das organizações. Através da análise documental e com o auxílio de ferramentas de gestão poderá ser verificado os possíveis resultados operacionais e líquido positivo das empresas estudadas. Por isso, a investigação no sentido de buscar conhecer quais ferramentas de gestão e qualidade são utilizadas pelas empresas em suas práticas de gestão. O trabalho busca verificar as possíveis oportunidades de uma gestão de qualidade, sendo assim necessário a possibilidade de implementação das ferramentas de qualidade para assegurar resultados significativos a médio e longo prazo.Item As vantagens das práticas motivacionais no comércio varejista(2023) Fidelis, Alef Vital; Silva, Francilene de Jesus; Silva, Tatiele José Nunes da; Pinheiro, Aline Gomes LopesA temática da motivação é de fundamental importância na abordagem do planejamento de empresas do comércio varejista, pois permite que as pessoas alcancem níveis de produtividade superiores às expectativas e estabeleçam relacionamentos mais harmoniosos com os grupos aos quais pertencem. Diante disso, pretende-se neste trabalho identificar as vantagens das práticas motivacionais no comércio varejista e demonstrá-lo para a empresa participante do projeto de intervenção realizado pelo grupo. Para tanto, foi feito uma pesquisa bibliográfica qualitativa a sites que versam sobre a temática. De acordo com os resultados obtidos, os estudos apontam para diversos benefícios da motivação de colaboradores dentro de uma empresa, tais quais: colaboradores motivados sentem-se satisfeitos em relação ao volume de tarefas e atividades do trabalho que realizam, sentem-se mais comprometidos, diminuem erros, faltas, atrasos, se empenham mais e consequentemente aumentam a produtividade da empresa.Item Como o Marketing Influencia o discernimento de utilidade e inutilidade no mercado(IOSR Journal of Business and Management (IOSR-JBM), 2024) Pedroza, Maria Luiza Maltezo; Verley, Marileide de Oliveira; Gaspar, Guilherme Tadaki TazoA função do Marketing é gerar valor para os consumidores e lucro para as empresas, esse processo é uma ação contínua com operações regulares que visa estruturar as atividades dentro do negócio, seja ele pequeno, médio ou de grande porte. Na atualidade há uma infinidade de tipos de marketing, independente qual seja o tipo, a finalidade é sempre mostrar o produto, suas vantagens e valores de forma simples e direta gerando interesse em consumir. Em busca de tentativas para adaptar-se às mudanças do mundo cada dia mais globalizado, consumista e competitivo, as empresas tendem a adotar medidas estratégicas para conquistar e fidelizar o cliente à sua marca, produto ou serviço. O conceito de útil de acordo com o dicionário é definido como aquilo que tem uso ou serventia, que satisfaz uma necessidade, porém ao assistir uma propaganda ou ler um anúncio no jornal são criadas formas de fazer com que o telespectador se torne um possível consumidor assíduo. Ao passar do tempo, conforme o avanço dos estudos sobre como a psicologia funciona é nítido que as ofertas estão sendo planejadas de acordo com o público alvo, usando palavras chaves, situações que possam causar nostalgia ou até mesmo sentimento de pertencimento, assim como acontece com o marketing do filme Barbie, onde é possível observar vários easter eggs que somente aquele delimitado grupo acompanhante da vida da personagem irá conseguir entender tal conjuntura por completo. Deste modo, se faz necessário entender como tais técnicas são usadas nesse discernimento e como conseguem influenciar as pessoas sobre o que realmente seja útil ou não. Através dessa pesquisa com um questionário, pretendemos entender as técnicas e estratégias de vendas e negociações utilizadas.Item Controle de estoque em uma empresa de pequeno porte(2022) Barba, Gabriely Botelho; Meneguelli, MayraO controle de estoque é essencial para qualquer empresa de grande ou pequeno porte, pois é através dele que se tem o controle do que será necessário comprar do fornecedor no próximo pedido, além de ter o controle de vendas e despesas. O objetivo deste trabalho é alcançar mais pessoas para mais pesquisas deste nicho, para alertar os Microempreendedores a importância de ter uma boa gestão para obter melhores resultados. Foi feita uma entrevista com o proprietário de uma loja de variedades onde ainda não era utilizado e foi sugerido o uso de um aplicativo para registro de entrada e saída de produtos. Foi tabulado por meio do aplicativo TRINTA, que oferece uma solução fácil para controle das finanças, estoque, vendas online e qualquer meio de pagamento. Por meio dos dados coletados através de notas fiscais tabuladas no aplicativo, observou-se que a empresa obteve 51,8% de lucro com as vendas.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »