Trabalhos Acadêmicos
URI Permanente desta comunidade
Esta comunidade será composta pelos Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação, especialização e mestrado desenvolvidos no âmbito do IFRO.
Navegar
Navegando Trabalhos Acadêmicos por Curso "Licenciatura em Matemática"
Agora exibindo 1 - 20 de 67
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A aprendizagem Matemática por meio de jogos educativos(2023) Prado, Dayane Rodrigues do; Souza, Irlan Cordeiro deEste artigo destaca a relevância do ensino da Matemática através de jogos, enfatizando o papel do professor como mediador na prática educacional. Ao avaliar as habilidades dos alunos, o docente torna a Matemática mais atrativa, conferindo-lhe significado no processo de aprendizagem. A base metodológica deste estudo se fundamenta na pesquisa bibliográfica, evidenciando que o uso de jogos em sala de aula pode ser uma ferramenta valiosa, auxiliando os alunos a superar dificuldades. Essa abordagem promove não apenas a diversão durante o aprendizado, mas também a interação entre os alunos e o professor, além de fortalecer o pensamento lógico, essencial na resolução de problemas e cálculos. Os jogos surgem como uma tática pedagógica alinhada aos parâmetros da Base Nacional Comum Curricular de Matemática. Sua implementação visa aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, respaldada tanto nos Parâmetros Curriculares Nacionais quanto em análises de diversos autores. Esta pesquisa destaca as vantagens do uso de jogos no ensino da Matemática, identificando, porém, que as desvantagens estão muitas vezes associadas à postura do professor diante dessa metodologia.Item A educação financeira e sua importância no ensino aprendizagem(2023) Santos, Weberton Cordeiro dos; Syryczyk, Edinalcio FernandesO presente trabalho versa sobre uma pesquisa bibliográfica qualitativa, que objetiva contribuir com a construção de uma nova metodologia, que favoreça uma abordagem crítica relacionada a Educação Financeira, para que seja compreendida e discorrida em ambientes cujo o amestramento tem grande relêvancia. Conceitos e processos históricos nele inserido, contribuem para propiciar informações e enriquecer uma aprendizagem em relação ao surgimento e a evolução do dinheiro. O processo de evolução da economia tem sido determinante para a sociedade, entretanto ela revela os degraus que foram importantes para o desenvolvimento comercial, entre eles, o presente estudo relata a Industrialização, que foi um despertar para transformações, inovações e criações em industrias, que hoje seus resultados inspiram e fortalecem cada empresa. Com o decorrer de anos, isso fez com que o capitalismo crescesse, no entanto, esses processos nos trouxe novos olhares em relação a aprendizagem da matemática, para com o seu uso nas industrias e com bases rígidas para economia. Até os dias atuais, entende-se a importância de observar a necessidade histórica de fazer uma boa administração de bens, a partir deste intuito, a educação financeira se torna uma ferramenta indispensável para um controle financeiro, ao qual gera resultados surpreendentes. Esta pequena narrativa nos leva a entender que, a busca pelo suficiente tem grande importância para um administrador. O objetivo de educar-se financeiramente vem se tornando um processo cada vez mais voltado para uso individualista. Existe hoje, estratégias comerciais, que atraem e escravizam os indivíduos que deles são dependentes, alienando-os a aquisição de bens e serviços até mesmo sem necessidade. Entretanto, aproveitam da dificuldade que as pessoas tem em ter um planejamento financeiro, e os atraem a consumirem mais do que o necessário. Elaborar conceitos, atitudes e preparar alunos capazes de questionar e atuar frente os desafios de uma Educação Financeira preocupada com a mudança de concepção e ideologias propagadas, é uma tarefa também do professor que ensina matemática, ainda mais em um período que se busca o rompimento com a ideologia da certeza e supremacia do ter. Por meio do ensino aprendizagem, pretendemos utilizar a matemática como um veículo ao longo do caminho para contribuir com a discussão da educação financeira com foco na construção de uma sociedade crítica.Item A história da olimpíada brasileira de Matemática das escolas públicas (OBMEP) e suas contribuições para o ensino-aprendizagem da Matemática.(2023) Silva, Daniel Wesley; Werneck, Jorge da SilvaO presente artigo, de cunho analítico, apresenta uma breve história sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Foi realizada, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica e documental, que buscou apresentar um breve histórico de como surgiu a olimpíada e como ainda são realizadas nas escolas públicas do país, com objetivo de enfatizar a importância da realização das olimpíadas de matemática e como trabalhá-las dentro do espaço escolar. Em seguida, são propostas algumas ações de enfrentamento, concluindo-se que para além das práticas pedagógicas direcionadas, é preciso que o educador, em sua convivência diária com os educandos, dissemine e estimule valores como o respeito e a diversidade, seja ela étnica, ou de qualquer razão e por fim, relatados algumas experiências de alunos participantes da OBMEP.Item A importância da capacitação dos profissionais do atendimento educacional especializado: potencializando aprendizagem(2024) Santos, Kelli de Paula; Syryczyk, Edilberto FernandesEsta pesquisa tem como objetivo discutir a importância da capacitação dos profissionais que trabalham no Atendimento Educacional Especializado (AEE) no município de Colorado do Oeste, no estado de Rondônia. Abordaremos a sala multifuncional e o AEE, aspectos relacionados à inclusão e a capacitação dos profissionais que atuam no Atendimento Educacional Especializado, sua importância, como a capacitação dos professores impacta o ensino, e se todos esses profissionais têm acesso a essa capacitação. A pesquisa de campo trará uma abordagem empírica que envolve os educadores, juntamente com aspectos teóricos já explorados por outros pesquisadores, na perspectiva da melhoria do ensino especializado. A pesquisa é de natureza qualitativa e utilizará como instrumento de coleta de dados entrevistas com professores. Concluiremos com uma visão geral sobre o amparo que as leis oferecem em relação ao ensino especializado.Item A importância da leitura literária para a resolução de problemas interpretativos no ensino fundamental I(2004) Rezende, Patrícia Aparecida Silva; Ferrari, Sandra Aparecida Fernandes LopesA matemática muitas vezes pode ser vista como a Rainha de Copas do livro do Lewis Carroll, alguém que sempre diz: “Cortem as cabeças!”. No entanto, ela só é vista assim por não ser compreendida. Diante dessa circunstância, o professor precisa criar um método para solucionar esse e diversos outros problemas. Neste trabalho, abordamos a importância da leitura literária no desenvolvimento de habilidades cognitivas necessárias para a aprendizagem das quatro operações básicas da matemática. Já que a leitura possibilita o aluno a compreender e entender os textos. O principal foco deste trabalho é evidenciar a magnitude que a leitura literária pode trazer para o benefício do próprio aluno, ao ajudá-lo a compreender um problema e resolvê-lo. Outros objetivos da pesquisa são: mostrar que a matemática pode ser aprendida de uma forma mais divertida e tranquila, além de encontrar os vários motivos para os alunos terem dificuldades em aprender os conteúdos da disciplina. O livro utilizado nesta pesquisa para ser administrado em sala de aula foi: As Aventuras de Alice no País das Maravilhas do Lewis Carroll, na qual estará de alguma forma demonstrando palavras utilizadas na matemática com seus diversos usos e significados. A pesquisa é bibliográfica, em que foram analisados textos, livros, artigos e tantas outras fontes de conhecimento.Item A importância da matemática no ensino fundamental II para o desenvolvimento sustentável(2023) Lima, Wiliam Rafael de; Ramos, ArilsonEssa pesquisa aborda sobre a contribuição plausível da disciplina de matemática e a sua relação com a sustentabilidade, já que a área de exatas, tem o papel de calcular, quantificar e integrar a utilização dos produtos e o impacto ambiental por meio de informações numéricas, além disso, demonstram a relevância da interpretação e da construção de gráficos, tabelas e outros, assim, o docente deve ser o principal mediador do ensino e constituir cuidados com o meio ambiente e com a natureza. O presente estudo teve como objetivo destacar a importância da Matemática no Ensino Fundamental II para o desenvolvimento sustentável. Os resultados alcançados demonstraram que a Matemática tem papel importante no ensino e nas práticas da sustentabilidade, visto, que através os discentes podem aprender as consequências boas e ruins de suas atitudes no meio onde vive. Conclui-se, que as escolas de educação básica têm papel fundamental no ensino da Matemática em conjunto com a sustentabilidade, assim, o docente deve nortear os estudantes a praticarem ações que influenciem diretamente na sociedade. Portanto, é imprescindível disseminar preceitos e ter atitudes adequadas para levar em consideração a relevância da sustentabilidade ambiental, especialmente para despertar nesses indivíduos um posicionamento crítico de ideias e atividades que visem a construção de uma sociedade sustentável, já que a Matemática pode levar o aluno a refletir através dos cálculos como as mudanças climáticas, a dispensação do lixo no local inadequado, dentre outras, podem causar danos irreversíveis ao meio ambiente.Item A importância do ensino da educação financeira nas escolas para o planejamento financeiro familiar(2024) Narcizo, Marcos; Santos, Antonio Sergio Florindo dosO presente trabalho de conclusão de curso possui o objetivo precípuo de refletir por meio de dados de pesquisas, artigos e fontes diversas acerca da qualidade de ensino de educação financeira ofertada aos discentes do ensino escolar, para compreender se há influência deste ensino na microeconomia doméstica, ou seja, se existe relação entre a educação financeira ofertada e o endividamento e/ou superendividamento das famílias brasileiras. Para possibilitar resultados satisfatórios quanto ao objetivo apresentado, foram realizadas pesquisas bibliográficas, conforme demonstrado na metodologia, em especial, dados oficiais apresentados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE e o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – Pisa. Além disso, foram estudadas pesquisas que demonstrassem a situação econômica do país atualmente, e como ela poderia ser influenciada pela educação financeira nas escolas, tanto de forma negativa, no caso de sua ausência ou insuficiência, quanto positiva, nos projetos escolares apresentados que impactam a economia das famílias dos estudantes e seu modo de pensar o dinheiro. Ao final, há discussão dos resultados e conclusão demonstram a forma cíclica ligada a ausência de instrução suficiente ao lidar com a microeconomia doméstica e o endividamento e superendividamento familiar.Item A matemática da escala musical(2023) Santos, Tcherlysnen Droan Lopes; Pereira, Maily MarquesEste artigo aborda a relação entre a matemática e a música, destacando a importância da matemática na formação das escalas musicais. A música é uma forma de expressão humana que combina sons de maneira agradável ao ouvido. Ao longo da história, surgiram diversas teorias sobre a origem da música, e uma das mais aceitas é a de que ela surgiu como forma de comunicação e expressão. O monocórdio de Pitágoras, um instrumento musical antigo, desempenhou um papel fundamental na compreensão da relação entre a música e a matemática. Pitágoras descobriu que as frequências sonoras podem ser expressas em proporções matemáticas simples, como razões entre números inteiros. Essas proporções são fundamentais para a formação das escalas musicais e para a harmonia musical. O monocórdio permitiu a Pitágoras explorar e compreender as relações matemáticas entre as notas musicais, como a oitava, a quinta e a quarta. A matemática também está presente na formação das 12 notas musicais utilizadas na música ocidental, que são divididas em semitons. Essa divisão foi estabelecida de forma a manter a mesma distância entre as notas ao longo da escala. A compreensão da matemática das escalas musicais enriquece nossa apreciação e compreensão da música, revelando a harmonia e a estrutura por trás das melodias e harmonias que ouvimos. A interseção entre música e matemática é uma área fascinante que nos permite explorar as maravilhas sonoras do mundo de forma mais profunda.Item A matemática da vida: nas brincadeiras e nos jogos se aprende com mais facilidade(2022) Pereira, Adiná Oliveira; Santos, Antonio Sérgio Florindo dosOs jogos didáticos caracterizam-se como importante e viável alternativa para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem por favorecer a construção do conhecimento ao aluno. Educar de forma lúdica utilizando jogos didáticos vem sendo uma estratégia viável nos últimos tempos, pois a familiaridade que o lúdico proporciona para a compreensão dos conteúdos tem sido muito relevante. Em se tratando do ensino fundamental tais jogos proporcionam uma melhor compreensão de termos abstratos e de conteúdos que nem sempre estão no cotidiano dos alunos, além de proporcionar-lhes a motivação e a sociabilização entre alunos e professor. A partir da referida pesquisa espera-se compreender como a prática baseada em jogos didáticos tem contribuído para a melhoria da aprendizagem, além de se observar quais os objetivos dos professores em incluir jogos na proposta de ensino e que mudanças essa atitude proporcionou na postura pedagógica e no processo em si. Após a pesquisa e com base nela será delimitada a fundamentação teórica que embasa o assunto para assim poder avançar na construção do Trabalho final. Portanto como metodologia este trabalho preconiza uma pesquisa exploratória descritiva e qualitativa, tendo como base para os estudos a análise de dados bibliográficos, qualificando o trabalho como pesquisa descritiva.Item Alfabetização digital docente e o ensino de matemática(2023) Almeida, Fábio Chaves de; Campos, Jean PeixotoO presente trabalho busca discutir a importância da alfabetização digital do professor de matemática, desde a formação docente, para que o profissional possa desempenhar, além dos aspectos operacionais de uso, uma reflexão maior, que inclui indagações de como e por que usar o suporte digital em suas intervenções pedagógicas. Teve como objetivo principal mostrar e discutir ideias tecnológicas e a alfabetização digital do docente, visto que há a necessidade de aprimorar a conexão entre os meios tecnológicos de ensino, a formação docente e o processo de ensino aprendizagem por meio dos mais variados suportes tecnológicos. Para este estudo foi realizado um levantamento bibliográfico a fim de apresentar a importância da formação tecnológica do professor de matemática, já que este tem o papel de mediar o ensino e promover a inclusão digital. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo que teve como base artigos, dissertações e teses, disponíveis nas bases de dados da Scientific Eletronic Library Online (Scielo) Brasil, Google Livros, anais de eventos e sites. Nota-se que apesar do avanço das tecnologias digitais mostrarem seus efeitos ao auxiliar para o desenvolvimento da educação, ainda há uma resistência na formação de profissionais capacitados para usá-las com propriedade e sucesso.Item Análise da Coleção Prisma Matemática: área matemática e suas tecnologias(2022) Silva, Elaine Cristina da; Alencar, José InildoConsiderada uma das áreas mais difíceis pelos estudantes, a área de Matemática e suas Tecnologias, estabelecida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), traz novas propostas para o Novo Ensino Médio (NEM) que visam oportunizar aos estudantes uma nova maneira de construir seu aprendizado sendo o protagonista do processo ensino-aprendizagem. Para atender as expectativas do protagonismo do estudante no Novo Ensino Médio como propõe a BNCC, foi necessário reformulações e adequações nos livros didáticos que serão utilizados a partir de 2022 em todas as escolas que ofertam o ensino médio. Este trabalho pretende analisar como a Coleção Prisma Matemática, da Editora FTD, com autoria de José Roberto Bonjorno, José Ruy Giovanni Jr e Paulo Roberto Câmara de Souza, atende os parâmetros definidos pela BNCC para o novo ensino médioItem A ansiedade no processo de ensino - aprendizagem da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental(2021) Santos, Jaqueline Hupp dos; ; Barboza, Claudemir Miranda; Abreu, Michelle AyresA matemática é considerada incompreensível e temida por muitos alunos nos diversos níveis educacionais. Mas de acordo com Carmo (2013) isso não poderia estar acontecendo, uma vez que essa disciplina faz parte da vida de cada aluno e é uma ferramenta muito útil na resolução de problemas. A matemática é uma disciplina considerada difícil pelos alunos e muitos a detestam e a temem desenvolvendo um bloqueio mental em sua aprendizagem, assim desencadeando uma ansiedade pela matemática. Nesse sentido, este trabalho apresenta, de acordo com Oliveira (2008), o conceito e sintomas da ansiedade bem, como seus efeitos na aprendizagem da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, e sua identificação dentro do contexto escolar, de forma que medidas possam ser tomadas, a fim de melhorar o desempenho da aprendizagem dos alunos (SILVA, 2011). O trabalho se fundamenta basicamente em revisão bibliográfica. Esse trabalho tem por objetivo uma reflexão e uma análise por parte dos envolvidos no processo e ensino aprendizagem na ansiedade frente ao processo de ensino aprendizagem da matemática pelos seus alunos.Item Aplicação de jogos como metodologia de ensino para alunos do ensino fundamental(2023) Alves, Andrea Rosa; Milani, Samanta MargaridaEste trabalho tem como objetivo geral dissertar sobre as aplicações dos jogos matemáticos como metodologia de ensino. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem bibliográfica. O estudo enfoca a formação de métodos lúdicos, a importância do brincar no contexto escolar, a utilização de jogos como ferramenta de ensino e o papel do professor na construção do conhecimento dos alunos por meio dos jogos. Através desta investigação, busca-se avaliar a relevância dessa metodologia de ensino para o aprendizado escolar. Como resultados destacamos que a aplicação de jogos como estratégia de ensino permite ao professor motivar os alunos na aquisição e fortalecimento do conhecimento ao longo de sua trajetória educacional. E a utilização dessas abordagens promove um ambiente escolar mais envolvente, conectado, dinâmico e participativo.Item Um aplicativo para cálculo do termo geral de sequências numéricas(2021) Silva, Lidiomar Casteluber; Barboza, Claudemir MirandaO presente trabalho trata do processo de desenvolvimento, funcionalidade e utilização do aplicativo de smartphones Android, intitulado SequenceCalc. A proposta desse aplicativo é calcular uma expressão polinomial para representar o termo geral de qualquer sequência finita de números racionais, limitando-se, dentro do estabelecido, apenas pela capacidade computacional do aparelho utilizado para executá-lo. Considerando isso, o objetivo desse trabalho é apresentar o SequenceCalc, a lógica matemática envolvida em seu funcionamento e mostrar sua utilidade na resolução de problemas que necessitem da expressão do termo geral de uma sequência numérica ou que auxilie, de alguma forma, na resolução desses problemas. Além disso, constatou-se a falta de outros aplicativos de smartphone com funcionalidade equivalente, sendo esse, um dos fatores que motivaram o interesse em desenvolvê-lo. A fim de mostrar a utilidade do aplicativo, apresenta-se no trabalho a resolução de dois problemas utilizando-o. A partir dessas resoluções, verificou-se que o SequenceCalc traz benefícios para a solução de problemas que, de forma direta, envolvem o termo geral de sequências numéricas e também em outros que possam, apenas em parte, necessitar dessa expressão do termo geral, agilizando um processo que seria normalmente muito demorado se feito manualmente. Ele mostrou-se útil, inclusive, na interação com outros softwares matemáticos, a partir de suas funções de troca de variável e compartilhamento da expressão do termo geral. Apesar do aplicativo já se mostrar funcional, pretende-se, futuramente, adicionar a ele novas funcionalidades como: a identificação de tipos de sequência e de algumas sequências específicas conhecidas, a apresentação de mais de uma expressão de termo geral para dadas sequências, entre outros recursos.Item Biblioteca de Alexandria e sua importância para a história da matemática(2022) Piovevan, Escarletti Zordenoni; Werneck, Jorge da SilvaO objetivo principal deste estudo é dar uma perspectiva de como foi o ofício histórico no colossal centro cultural, o Museu e Biblioteca de Alexandria, descrevendo os acontecimentos históricos na evolução matemática de forma precisa para uma melhor compreensão, e mostrar a importância que a biblioteca de Alexandria guardara referente à Matemática na época áurea e até a queda definitiva da ciência nesse período histórico. Objetivou, também destacar os acontecimentos e evoluções que antecederam a abertura de novos caminhos para consequentes etapas de avanço na Matemática, assim como conseguir conciliar diferentes culturas, sendo então adotado a famosa cultura helenística, também será apresentado dentro deste contexto a mobilidade gigante de cientistas matemáticos e ligações entre eles, alguns descendentes de diversos lugares e sediados em Alexandria, já outros graduados em Alexandria e regressados à sua terra natal. Será retratado também no presente artigo, a biblioteca de Alexandria nos tempos atuais, descrevendo sua atual estruturação. Para realizar as análises e interpretar os autores, será utilizado o método históricocrítico (MACIEL & BRAGA, 2008).Item Brincando e aprendendo: o uso de recursos lúdicos para estudo de análise combinatória e probabilidade(2021) Eller, Beatriz da Conceição Pereira; Pereira, Maily MarquesEste trabalho tem como objetivo apresentar por meio da combinação do uso de recursos lúdicos e jogos matemáticos o estudo de análise combinatória e probabilidade. O trabalho realizou uma pesquisa bibliográfica em sites virtuais e livros sobre o assunto, mostrando o pensamento do autor em relação aos jogos matemáticos. O interesse pelo tema surgiu depois de executar uma atividade que foi desenvolvida em sala de aula na disciplina “oficina de material pedagógico” durante o 7º período do curso Licenciatura em Matemática ofertado pelo IFRO campus Cacoal, visando unir jogos e matemática em algo totalmente novo com o objetivo de que, ao ser aplicado nas aulas de matemática os alunos possam se divertir ao aprender. Portanto, ele tenta apresentar os benefícios e os motivos para usar essa metodologia nas aulas de matemática. Nesta pesquisa, objetivamos apresentar o jogo da senha e seus benefícios para ensinar o Princípio Fundamental da Contagem (PFC).Item Circuitos elétricos: ligação entre equação diferencial e a Física(2024) Sakyrabiar, Aline da Silva Corrêa; Barboza, Claudemir MirandaO presente trabalho tem como objetivo principal aprofundar a compreensão das relações intrínsecas entre os cálculos das Equações Diferenciais Ordinárias (EDO) e os princípios fundamentais da física no contexto dos circuitos elétricos. Iniciando com uma análise introdutória, estão sendo detalhadamente apresentados os componentes fundamentais de um circuito elétrico, tais como resistores, indutores, capacitores, fontes de tensão, fontes de corrente e interruptores, juntamente com uma exploração minuciosa de suas características e funcionamentos específicos. A pesquisa segue com uma análise detalhada das equações diferenciais, incluindo suas classificações em relação ao tipo, à ordem e à linearidade. Esse aprofundamento teórico serve como alicerce essencial para a compreensão completa da interseção entre a Matemática e a Física no contexto dos circuitos elétricos. Para consolidar o conhecimento adquirido, são demonstradas aplicações práticas das Equações Diferenciais Ordinárias (EDO) em problemas envolvendo circuitos elétricos. Isso abrange cenários complexos, como circuitos com resistores e indutores (RL), circuitos com resistores e capacitores (RC), circuitos envolvendo capacitores e indutores (CL) e circuitos que incorporam resistores, indutores e capacitores (RLC), além de representações gráficas utilizando a plataforma geogebra. Antecipamos que este estudo contribuirá substancialmente para a compreensão da conexão entre a matemática das EDOs e os princípios físicos subjacentes aos circuitos elétricos, enriquecendo, assim, o conhecimento nas áreas de Matemática aplicada.Item Construção de pipas: contribuição para o ensino da Matemática(2021) Matias, Carla Camila; Pereira, Maily MarquesO presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância de se trabalhar com a construção da pipa nas aulas de matemática, uma vez que o aprendizado pode ocorrer de forma prazerosa e significativa em que o aluno estará lidando com o conteúdo de uma forma concreta o que facilita o processo de ensino aprendizagem. Muitos alunos consideram a matemática uma disciplina difícil e tediosa por ser muito abstrata e ensinada de forma tradicional pelos professores, assim uma nova estratégia, no caso o uso da construção da pipa nas aulas de matemática pode ser um importante avanço no ensino de geometria na matemática. O trabalho se fundamenta basicamente em pesquisa bibliográfica. Pretende-se com esse artigo levantar uma reflexão a respeito do uso da construção da pipa no processo de ensino aprendizagem da matemática, uma vez que este pode contribuir de forma significativa. Mas para que as aulas tenham resultado é importante que professor faça um rigoroso planejamento afim de encontrar as potencialidades e limitações de trabalhar a construção da pipa nos conteúdos matemáticos.Item Contribuições das plataformas digitais educacionais na formação inicial de uma licenciada em matemática, durante o programa PIBID(2023) Engelhardt, Luana Miranda; Barboza, Claudemir MirandaO presente artigo tem o objetivo de relatar as contribuições do uso das plataformas digitais educacionais para o processo de formação inicial, na percepção de uma acadêmica de Licenciatura em Matemática que teve contato com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. As plataformas digitais educacionais citadas neste artigo são consideradas práticas inovadoras e auxiliam no processo de ensino aprendizagem, tornando o ensino da disciplina de matemática mais dinâmico interessante. O estudo revelou que as plataformas digitais educacionais deixam as aulas mais participativas e instigantes, criando um ambiente propício para o ensino, proporcionando experiências gratificantes para alunos e professores e também fornecem recursos para aprimorar as habilidades de ensino e proporcionam um maior acesso ao conhecimento e à informação. Ao mesmo tempo, a utilização dessas plataformas também oferece aos professores e acadêmicos a oportunidade de desenvolver habilidades em relação ao uso de tecnologias educacionais e otimizar o uso das ferramentas tecnológicas para construir conhecimento e promover a aprendizagem de matemática. Por fim, a autora 1 traz um relato de experiência sobre a aplicação das plataformas digitais educacionais com alunos de escolas prestigiadas pelo PIBID.Item Desafios e possibilidades na aplicação das barras de Napier por meio do algoritmo de multiplicação(2024) Conceição, Mirian Xavier da; Werneck, Jorge da SilvaEste trabalho tem como objetivo apresentar a aplicação do Algoritmo de Multiplicação por meio das barras de John Napier, conduzida mediante uma revisão bibliográfica, utilizando fontes como livros, artigos, dissertações e outras obras literárias. A pesquisa mostrou que, entre as operações aritméticas, a multiplicação desempenha um papel fundamental na resolução de adições sucessivas de um mesmo número, destacando as barras de Napier como um recurso concreto capaz de estimular positivamente o processo de ensino-aprendizagem, especialmente no que diz respeito à operação de multiplicação. Concluiu-se que, as barras de Napier podem ser utilizadas como recursos didáticos eficazes ou ferramentas práticas na demonstração de situações-problemas de multiplicação em sala de aula, ou quando houver a necessidade de lidar com números grandes.