Campus Cacoal
URI Permanente desta comunidade
O Campus Cacoal, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), contribui para o desenvolvimento da região através da oferta de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores e educação profissional técnica de nível médio desde 2009. O Campus Cacoal tem perfil agrícola e atualmente oferta cursos de nível técnico nas modalidades integrado: Agroecologia, Agropecuária e Informática; superior em Matemática, Agronegócio, Zootecnia e Geografia e Pós-Graduação Latu Sensu Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.
Navegar
Navegando Campus Cacoal por Curso "Licenciatura em Matemática"
Agora exibindo 1 - 20 de 40
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A aprendizagem Matemática por meio de jogos educativos(2023) Prado, Dayane Rodrigues do; Souza, Irlan Cordeiro deEste artigo destaca a relevância do ensino da Matemática através de jogos, enfatizando o papel do professor como mediador na prática educacional. Ao avaliar as habilidades dos alunos, o docente torna a Matemática mais atrativa, conferindo-lhe significado no processo de aprendizagem. A base metodológica deste estudo se fundamenta na pesquisa bibliográfica, evidenciando que o uso de jogos em sala de aula pode ser uma ferramenta valiosa, auxiliando os alunos a superar dificuldades. Essa abordagem promove não apenas a diversão durante o aprendizado, mas também a interação entre os alunos e o professor, além de fortalecer o pensamento lógico, essencial na resolução de problemas e cálculos. Os jogos surgem como uma tática pedagógica alinhada aos parâmetros da Base Nacional Comum Curricular de Matemática. Sua implementação visa aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, respaldada tanto nos Parâmetros Curriculares Nacionais quanto em análises de diversos autores. Esta pesquisa destaca as vantagens do uso de jogos no ensino da Matemática, identificando, porém, que as desvantagens estão muitas vezes associadas à postura do professor diante dessa metodologia.Item A história da olimpíada brasileira de Matemática das escolas públicas (OBMEP) e suas contribuições para o ensino-aprendizagem da Matemática.(2023) Silva, Daniel Wesley; Werneck, Jorge da SilvaO presente artigo, de cunho analítico, apresenta uma breve história sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Foi realizada, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica e documental, que buscou apresentar um breve histórico de como surgiu a olimpíada e como ainda são realizadas nas escolas públicas do país, com objetivo de enfatizar a importância da realização das olimpíadas de matemática e como trabalhá-las dentro do espaço escolar. Em seguida, são propostas algumas ações de enfrentamento, concluindo-se que para além das práticas pedagógicas direcionadas, é preciso que o educador, em sua convivência diária com os educandos, dissemine e estimule valores como o respeito e a diversidade, seja ela étnica, ou de qualquer razão e por fim, relatados algumas experiências de alunos participantes da OBMEP.Item A importância da matemática no ensino fundamental II para o desenvolvimento sustentável(2023) Lima, Wiliam Rafael de; Ramos, ArilsonEssa pesquisa aborda sobre a contribuição plausível da disciplina de matemática e a sua relação com a sustentabilidade, já que a área de exatas, tem o papel de calcular, quantificar e integrar a utilização dos produtos e o impacto ambiental por meio de informações numéricas, além disso, demonstram a relevância da interpretação e da construção de gráficos, tabelas e outros, assim, o docente deve ser o principal mediador do ensino e constituir cuidados com o meio ambiente e com a natureza. O presente estudo teve como objetivo destacar a importância da Matemática no Ensino Fundamental II para o desenvolvimento sustentável. Os resultados alcançados demonstraram que a Matemática tem papel importante no ensino e nas práticas da sustentabilidade, visto, que através os discentes podem aprender as consequências boas e ruins de suas atitudes no meio onde vive. Conclui-se, que as escolas de educação básica têm papel fundamental no ensino da Matemática em conjunto com a sustentabilidade, assim, o docente deve nortear os estudantes a praticarem ações que influenciem diretamente na sociedade. Portanto, é imprescindível disseminar preceitos e ter atitudes adequadas para levar em consideração a relevância da sustentabilidade ambiental, especialmente para despertar nesses indivíduos um posicionamento crítico de ideias e atividades que visem a construção de uma sociedade sustentável, já que a Matemática pode levar o aluno a refletir através dos cálculos como as mudanças climáticas, a dispensação do lixo no local inadequado, dentre outras, podem causar danos irreversíveis ao meio ambiente.Item A matemática da escala musical(2023) Santos, Tcherlysnen Droan Lopes; Pereira, Maily MarquesEste artigo aborda a relação entre a matemática e a música, destacando a importância da matemática na formação das escalas musicais. A música é uma forma de expressão humana que combina sons de maneira agradável ao ouvido. Ao longo da história, surgiram diversas teorias sobre a origem da música, e uma das mais aceitas é a de que ela surgiu como forma de comunicação e expressão. O monocórdio de Pitágoras, um instrumento musical antigo, desempenhou um papel fundamental na compreensão da relação entre a música e a matemática. Pitágoras descobriu que as frequências sonoras podem ser expressas em proporções matemáticas simples, como razões entre números inteiros. Essas proporções são fundamentais para a formação das escalas musicais e para a harmonia musical. O monocórdio permitiu a Pitágoras explorar e compreender as relações matemáticas entre as notas musicais, como a oitava, a quinta e a quarta. A matemática também está presente na formação das 12 notas musicais utilizadas na música ocidental, que são divididas em semitons. Essa divisão foi estabelecida de forma a manter a mesma distância entre as notas ao longo da escala. A compreensão da matemática das escalas musicais enriquece nossa apreciação e compreensão da música, revelando a harmonia e a estrutura por trás das melodias e harmonias que ouvimos. A interseção entre música e matemática é uma área fascinante que nos permite explorar as maravilhas sonoras do mundo de forma mais profunda.Item A ansiedade no processo de ensino - aprendizagem da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental(2021) Santos, Jaqueline Hupp dos; ; Barboza, Claudemir Miranda; Abreu, Michelle AyresA matemática é considerada incompreensível e temida por muitos alunos nos diversos níveis educacionais. Mas de acordo com Carmo (2013) isso não poderia estar acontecendo, uma vez que essa disciplina faz parte da vida de cada aluno e é uma ferramenta muito útil na resolução de problemas. A matemática é uma disciplina considerada difícil pelos alunos e muitos a detestam e a temem desenvolvendo um bloqueio mental em sua aprendizagem, assim desencadeando uma ansiedade pela matemática. Nesse sentido, este trabalho apresenta, de acordo com Oliveira (2008), o conceito e sintomas da ansiedade bem, como seus efeitos na aprendizagem da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, e sua identificação dentro do contexto escolar, de forma que medidas possam ser tomadas, a fim de melhorar o desempenho da aprendizagem dos alunos (SILVA, 2011). O trabalho se fundamenta basicamente em revisão bibliográfica. Esse trabalho tem por objetivo uma reflexão e uma análise por parte dos envolvidos no processo e ensino aprendizagem na ansiedade frente ao processo de ensino aprendizagem da matemática pelos seus alunos.Item Aplicação de jogos como metodologia de ensino para alunos do ensino fundamental(2023) Alves, Andrea Rosa; Milani, Samanta MargaridaEste trabalho tem como objetivo geral dissertar sobre as aplicações dos jogos matemáticos como metodologia de ensino. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem bibliográfica. O estudo enfoca a formação de métodos lúdicos, a importância do brincar no contexto escolar, a utilização de jogos como ferramenta de ensino e o papel do professor na construção do conhecimento dos alunos por meio dos jogos. Através desta investigação, busca-se avaliar a relevância dessa metodologia de ensino para o aprendizado escolar. Como resultados destacamos que a aplicação de jogos como estratégia de ensino permite ao professor motivar os alunos na aquisição e fortalecimento do conhecimento ao longo de sua trajetória educacional. E a utilização dessas abordagens promove um ambiente escolar mais envolvente, conectado, dinâmico e participativo.Item Um aplicativo para cálculo do termo geral de sequências numéricas(2021) Silva, Lidiomar Casteluber; Barboza, Claudemir MirandaO presente trabalho trata do processo de desenvolvimento, funcionalidade e utilização do aplicativo de smartphones Android, intitulado SequenceCalc. A proposta desse aplicativo é calcular uma expressão polinomial para representar o termo geral de qualquer sequência finita de números racionais, limitando-se, dentro do estabelecido, apenas pela capacidade computacional do aparelho utilizado para executá-lo. Considerando isso, o objetivo desse trabalho é apresentar o SequenceCalc, a lógica matemática envolvida em seu funcionamento e mostrar sua utilidade na resolução de problemas que necessitem da expressão do termo geral de uma sequência numérica ou que auxilie, de alguma forma, na resolução desses problemas. Além disso, constatou-se a falta de outros aplicativos de smartphone com funcionalidade equivalente, sendo esse, um dos fatores que motivaram o interesse em desenvolvê-lo. A fim de mostrar a utilidade do aplicativo, apresenta-se no trabalho a resolução de dois problemas utilizando-o. A partir dessas resoluções, verificou-se que o SequenceCalc traz benefícios para a solução de problemas que, de forma direta, envolvem o termo geral de sequências numéricas e também em outros que possam, apenas em parte, necessitar dessa expressão do termo geral, agilizando um processo que seria normalmente muito demorado se feito manualmente. Ele mostrou-se útil, inclusive, na interação com outros softwares matemáticos, a partir de suas funções de troca de variável e compartilhamento da expressão do termo geral. Apesar do aplicativo já se mostrar funcional, pretende-se, futuramente, adicionar a ele novas funcionalidades como: a identificação de tipos de sequência e de algumas sequências específicas conhecidas, a apresentação de mais de uma expressão de termo geral para dadas sequências, entre outros recursos.Item Biblioteca de Alexandria e sua importância para a história da matemática(2022) Piovevan, Escarletti Zordenoni; Werneck, Jorge da SilvaO objetivo principal deste estudo é dar uma perspectiva de como foi o ofício histórico no colossal centro cultural, o Museu e Biblioteca de Alexandria, descrevendo os acontecimentos históricos na evolução matemática de forma precisa para uma melhor compreensão, e mostrar a importância que a biblioteca de Alexandria guardara referente à Matemática na época áurea e até a queda definitiva da ciência nesse período histórico. Objetivou, também destacar os acontecimentos e evoluções que antecederam a abertura de novos caminhos para consequentes etapas de avanço na Matemática, assim como conseguir conciliar diferentes culturas, sendo então adotado a famosa cultura helenística, também será apresentado dentro deste contexto a mobilidade gigante de cientistas matemáticos e ligações entre eles, alguns descendentes de diversos lugares e sediados em Alexandria, já outros graduados em Alexandria e regressados à sua terra natal. Será retratado também no presente artigo, a biblioteca de Alexandria nos tempos atuais, descrevendo sua atual estruturação. Para realizar as análises e interpretar os autores, será utilizado o método históricocrítico (MACIEL & BRAGA, 2008).Item Brincando e aprendendo: o uso de recursos lúdicos para estudo de análise combinatória e probabilidade(2021) Eller, Beatriz da Conceição Pereira; Pereira, Maily MarquesEste trabalho tem como objetivo apresentar por meio da combinação do uso de recursos lúdicos e jogos matemáticos o estudo de análise combinatória e probabilidade. O trabalho realizou uma pesquisa bibliográfica em sites virtuais e livros sobre o assunto, mostrando o pensamento do autor em relação aos jogos matemáticos. O interesse pelo tema surgiu depois de executar uma atividade que foi desenvolvida em sala de aula na disciplina “oficina de material pedagógico” durante o 7º período do curso Licenciatura em Matemática ofertado pelo IFRO campus Cacoal, visando unir jogos e matemática em algo totalmente novo com o objetivo de que, ao ser aplicado nas aulas de matemática os alunos possam se divertir ao aprender. Portanto, ele tenta apresentar os benefícios e os motivos para usar essa metodologia nas aulas de matemática. Nesta pesquisa, objetivamos apresentar o jogo da senha e seus benefícios para ensinar o Princípio Fundamental da Contagem (PFC).Item Circuitos elétricos: ligação entre equação diferencial e a Física(2024) Sakyrabiar, Aline da Silva Corrêa; Barboza, Claudemir MirandaO presente trabalho tem como objetivo principal aprofundar a compreensão das relações intrínsecas entre os cálculos das Equações Diferenciais Ordinárias (EDO) e os princípios fundamentais da física no contexto dos circuitos elétricos. Iniciando com uma análise introdutória, estão sendo detalhadamente apresentados os componentes fundamentais de um circuito elétrico, tais como resistores, indutores, capacitores, fontes de tensão, fontes de corrente e interruptores, juntamente com uma exploração minuciosa de suas características e funcionamentos específicos. A pesquisa segue com uma análise detalhada das equações diferenciais, incluindo suas classificações em relação ao tipo, à ordem e à linearidade. Esse aprofundamento teórico serve como alicerce essencial para a compreensão completa da interseção entre a Matemática e a Física no contexto dos circuitos elétricos. Para consolidar o conhecimento adquirido, são demonstradas aplicações práticas das Equações Diferenciais Ordinárias (EDO) em problemas envolvendo circuitos elétricos. Isso abrange cenários complexos, como circuitos com resistores e indutores (RL), circuitos com resistores e capacitores (RC), circuitos envolvendo capacitores e indutores (CL) e circuitos que incorporam resistores, indutores e capacitores (RLC), além de representações gráficas utilizando a plataforma geogebra. Antecipamos que este estudo contribuirá substancialmente para a compreensão da conexão entre a matemática das EDOs e os princípios físicos subjacentes aos circuitos elétricos, enriquecendo, assim, o conhecimento nas áreas de Matemática aplicada.Item Construção de pipas: contribuição para o ensino da Matemática(2021) Matias, Carla Camila; Pereira, Maily MarquesO presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância de se trabalhar com a construção da pipa nas aulas de matemática, uma vez que o aprendizado pode ocorrer de forma prazerosa e significativa em que o aluno estará lidando com o conteúdo de uma forma concreta o que facilita o processo de ensino aprendizagem. Muitos alunos consideram a matemática uma disciplina difícil e tediosa por ser muito abstrata e ensinada de forma tradicional pelos professores, assim uma nova estratégia, no caso o uso da construção da pipa nas aulas de matemática pode ser um importante avanço no ensino de geometria na matemática. O trabalho se fundamenta basicamente em pesquisa bibliográfica. Pretende-se com esse artigo levantar uma reflexão a respeito do uso da construção da pipa no processo de ensino aprendizagem da matemática, uma vez que este pode contribuir de forma significativa. Mas para que as aulas tenham resultado é importante que professor faça um rigoroso planejamento afim de encontrar as potencialidades e limitações de trabalhar a construção da pipa nos conteúdos matemáticos.Item Contribuições das plataformas digitais educacionais na formação inicial de uma licenciada em matemática, durante o programa PIBID(2023) Engelhardt, Luana Miranda; Barboza, Claudemir MirandaO presente artigo tem o objetivo de relatar as contribuições do uso das plataformas digitais educacionais para o processo de formação inicial, na percepção de uma acadêmica de Licenciatura em Matemática que teve contato com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. As plataformas digitais educacionais citadas neste artigo são consideradas práticas inovadoras e auxiliam no processo de ensino aprendizagem, tornando o ensino da disciplina de matemática mais dinâmico interessante. O estudo revelou que as plataformas digitais educacionais deixam as aulas mais participativas e instigantes, criando um ambiente propício para o ensino, proporcionando experiências gratificantes para alunos e professores e também fornecem recursos para aprimorar as habilidades de ensino e proporcionam um maior acesso ao conhecimento e à informação. Ao mesmo tempo, a utilização dessas plataformas também oferece aos professores e acadêmicos a oportunidade de desenvolver habilidades em relação ao uso de tecnologias educacionais e otimizar o uso das ferramentas tecnológicas para construir conhecimento e promover a aprendizagem de matemática. Por fim, a autora 1 traz um relato de experiência sobre a aplicação das plataformas digitais educacionais com alunos de escolas prestigiadas pelo PIBID.Item Desafios e possibilidades na aplicação das barras de Napier por meio do algoritmo de multiplicação(2024) Conceição, Mirian Xavier da; Werneck, Jorge da SilvaEste trabalho tem como objetivo apresentar a aplicação do Algoritmo de Multiplicação por meio das barras de John Napier, conduzida mediante uma revisão bibliográfica, utilizando fontes como livros, artigos, dissertações e outras obras literárias. A pesquisa mostrou que, entre as operações aritméticas, a multiplicação desempenha um papel fundamental na resolução de adições sucessivas de um mesmo número, destacando as barras de Napier como um recurso concreto capaz de estimular positivamente o processo de ensino-aprendizagem, especialmente no que diz respeito à operação de multiplicação. Concluiu-se que, as barras de Napier podem ser utilizadas como recursos didáticos eficazes ou ferramentas práticas na demonstração de situações-problemas de multiplicação em sala de aula, ou quando houver a necessidade de lidar com números grandes.Item Do ensino-aprendizagem matemática: dificuldades e reflexões(2023) Batista, Fábio Valter; Werneck, Jorge da SilvaO processo de ensino-aprendizagem perpassa por questões que podem interferir na prática. Neste sentido, o processo de investigação fundamentou-se a partir das pesquisas nas plataformas do Google Acadêmico, Scielo e textos bibliográficos como artigos e TCCs que pormenorizou o presente estudo. Assim, analisar o caráter interno e externo desses processos na aprendizagem podem apontar questões psíquicas, bem como metodológicas na aplicabilidade do ensino da matemática em sala de aula e na vida quotidiana. Isto posto, é válido pesquisar pressupostos que possam não apenas fundamentar a melhoria no percurso do ensino, mas também de que maneira as dificuldades podem ser sanadas no contexto escolarItem Educação financeira: proporcionando o consumo consciente para a formação do aluno(2020) Parteli, Claudiana Vinhatti; Pereira, Maily MarquesO presente trabalho visa apresentar uma pesquisa aplicada aos alunos da terceira série do ensino médio do período matutino da Escola Clodoaldo Nunes de Almeida localizada no Município de Cacoal-RO. O interesse da pesquisa surgiu devido ao Projeto Enem Matemática desenvolvido no segundo semestre/2018 por meio do Programa Residência Pedagógica. Buscou-se verificar os conhecimentos dos estudantes do Ensino Médio em relação ao tema proposto, ou seja, a Educação Financeira. Sendo assim procurou identificar como a maioria ganha e gasta seu dinheiro, se possuem um planejamento financeiro e de que forma eles lidam com suas finanças, esse projeto de pesquisa de campo nos serviu para ter uma noção da situação dos alunos na sua vida financeira. Contudo seria necessário pautar na disciplina de Matemática esse conteúdo, pois se torna relevante aos alunos que na maioria possuem seus próprios recursos, obtendo assim informação e orientação sobre Educação Financeira. Com o objetivo de identificar se os mesmos conhecem os principais pilares como: planejamento, consumo consciente e o ato de poupar. Tendo em vista o equilíbrio financeiro, onde esses são os passos iniciais que auxiliam e ajudam no crescimento individual e no convívio dentro da sociedadeItem Educação inclusiva: ensino da matemática para crianças com TEA no ensino fundamental(2021) Amorim, Juliane; Freitas, Sirley LeiteO presente trabalho de Conclusão de Curso (TCC) objetiva abordar de forma didática sobre o ensino de matemática para alunos com TEA no ensino fundamental a fim de compreender e interpretar as peculiaridades que venham existir no processo de ensino e aprendizagem de alunos com TEA, e os métodos, técnicas e o apoio pedagógico necessário. Frente ao atual debate sobre inclusão escolar a escola tem um papel muito importante na educação de alunos com necessidades especiais, e isso demanda propostas educacionais eficazes e o uso de tecnologia, inclusive assistiva que venha servir como referencial para os profissionais que tenham alunos com essas características em sala de aula. Para formarmos uma visão crítica do tema, foram consultadas fontes documentais, informações gerais acerta do Transtorno do Espectro Autista, sua definição, características, além de fatores que possam contribuir para o desenvolvimento de habilidades escolares por pessoas com autismo. Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema, o que levantou hipóteses sobre a carência de pesquisas voltadas ao desenvolvimento de habilidades matemáticas para alunos autistas. As pesquisas que contemplam esse levantamento bibliográfico, indicam que há a necessidade de novas investigações para validar os procedimentos desenvolvidos e que busquem métodos promissores do ensino de matemática para alunos com TEA.Item Educação inclusiva: uma reflexão sobre o ensino da matemática diante de alunos autistas(2022) Cruz, Renivaldo Bispo da; Barboza, Claudemir MirandaEste artigo visa conhecer a inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em sala de aula. Como resultado, foi adotada a pesquisa bibliográfica e a utilizada como referência primária a teoria dos seguintes autores: Mantoan (2003), Miranda e Galvão Filho (2012). O interesse por este tema surgiu a partir do estágio realizado pelo Programa de Residência Pedagógica(PRP), após ver como são as salas de aula no Ambiente Atendimento Especializado (AEE), o autor [l] quis conhecer mais de perto o atendimento e a inclusão de alunos autistas em sala de aula. A partir disso existe a crença de que para ter uma escola para todas as pessoas é importante mostrar que não há desigualdade, preconceito e discriminação contra as pessoas com deficiência, sem isso, acreditamos que não se pode falar de inclusão, mas apenas de matrícula de alunos com deficiência ou problemas na escola, sem atender suas necessidades e garantir seus direitos, conforme previsto na legislação brasileiraItem Entre o examinar e o avaliar: aspectos teóricos sobre a avaliação e suas implicações para a aprendizagem Matemática(2024) Graff, Aline Oliveira de Assis; Almeida, Adilson Miranda deNo presente artigo estão dispostos um histórico da avaliação de aprendizagem, alguns modelos das mesmas e como a utilizar de forma a otimizar potencialidades dos alunos com vista para o desenvolvimento de competências e acompanhamento do processo de ensino e aprendizado, objetivando analisar possibilidades do uso da avaliação como forma de ação do acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem que auxilie na apropriação ou construção do conhecimento. Este artigo foi construído por meio de pesquisa bibliográfica deixando claro a importância da utilização de mais de um tipo de avaliação e os benefícios de cada uma delas.Item Equações diferenciais ordinárias: aplicações nos circuitos elétricos(2021) Barbosa, Mauro José; Barboza, Claudemir MirandaEste trabalho apresenta uma abordagem teórica das Equações Diferenciais, especialmente dos circuitos elétricos RC e RL, bem como os contextos históricos e suas aplicações. O objetivo deste estudo é estimular o entendimento dos componentes e dos circuitos elétricos, além de verificar suas características e o seu funcionamento, possibilitando um completo aprendizado na disciplina de Física e Equações Diferenciais. O trabalho foi desenvolvido no Campus Cacoal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia/IFRO e tem por finalidade promover o aprendizado dos conteúdos estudos em sala de aula. Foram utilizados na pesquisa artigos científicos, livros e computadores com acesso à internet sobre o tema.Item Estudo do pêndulo simples e pêndulo físico: uma abordagem a partir do movimento harmônico simples(2020) Ferreira, Débora Priscila Costa; Deus, Juliano Alves deO mundo está repleto de oscilações, muitas delas curiosas ou desagradáveis, outras economicamente importantes e até mesmo perigosas, o que justifica seu estudo e controle em diversas áreas, como na física e engenharia. Este artigo tem como objetivo, a partir de uma análise bibliográfica à luz do movimento harmônico simples, propor ao professor que atua no Ensino Médio uma abordagem teórica e experimental de alguns osciladores nos quais as forças de movimento estão relacionadas à gravidade: pêndulo simples e físico. Conclui-se que o aporte teórico, junto ao experimento desenvolvido, ainda que simplista, contribuem para análise do comportamento desses osciladores e a interpretação de suas propriedades, principalmente quanto à irrelevância da massa e dependência do comprimento para o período verificado no pêndulo simples, e a influência da inércia sobre a oscilação dos pêndulos físicos, além da relação gravitacional em ambos os materiais de estudo.