Campus Cacoal
URI Permanente desta comunidade
O Campus Cacoal, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), contribui para o desenvolvimento da região através da oferta de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores e educação profissional técnica de nível médio desde 2009. O Campus Cacoal tem perfil agrícola e atualmente oferta cursos de nível técnico nas modalidades integrado: Agroecologia, Agropecuária e Informática; superior em Matemática, Agronegócio, Zootecnia e Geografia e Pós-Graduação Latu Sensu Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.
Navegar
Navegando Campus Cacoal por Curso "Especialização em Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias"
Agora exibindo 1 - 20 de 30
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A educação financeira no processo de ensino da Matemática dos jovens do ensino médio(2020) Souza, Wanessa Maria Silva; Ferreira Neto, AntônioEste artigo foi desenvolvido com o objetivo de descrever a importância da Matemática como disciplina de aprendizagem desenvolvida conjuntamente com o estudo da Educação Financeira, apresentando a contribuição ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos do ensino médio ao associar as noções de Economia com conteúdos de Matemática. Referida prática visa preparar os educandos para o convívio social diante de situações de economia financeira que irão enfrentar, contribuindo, ainda, para uma formação cidadã e crítica, a partir do aprendizado que os auxiliará na conquista da melhoria da qualidade de vida individual e coletiva a que pertencem. Este artigo foi realizado a partir de uma pesquisa documental de natureza qualitativa, obtida por meio de um referencial bibliográfico, que nos possibilitou uma maior dimensão interpretativa quanto aos conhecimentos de matemática financeira ministrados aos alunos do ensino médio, a partir da perspectiva da Educação Financeira, promovendo uma melhor compreensão conceitual sobre o tema.Item A etnogeometria do povo Paiter Suruí(2020) Suruí, Mopidaor; Ferreira Neto, AntônioEste trabalho de conclusão de curso é sobre a Etnogeometria do povo Paiter e tem por objetivo elevar e enaltecer o conhecimento dos integrantes mais velhos da comunidade para transmitir aos mais jovens. Justifica-se, pois, contribuir também nas atividades de sala de aula por meio das teorias do Povo Paiter e também investigar, sob à luz da Etnomatemática, esses conhecimentos no tocante à produção de materiais didáticos a serem utilizados como ferramentas metodológicas nas escolas indígenas do povo Paiter. Para tanto, realizamos um estudo teórico e prático sobre o saber etnomatemático dos Paiter e partiremos da seguinte questão: quais são os saberes tradicionais relacionados às figuras geométricas do povo Paiter? Para responder essa questão, a pesquisa foi feita por meio de entrevistas com os integrantes mais velhos da Aldeia Paiter da terra indígena Sete Setembro, onde o povo é dividido em quatro clãs: Gameb, Makor, Gapgir e Kaban. Os resultados encontrados apontam para a utilização de várias figuras geométricas presentes na cultura Paiter, em especial, nos artesanatos. Dentro dessa geometria, escolhemos as principais figuras para serem estudadas, como o quadrado, a circunferência, a reta vertical, a reta horizontal, a reta inclinada e a reta perpendicular. A partir dos relatos, percebeu-se que as figuras geométricas compõem a cultura Paiter, desde a construção da maloca, pintura corporal, nos traços dos artesanatos, como panela de barro, flechas e outros adereços. Como estamos envolvidos pela sociedade não indígena e precisamos ter conhecimento dos dois mundos: conhecimento indígena e não indígena, entendemos ser de suma importância usar do conhecimento tradicional para ensinar a matemática ocidental na sala de aula, forma esta encontrada pelos Paiter para manter e disseminar a sua cultura, fazendo com que os saberes tradicionais se façam cada vez mais presentes nas salas de aula.Item A relevância de uma alfabetização científica que proporcione o desenvolvimento crítico(2023) Oliveira, Wagner Batista de; Silva, José de Anchieta Almeida daA alfabetização científica contribui para a formação crítica da sociedade. Vive-se em um ambiente de descrédito científico, onde, com base no senso comum são realizadas campanhas de desinformação e desrespeito com o trabalho das Ciências causando prejuízos para a população. Este instrumento tem como objetivo verificar a importância da alfabetização científica como formação crítica. Após a investigação, fica evidente que a alfabetização científica sistemática, ou seja, de forma efetiva, séria, buscando desenvolver-se e adequando-se ao mundo moderno, será fundamental para superar o apagão científico que está instalado nos pensamentos de parte da população.Item A utilização do Software Geogebra no processo de ensino e aprendizagem de funções de 1º e 2º graus em uma escola do município de Cacaol/RO(2018) Soares, Hellen Selhorst; Almeida, Adilson Miranda de; Barboza, Claudemir MirandaO presente artigo visa apresentar a utilização do software Geogebra na matemática com os alunos do Ensino Fundamental II no município de Cacoal, Rondônia. O trabalho teve como objetivo incentivar o uso de softwares como auxilio no processo de ensino-aprendizagem na matemática evidenciando a necessidade de manter-se sempre atualizado e estar se adequando às novas tecnologias em prol da melhoria da qualidade da educação. Por meio de revisões bibliográficas e de estudo em campo, o trabalho consistiu em levar os alunos para o laboratório de informática e realizar tarefas com o uso do Geogebra, relacionando os gráficos com suas respectivas funções, criando debates e registrando observações para o estudo coletivo numa perspectiva dinâmica, lúdica e criativa de se aprender. Com o estudo foi possível trabalhar as ideias e criar uma grande repercussão quanto ao uso de softwares como auxilio didático.Item Aprendendo e ensinando Matemática por meio de jogos: da geometria escolar à geometria do cotidiano(2018) Rochinski, Sueli Alves; Almeida, Adilson Miranda deEste artigo traz algumas contribuições sobre a utilização de jogos como uma metodologia alternativa para o ensino da Matemática, tão temida pelos estudantes do Ensino Fundamental II. Analisamos algumas publicações de práticas desenvolvidas em sala de aula onde os jogos foram utilizados como um recurso auxiliar para o ensino e aprendizagem de Matemática. Verificamos possíveis benefícios e alguns desafios enfrentados pelos professores na utilização dessa metodologia como recurso. Apresenta, ainda, observações sobre o desenvolvimento do projeto interdisciplinar “Explorando o meio em que vivo” desenvolvido na Escola Graciliano Ramos, no município de Cacoal-Rondônia. O referido projeto traz como recurso de ensino o jogo Minecraft. As contribuições aqui descritas limitam- se ao uso no ensino de Matemática.Item Apresentação de atividades práticas que contribuem para o ensino de genética no ensino médio(2019) Liebmann, Simone Ponath; Almeida, Edslei Rodrigues deGeralmente o ensino de Genética no ensino médio ainda é voltado para a didática de conteúdo esquecendo-se de relacionar o cotidiano dos alunos com a Ciência, o que provoca uma dificuldade e desmotivação para o ensino e aprendizagem. Isso demanda que a forma de abordar os conteúdos de Genética seja complementada com atividades práticas que facilitam o entendimento do conteúdo e envolva as vivências desse estudante tornando um aprendizado prazeroso e não apenas a memorização do conteúdo explicado pelo professor. Assim, o objetivo desse trabalho é realizar uma reflexão e apresentação das principais práticas, encontradas em publicações em periódicos da área do ensino e da educação, elaboradas com material de baixo custo e acessível, que contribuem com o ensino e aprendizagem de Genética que foram realizadas com estudantes do ensino médio. Pois as atividades práticas despertam a curiosidade do estudante pelo conhecimento tornando-os protagonistas da sua vida e portanto da sua aprendizagem, além de favorecer para que sejam jovens autônomos para fazerem suas escolhas. E também solidários com o próximo, pois entendem que existem diferenças que são explicadas pela Biologia como a hereditariedade e as alterações genéticas e assim acabam se tornando jovens competentes para resolverem e mediarem questões sociais.Item As avaliação da aprendizagem Matemática: uma nova oportunidade para a construção do conhecimento(2019) Santos, Fabíola Silva; Freitas, Sirley LeiteA presente pesquisa tem por objetivo apresentar a conceituação da avaliação da aprendizagem Matemática e estratégias/métodos que possibilitam o exercício da avaliação como parte do processo de aprendizagem. Para tanto buscou-se primeiramente, por meio da pesquisa bibliográfica, desvincular o significado da avaliação do significado da prova objetiva e conceituar o termo avaliação da aprendizagem. Em seguida abordamos o princípio da avaliação formativa para apresentar três métodos de verificação da aprendizagem, que utilizam a escrita como estratégia avaliativa, como propostas para o trabalho docente, sendo eles: o relatório escrito, o portefólio e o mapa conceitual. Por fim apresentamos uma pesquisa informal feita com professores de Matemática, na qual buscou-se verificar opiniões em relação a importância da avaliação para o processo de aprendizagem da Matemática. Concluiu-se com o estudo que a avaliação ainda é entendida como momento em que medimos o conhecimento do aluno e que para o ensino de Matemática é importante considerarmos o processo da avaliação como uma oportunidade para a construção do conhecimento.Item As estratégias de suporte pedagógico no ensino fundamental para a educação matemática: à criança com Transtorno do Espectro Autista(2020) Silva, Tayná Paula Santos de Jesus; Jesus, Sérgio Nunes deA inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação básica da escola regular requer reflexões, uma vez que se torna necessário proporcionar aos alunos além da socialização, o aprendizado acadêmico, fator que requer ações direcionadas a minimizar os comprometimentos de aprendizagem associados à comunicação, comportamento e à interação social. Esta pesquisa teve como objetivo abordar sobre a importância do uso de estratégias pedagógicas para a educação matemática no ensino fundamental aos alunos com transtorno do espectro autista (TEA). A metodologia aplicada no desenvolvimento do respectivo trabalho foi à abordagem qualitativa, de carácter exploratório e descritivo, sendo utilizada a investigação bibliográfica. Com o uso de estratégias e planejamento para o ensino da matemática ao aluno autista, os resultados são satisfatório.Item As formas geométricas planas e espaciais na natureza: a ótica dos alunos do 3º ano do ensino fundamental “i” de uma escola particular na cidade de Vilhena-RO(2019) Souza, Geisi Kerlly Florentina; Barboza, Claudemir MirandaO presente trabalho tem como objetivo discutir a aprendizagem significativa por meio do processo de ensino e aprendizagem das figuras geométricas planas e espaciais observadas e encontradas na natureza. Levando em consideração a aversão que muitos alunos têm em relação à disciplina de Matemática e que o ensino de Geometria, muitas vezes, é deixado de lado pelos professores, torna-se vigente esta discussão acerca da metodologia abordada neste trabalho. Para isso, os alunos do 3º ano do ensino fundamental “I”, objeto de estudo desta pesquisa, foram levados a observar e registrar as figuras geométricas que localizaram nos fragmentos de floresta observados, sendo eles o Parque Ecológico Municipal de Vilhena e a Trilha Ecológica da AABB. Após a seleção e organização das imagens coletadas, foi organizada uma exposição fotográfica das formas geométricas encontradas na natureza. Deste modo, a realização destas atividades apresentou significância no processo de ensino e aprendizagem das crianças, possibilitando a elas aprofundar o conhecimento em relação ao conteúdo e relacioná-lo com atividades do cotidiano.Item Educação indígena: práticas tradicionais da Etnomatemática dos Paiter Suruí, Cacoal - Rondônia(2018) Dias, Chicoepab Suruí; Jesus, Sérgio Nunes deO presente artigo trata dos saberes matemáticos dos Povo Paiter Suruí, no contexto das suas realidades e convivência do cotidiano, com objetivo de verificar como os mesmo assimilam as mudanças e constroem estratégias da continuidade do conhecimento etnomatemático a partir dos múltiplos processos de mudança que se realizam na Terra Indígena. Para tanto, fez-se um estudo bibliográfico, e analises dos trabalhos acadêmicos dos pesquisadores Paiter Suruí e do meu próprio conhecimento a partir do etnoconhecimento como membro da Aldeia Paiter, da linha 09. Os resultados da pesquisa foram, o entendimento da importância do conhecimento diversificado, a etnomatemática corresponde as diversas formas e variadas culturas de matemáticas. Assim entendemos que o conhecimento matemático dos Paiter Suruí que é uma da etnomatemática, com características próprias, deveria ser reconhecido, pelo Estado Brasileiro para componente curricular da Educação Escolar Indígena. Pois, o contato com a Matematica do não indígena não deve substituir a tradicional, ambas devem caminhar juntas para que não haja a desvlorização das caracteristicas de um povo.Item Educação Matemática: a importância dos jogos(2018) Araújo, Adrisele Gomes; Freitas, Sirley LeiteO presente estudo tem por objetivo analisar a importância da utilização dos jogos como recurso pedagógico na educação matemática, sob a visão de docentes que atuam na área de Matemática. Para tanto, a pesquisa se desenvolveu em estudo bibliográfico e dados colhidos com a aplicação de um formulário via Google junto a professores que atuam com a disciplina de Matemática. O questionário continha cinco questões abordando a temática jogos no processo ensino-aprendizagem, jogos matemáticos como recurso didático e os benefícios da utilização de tal metodologia. Após a pesquisa conclui-se o quão importante uma metodologia que utiliza jogos como recurso pedagógico se faz para o ensino, pois é uma alternativa para inovar a educação excluindo a concepção do modelo tradicional, possibilitando uma aprendizagem significativa desde que seja aplicada de maneira apropriada e planejada, assim promovendo o desenvolvimento e habilidades nos discentes.Item Estratégias inovadoras de ensino: um recorte sobre as metodologias ativas aplicadas na formação técnica profissionalizante(2020) Pinheiro, Cleicione Barbosa Souza; Brito, Edmilson Maria deO presente trabalho busca apresentar uma discussão acerca de metodologias inovadoras de ensino, utilizadas frente aos novos desafios da educação técnica profissional. Nesse intuito são discutidos alguns exemplos de metodologias ativas, ou ainda conceituadas por outros autores como participativas, que colocam o aluno no centro dos processos de aprendizagem e geração do conhecimento, empoderando o mesmo de senso crítico, auto avaliativo de seu próprio processo de ensino, dando base para a formação de um profissional dinâmico que atenda às necessidades do mercado de trabalho atual. Em seus aspectos metodológicos, o trabalho configura-se como sendo uma revisão bibliográfica de natureza qualitativa, utilizando-se do método dedutivo. Partindo da análise de diversos autores obtêm-se discussões que trazem a necessidade de mudança dos métodos de ensino-aprendizagem para o mundo do trabalho, tendo em vista as novas necessidades de habilidades e competências requeridas. São destacadas as vantagens do uso de algumas metodologias ativas que fazem frente às metodologias tradicionais de ensino. As discussões voltam-se ainda para os entraves e desafios que devem ser superados para o sucesso da aplicação dessa mudança metodológica de ensino, destacando a importância do entendimento da necessidade de mudança dos papéis de docente e aluno, e sobre o fomento das instituições pela busca da atualização e melhoria da eficácia e eficiência dos métodos de ensino.Item Formas de avaliação no ensino remoto(2023) Ribeiro, Thamy Santos; Freitas, Sirley LeiteAvaliar a aprendizagem refere-se ao processo em que a realização e o progresso dos alunos são observados, e é fundamental para o processo de planejamento didático. Mas, evidenciando a vulnerabilidade do ambiente de aprendizagem a interrupções devido a situações de crise, surgiu a pandemia do COVID-19, obrigando mudanças em muitas partes do mundo para “ensinos remotos de emergência” ou “educação remota de emergência”, com o uso majoritário dos métodos online. Essa mudança na forma de ensinar gerou muitas dúvidas e inseguranças, tanto entre os professores quanto entre os alunos, dentre as quais estão: Como avaliar o aprendizado dos estudantes de forma remota? Quais métodos de avaliação o professor pode usar no modo à distância ou virtual? Nesse contexto, o presente trabalho objetivou identificar métodos de avaliação pelos quais o professor pode analisar o processo de ensino e aprendizagem em modelos de ensino à distância ou virtual. Os problemas de ensino remoto existentes e inerentes ao nosso sistema de ensino foram sobrepostos aos problemas atuais e inéditos, como indisponibilidade de políticas e diretrizes, além das insuficientes infraestrutura e experiências de professores e de alunos tornaram o desafio mais difícil. Pensando nas formas de se avaliar o processo de ensino e de aprendizado dos alunos, uma série de possibilidades virtuais foram pensadas, como Quiz online, Avaliações de livro aberto para serem feitas em casa, Apresentações ou demonstrações online, Bibliografia comentada, Fichas informativas, ou até mesmo E-portfólios. Entretanto, como as avaliações feitas de modo online são vulneráveis à desonestidade acadêmica, precauções devem ser tomadas para percepções de trapaça não prejudiquem o moral dos alunos – um dos motivos pelos quais as avaliações frequentes em sala de aula são mais eficazes para a retenção do aprendizado do que exames para fazer em casa. Diversas precauções podem ser pensadas, inclusive durante a preparação da avaliação, como fazer perguntas mais conceituais sobre as quais os alunos não possam navegar e encontrar as respostas em várias fontes. Considerando as habilidades e competências exigidos pela Base Nacional Comum Curricular, e adaptando as ferramentas digitais existentes atualmente, o professor deu o seu melhor para atingir seus objetivos educacionais direcionados, obtendo os resultados da aprendizagem remota, usando-os como suporte para adaptar suas metodologias didático-pedagógicas, tornando-as mais eficazes.Item Geometria na sala de aula: entre a teoria e a prática no aprendizado escolar nas turmas de 6° e 9° ano, da escola “a” e “b”, no município de Cacoal(2019) Souza, Angela Maria Santos de; Jesus, Sérgio Nunes deO presente trabalho pretende evidenciar a dinâmica diante da problematização relacionada ao ensino da geometria na sala de aula, com foco voltado para a teoria e a prática na sistematização da aprendizagem do aluno. Todo material recolhido foi submetido a uma triagem, a partir da qual é possível estabelecer um plano de leitura, onde se trata de uma leitura atenta e sistemática, que se faz acompanhada de anotações e fichamentos que, eventualmente, poderão servir de fundamentação teórica ao estudo, principalmente na atualidade com formações para auxiliar na prática pedagógica, palavras devem condizer com a prática, ou seja, teoria e prática devem caminhar juntas. Durante o processo ensino aprendizagem é necessário inovar na dinâmica das aulas. Muitos estudos são realizados na tentativa de tornar a prática de ensino mais significativa, sem perder de foco o desenvolvimento das habilidades necessárias para construir o conhecimento. Uma das principais práticas pedagógicas realizada é ensinar conceitos geométricos a partir da confecção de sólidos geométricos. Desse modo, conhecer e buscar novas metodologias para o seu ensino, passa a ser um fator importantíssimo, nesse contexto, no intuito de que o professor possa obter êxito em sua jornada.Item Inclusão escolar: as perspectivas de aprendizagem dos alunos surdos da rede pública de ensino (escola indígena “a”, Cacoal - Rondônia(2018) Fêba, Andreia Fernanda; Freitas, Sirley LeiteEste artigo consiste em uma pesquisa bibliográfica, acerca da inclusão escolar na perspectiva de aprendizagem de alunos indígenas surdos em Escola Indígena. Para seu desenvolvimento, levando-se em consideração a Lei Federal 10.436/2002, que reconhece a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS como língua e assegura aos brasileiros surdos sua identidade cultural própria. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivo geral: analisar a inclusão dos alunos surdos indígenas na rede pública de ensino, suas dificuldades, relatar a realidade e as perspectivas com relação à aprendizagem. Assim, no primeiro momento com a finalidade de dar suporte à pesquisa, buscamos conceituar a inclusão dos alunos surdos; identificar as principais dificuldades e possibilidades no processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos indígenas. É direito de todos com alguma deficiência ou não, que tenham os mesmos direitos e possibilidades, em qualquer ambiente, ainda no caso do aluno indígena, devem preservar sua cultura, variação linguística intercultural, bilíngue/multilíngue e comunitária. Verificou-se a desatenção dos órgãos que deveriam zelar e fiscalizar a educação indígena. Já nas questões que envolvem as dificuldades e perspectivas dos alunos indígenas surdos, caminham juntas, pois toda dificuldade, seja no corpo docente adequado ou variação linguística, interferem diretamente nas possibilidades que este indivíduo terá no decorrer de sua jornada.Item Jogos didáticos: recurso alternativo no ensino da Matemática(2018) Feitosa, Rahuana Martins; Milani, Samanta MargaridaA aprendizagem matemática sempre enfrentou dificuldades com relação à assimilação de seus conceitos em sala de aula, pois alguns alunos não se sentem motivados a aprender matemática pelos métodos convencionais. No intuito de mudar este cenário, é que se propõe a utilização de metodologias alternativas, como a utilização de jogos didáticos. Esta proposta visa, mudar a forma de aprendizagem do aluno, que terá interesse em desenvolver os conceitos apresentados. Pensando nisso, é que se propôs neste artigo a utilização de jogos pedagógicos como recurso aos educadores no desenvolvimento da aprendizagem matemática dos alunos. Com objetivo de apresentar o jogo didático como instrumento facilitador na aprendizagem e diferencial metodológicos de ensino é que se trabalhou a construção do estudo. A partir da proposta e das discussões apresentadas levou à conclusão de que a metodologia desenvolvida a partir da utilização de jogos didáticos é uma alternativa viável para o ensino e aprendizagem da matemática.Item Kham academy: uma análise das aplicações no ensino de Matemática(2020) Souza, Romário Lopes de; Pereira, Maily MarquesAo utilizar a tecnologia como um meio didático, o resultado obtido pode ser surpreendente desde que os recursos aplicados e as metodologias utilizadas estejam compreendidas em um contexto que as torne um meio único, ou seja estarão reunidos aplicabilidade, usabilidade e objetivos em um só, bastando somente utilizá-los. Com base nestas premissas torna-se importante deixar uma visão diferente sobre o uso da tecnologia no processo de ensino aprendizagemem se tratando do uso das tecnologias educacionais. Buscando maneiras para tornar o ensino mais agradavél e produtivo, e com objetivo de obter maior entendimento com relação aos diferentes problemas que fazem com que a tecnologia seja tão pouco explorada em uma área que é possível conseguir tanto destaque e benefícios, vimos ao analisar uma grande plataforma de ensino digital chamada Khan Academy, que podemos ver os resultados obtidos em diferentes aplicações que a utilizam, nas aulas em especialmente de matemática, bem como nas formações de professores.Item Matemática e música: construindo significados de forma interdisciplinar(2019) Lira, Jamylie Pacheco de; Freitas, Sirley LeiteO estudo trata-se de uma análise da matemática e da música no contexto educacional, que busca significar o processo de ensino-aprendizagem da matemática por meio da música, buscando proporcionar um ambiente interdisciplinar e motivador. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica que analisa trabalhos de diferentes autores abordando contextualizações ligadas ao ensino da matemática, investigação da música no ensino, a interdisciplinaridade e a construção dos significados, tendo como exemplos projetos aplicados dentro e fora do Brasil. O estudo demonstra que a relação matemática e música traz inúmeros benefícios, pois é uma alternativa interdisciplinar e busca benefício para ambas as partes. Após a pesquisa conclui-se que é necessário mais valorização, do tema em tela, por parte da escola, pois possibilita reorganizar as estratégias educacionais e desenvolver um ambiente educacional mais prazeroso e diversificado, além de promover o desenvolvimento de competências cognitivas múltiplas.Item Matemática: atividades práticas e materiais concretos no ensino da geometria na escola Nilo Coelho de Ministro Andreazza/RO(2019) Freitas, Lilian Kelly Santos de; Dias, Eder RegiolliO artigo aborda sobre a utilização de materiais concretos para o ensino dos discentes, principalmente quando se trata da parte geométrica e também sobre a(s) dificuldade(s) dos profissionais de séries iniciais e/ou formação específica ao trabalharem com este tema em sala de aula. Trata de relatos sobre a utilização desses materiais concretos durante o processo de ensino-aprendizagem sobre os conteúdos matemáticos e faz análise comparativa através de observações e experiências realizadas numa escola de Ministro Andreazza/RO, trazendo sobre o que a literatura intitula como correto e o que é realmente praticado nesta escola.Item Metodologia de ensino: a música como instrumento de auxílio ao ensino de Química(2019) Ferreira, Raquel Duarte; Espirito Santo, Joelson Barral doA procura por metodologias que contribuam com ensino e aprendizagem é uma busca incessante daqueles que acreditam que a educação seja a ferramenta chave para o desenvolvimento do indivíduo. A música se apresenta como uma opção para desenvolver o aluno de forma lúdica e satisfatória, pois, além de dinamizar as aulas, que mostre a utilização na metodologia no Brasil, bem como sua aplicabilidade e nível de contribuição aos alunos, pois não exige muitos recursos financeiros e colabora com a fixação do conteúdo. O presente trabalho tem a finalidade de averiguar a partir de uma revisão bibliográfica se esta técnica é utilizada no Brasil, se a mesma é aplicável e contribui de fato para que os alunos compreendam o conteúdo.