Campus Ji-Paraná
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O Campus Ji-Paraná, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), contribui para o desenvolvimento da região através da oferta de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores e educação profissional técnica de nível médio desde 2009. O Campus Ji-Paraná tem perfil Industrial e atualmente oferta cursos de nível técnico nas modalidades integrado e subsequente (Informática, Química, Florestas, Finanças e Informática para a Internet); superior tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Licenciatura em Química e Bacharelado em Engenharia Florestal.
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Navegando Campus Ji-Paraná por Curso "Especialização em Informática na Educação (EaD)"
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Item A transformação digital na formação docente: desafios e oportunidades(2024) Santos, Alice Nascimento Pereira dos; Fausto, Ilma Rodrigues de SouzaO artigo relata a introdução de mudanças digitais na formação de professores e o papel do professor na era digital e seus desafios e oportunidades. Visando investigar os desafios encontrados pelos docentes ao introduzir a tecnologia em seu cotidiano no aprender e ensinar. Observando os benefícios e oportunidades, decorrente da transformação digital no contexto da formação docente. Por tanto esta pesquisa, será baseado numa pesquisa bibliográfica, com sustentação teórica apoiada por modelos de natureza teórica que ilustram os conteúdos do tema em apreciação. Sendo assim pode se afirmar que a transformação digital tem trazido impactos significativos no setor da educação, proporcionando novas formas de aprendizado e ensino. Foi identificado que o docente precisa estar em constante aprendizagem em busca da competência fluência digital, para ofertar o melhor na educação seja em qual etapa o decente estiver inserido. A transformação digital está promovendo uma mudança profunda no setor da educação, permitindo a criação de novos modelos de ensino. É relevante destacar a necessidade de superar os desafios relacionados à infraestrutura e à inclusão digital para garantir que todos os estudantes e professores possam se beneficiar dessas tecnologias.Item Educação e tecnologia: Uso das metodologias ativas na sala de aula(2024) Bezerra, Gislaine Mendonça; Andrade, Clayton FerrazO presente estudo tem como intuito identificar as metodologias ativas que podem ser utilizadas na sala de aula, já que na atualidade as ferramentas tecnológicas estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. Com isso, o papel da escola é promover ações educativas que englobe as temáticas tecnológicas a fim de suprir as necessidades dos alunos bem como acompanhar as transformações que estão presentes na sociedade contemporânea, que para isso acontecer é necessário que os professores estejam capacitados e habilitados para o uso destes mecanismos. As metodologias ativas permitem ao aluno ser agente do seu próprio processo de ensino e aprendizagem, já que o objetivo desse método educacional é estimular a autonomia e independência dos alunos. Desse modo, a metodologia ativa e a tecnologia atuam conjuntamente em prol de formar alunos para o mundo globalizado e digital, os fazendo desenvolver o senso crítico e reflexivo na busca pelo saber. Assim, a pesquisa é de cunho qualitativo, com viés descritivo e bibliográfico, onde foi possível realizar o levantamento de dados sobre o uso da metodologia ativa em sala de aula, tal como a sua contribuição no desenvolvimento intelectual dos educandos e na prática pedagógica exercida pelo professor.Item Introdução a Informática aplicada ao processo de ensino-aprendizagem da Educação Profissional Tecnologica: dialogando possibilidades(2024) Candido, Caroline Costa Silva; Dias, Wanderson Roger AzevedoA ascensão das tecnologias digitais na Educação 4.0 tornou-se ubíqua na sociedade, instigando reflexões profundas sobre os processos de formação educacional. Neste contexto, o presente estudo, de natureza qualitativa e embasada em fontes bibliográficas, busca não apenas a expansão, mas também o esclarecimento de conceitos e ideias acerca da integração da informática no complexo cenário do ensino-aprendizagem, especialmente no âmbito da Educação Profissional Tecnológica. A análise aprofundada visa fornecer insights valiosos sobre como a informática se entrelace de maneira intrínseca ao processo educacional, identificando nuances e desafios específicos enfrentados no contexto da formação profissional tecnológica. Além disso, a pesquisa buscou fomentar discussões construtivas sobre as diversas possibilidades para a implementação de uma educação progressista, que esteja alinhada com as competências exigidas no século XXI. Assim, na era da Educação 4.0, a ênfase recai sobre a formação de cidadãos preparados para enfrentar os desafios contemporâneos, destacando-se não apenas pelo domínio técnico, mas também pela capacidade de adaptabilidade, pensamento crítico e resolução de problemas complexos. O estudo apresentou uma reflexão sobre como a integração das tecnologias digitais pode catalisar a formação de indivíduos dotados de habilidades essenciais para a sociedade atual. Então, no âmbito da Educação 4.0, a proposta foi validar a necessidade premente de desenvolver a capacidade dos educandos para usufruir plenamente das novas tecnologias. Este enfoque não se restringiu à mera utilização das ferramentas digitais, mas priorizou o estímulo e o desenvolvimento das habilidades de criação e inovação. A pesquisa buscou, assim, fornecer subsídios para a formulação de estratégias pedagógicas que promovam uma educação verdadeiramente alinhada com as exigências da sociedade digital contemporânea.Item Matemática com ênfase no Kahoot(2024) Brito, Vanusa Soares; Dias, Wanderson Roger AzevedoEsta pesquisa explora a integração do Kahoot, um software educacional baseado em gamificação, no ensino de matemática. Destaca-se a importância de utilizar jogos e tecnologias para fomentar a interação entre alunos e professores, aprimorando o processo de ensino e aprendizagem. Aborda-se o papel da informática na Educação Infantil, evidenciando a presença intrínseca da matemática em diversas atividades. Compara-se a abordagem tradicional com o uso de jogos eletrônicos, enfatizando a dinâmica e o estímulo multissensorial proporcionados pelos jogos. O Kahoot é apresentado como uma ferramenta versátil, que promove interatividade, participação ativa dos alunos e permite a criação de quizzes. Destacam-se as vantagens do Kahoot na estruturação do processo de aprendizagem, na diversificação das técnicas de avaliação e na inclusão de alunos com necessidades especiais. Esta pesquisa ressalta a importância de explorar o potencial do Kahoot para aprimorar a qualidade do ensino de matemática, em conformidade com os critérios da sociedade contemporânea.Item O uso da computação desplugada no ensino da computação: desafios e oportunidades frente à nova BNCC(2024) Oliveira, Lizandro; Guardia, GleisonO uso extensivo de processos computacionais está presente em nosso cotidiano. Assim, seja no desenvolvimento de tarefas ou manipulação de diferentes equipamentos, faz-se necessária a compreensão da computação e seus fundamentos. Dessa forma, esta pesquisa em desenvolvimento é caracterizada por uma análise bibliográfica de modo a evidenciar os desafios e potencialidades do ensino da computação no Brasil, iniciando uma reflexão para possíveis soluções a fim de minimizar as desigualdades existentes. As reflexões são feitas a partir da nova BNCC e das diretrizes que tratam das competências e habilidades para os eixos que compõem a Computação na Educação Básica, da Educação Infantil até o Ensino Médio. Metodologias que adotem a computação desplugada, especialmente nos anos iniciais do ensino fundamental, podem ser norteadoras para uma busca por dirimir as desigualdades existentes entre escolas, além da necessária capacitação de profissionais e investimentos em equipamentos a fim de atender o disposto na BNCC.Item Software educacional e objetos digitais de aprendizagem(2024) Vieira, Chara Kelly da Silva; Batista, Rosimeire Fernandes FerreiraO presente artigo tem por objetivo analisar a importância dos Softwares Educacionais e dos Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs) no contexto da educação contemporânea. Com a crescente integração da tecnologia na sala de aula, é essencial compreender como essas ferramentas podem potencializar a aprendizagem. O artigo explora as definições, características e benefícios dos Softwares Educacionais e dos ODAs, destacando sua capacidade de personalização, interatividade e acessibilidade. Além disso, discute-se a integração eficaz dessas ferramentas no processo de ensino e aprendizagem, considerando os desafios e as melhores práticas associadas ao seu desenvolvimento e implementação.Item Tecnologia assistiva: A gamificação em favor da inclusão social e educacional na escola Joaquim de Lima Avelino(2024) Soares, Hélio Menezes; Escudero, Danilo PereiraA tecnologia assistiva e a gamificação estão sendo utilizadas com sucesso na Escola Estadual Joaquim de Lima Avelino para promover a inclusão social e educacional de alunos com deficiências. A tecnologia assistiva oferece ferramentas e dispositivos que ajudam alunos com necessidades especiais a superar barreiras e participar ativamente do processo de aprendizagem. A gamificação, por sua vez, utiliza elementos de jogos para tornar o ensino mais envolvente e motivador. Neste órgão governamental de ensino, essas duas abordagens se combinam de maneira eficaz. Este estudo tem o objetivo de investigar o impacto da utilização da tecnologia assistiva e da gamificação em prol da inclusão social e educacional na Escola Estadual Joaquim de Lima Avelino. Esta pesquisa é inicialmente bibliográfica, mas também envolve a participação dos estudantes, onde após ministradas algumas aulas gamificadas, foram fornecidos questionários de entrevistas a alguns alunos para se entender o impacto dessas abordagens. O texto aborda diferentes perspectivas de autores, conceitos, definições, características e procedimentos que ajudam a compreender adequadamente uma pesquisa baseada na produção teórica de outros autores. Os resultados observados na instituição mostram melhorias significativas no desempenho do ensino-aprendizado dos alunos, bem como no seu desenvolvimento social e emocional. Isso demonstra como a combinação da tecnologia assistiva e da gamificação pode transformar o ambiente educacional, criando oportunidades igualitárias para todos os alunos, independentemente de suas limitações. Este exemplo da Escola Joaquim de Lima Avelino destaca a importância de adotar abordagens inovadoras para promover a inclusão social e educacional nas escolas, visando criar um ambiente educacional mais acessível e inclusivo para todos.