Trabalhos Acadêmicos
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Esta comunidade será composta pelos Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação, especialização e mestrado desenvolvidos no âmbito do IFRO.
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Navegando Trabalhos Acadêmicos por Campus "Campus Porto Velho Calama"
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Item A aprendizagem baseada em problemas e sua contribuição para o desenvolvimento de competências na área de estruturas(2024) Duarte, Junior Batista; Syryczyk, Edilberto FernandesEste trabalho explora a contribuição da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABProb) para o desenvolvimento de competências na área de estruturas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Partindo da atividade prática de construção de pontes de palitos de picolé, a pesquisa levanta a questão de como a ABProb pode contribuir para o desenvolvimento de competências em estruturas. Com o objetivo de analisar essa metodologia, o estudo apresenta uma revisão teórica sobre EPT, destacando a importância da conexão entre educação e trabalho e o papel da ABProb como metodologia ativa para fomentar autonomia e pensamento crítico. A pesquisa qualitativa foi conduzida no Instituto Federal de Rondônia (Campus Vilhena), com 20 alunos submetidos a questionários inicial e final para avaliar o impacto da ABProb no aprendizado. Inicialmente, os alunos desconheciam a metodologia, mas após sua implementação, notaram melhorias na resolução de problemas e no desenvolvimento de competências tanto em estruturas quanto em outras areas. A principal contribuição do estudo foi demonstrar a eficácia da ABProb no ensino de estruturas, especialmente ao ser combinada com modelos práticos, reforçando a integração entre ensino e trabalho e promovendo o desenvolvimento integral dos alunos, aproximando a prática pedagógica das demandas reais do mercado.Item A educação profissional e tecnológica no IFRO: escritoras negras na formação leitora humanística e omnilateral nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama(2024) Vieira, Ivonete da Silva Cardoso; Gomes, Iza ReisA leitura tem uma contribuição fundamental na formação e desenvolvimento dos jovens e adultos, pois através do gosto da leitura eles irão ampliar seus conhecimentos e compreensão da sua existência e vivência na sociedade contemporânea e desenvolver uma representação real sobre a sua identidade. Diante disso, esta pesquisa tem como problema a inclusão das obras literárias, na perspectiva de escritoras negras, na formação leitora humanística e omnilateral dos estudantes dos Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Rondônia, Campus Porto Velho Calama. Nessa perspectiva e contextualização da Educação Profissional e Tecnológica, a inclusão de alguns saberes são marginalizadas por vários motivos, dentro desses saberes incluímos a escrita literária de mulheres negras. E esses saberes precisam fazer parte do conhecimento de nossa construção humanística e omnilateral como sujeitos ativos da História, da Cultura e da Sociedade. Como base inicial dialogaremos com Ciavatta (2014), Ramos (2012), Pacheco (2010), Frigotto (2015) e Saviani (2007). Utilizamos a Literatura como fonte de pesquisa para um resgate da História das escritoras negras com o intuito de preservar a memória negra feminina. Trabalhamos com a Análise do Discurso e os Estudos culturais, e os seguintes autores: Michel Foucault (2001), Mikhail Bakhtin (2013), Munanga (2005) e Gayatri Spivak (2010). O objetivo deste trabalho é colaborar com a formação leitora, integral e omnilateral dos estudantes dos Cursos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama – IFRO por meio de Cadernos temáticos. A metodologia foi pautada nos procedimentos de abordagem participante em que o sujeito se torna sujeito da pesquisa e protagonista de seu aprendizado. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos questionários, entrevistas e rodas de conversas. A análise do material coletado passou pela análise do discurso na perspectiva de Michel Foucault (2001) e Mikhail Bakhtin (2016). Como produto educacional, a proposta são cadernos temáticos sobre escritoras negras e suas produções visando possibilidades de atividades em sala de aula. O resultado esperado é uma divulgação das escritoras negras e suas obras literárias no IFRO, especificamente nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama, bem como ações de leitura, análises e produções. Além de promovermos a divulgação, leitura e preservação da Literatura africana e afro-brasileira.Item A importância dos números decimais e o ensino voltado para a aplicação na vida cotidiana(2023) Maciel, Wandes Melo; Brasil, Rodrigo RuizÉ comum se ouvir dizer que a matemática é difícil de entender e aprender. Por vezes é apontada como algo que não é prazeroso de estudar. Em outros momentos, essa concepção chega a complicar mais ainda o entender dos números. É com base nesse sentido, que o objetivo do presente trabalho é mensurar a aplicação dos números decimais, bem como a sua importância na vida cotidiana, buscando a fácil compreensão. Os conhecimentos práticos direcionais para os números decimais e a percepção de que a aplicação da matemática facilita para o entendimento em processos relacionados aos cálculos cotidianos, cujo relacionamentos são fatores de importância para que a matemática possa ter seu papel colaborador com o desenvolvimento do cotidiano. Além da mensuração prática, há também o interesse em despertar nos bancos escolares as aplicações que envolvam os cálculos. Várias são as tentativas da docência, em buscar romper a visão acerca da matemática, desenvolvendo várias formas lúdicas de aprendizagem, e, por vezes, construindo uma análise de forma prazerosa ao aprender dos números decimais, ponto principal de estudo deste trabalho.Item A informática na educação básica: saberes e práticas da EPT como suporte nos estudos escolares na EEEFM Maria Nazaré dos Santos(2024) Guimaraes, Janneene Brum; Jesus, Sérgio Nunes deAs Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) desempenham um papel central na educação contemporânea, o que facilita o desenvolvimento de habilidades e competências nas esferas acadêmica, profissional e pessoal. A presente pesquisa analisou o uso das TIC como modalidade de ensino de informática básica na turma do 1º ano A, do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Maria Nazaré dos Santos, localizada no município de Jaci-Paraná, Rondônia, sob a perspectiva dos princípios da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para isso, foram exploradas as bases conceituais da EPT, como a formação integral, a educação omnilateral e a integração entre prática e teoria, com o objetivo de estimular os participantes a desenvolverem suas capacidades e se prepararem para o mundo do trabalho. O quadro teórico do estudo foi fundamentado em autores como Barbosa e Moura (2013), Moran (2017), Tarja (2019) e Motta et al. (2023), além de pesquisas da NIC.br, por meio da CETIC.br, que destacam a centralidade do trabalho como princípio educacional e a importância de práticas pedagógicas interativas e contextualizadas. Os objetivos específicos da pesquisa foram: (1) identificar as necessidades dos alunos em relação aos conhecimentos de informática básica; (2) aprimorar os conhecimentos desses estudantes por meio da aplicação prática das TIC no processo educativo; e (3) avaliar os efeitos das TIC como método de ensino de informática básica. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação participante, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de rodas de conversa, oficinas e atividades práticas desenvolvidas com alunos voluntários no laboratório de informática da escola. Como produto educacional, elaborou-se um guia didático estruturado para integrar conceitos de informática básica às bases da EPT. O guia fornece diretrizes teórico-práticas e pedagógicas, e aborda tópicos como sistemas operacionais, gerenciamento de arquivos e ferramentas de edição, além de introduzir a inteligência artificial e orientações para a criação de trabalhos acadêmicos. Os resultados demonstraram que, mesmo diante de limitações estruturais, como falta de manutenção dos equipamentos e instabilidade da Internet, o uso das TIC contribuiu significativamente para o desenvolvimento de habilidades digitais básicas dos alunos. Além disso, o guia didático se apresenta como uma ferramenta replicável, capaz de fomentar a inclusão digital e preparar os estudantes para os desafios do mundo do trabalho, o que está alinhado aos princípios da EPT e às demandas tecnológicas da atualidade.Item A Literatura como ferramenta de acessibilidade linguística para os alunos surdos do Instituto Federal de Rondônia-IFRO(2023) Silva, Nathali Fernanda Machado; Ferrari, Sandra Aparecida Lopes; Silva, Nathali Fernanda MachadoTrata-se de um material de texto e de vídeo em Libras da tradução do conto Olhos d’água, de Conceição Evaristo, que pretende auxiliar nas práticas de ensino da literatura para alunos surdos, visando subsidiar o trabalho docente. Também contém recursos de apoio ao aluno surdo para a leitura do conto escrito em língua portuguesa e sugestões de práticas experimentais aos professores. Objetivo: Contribuir para a inovação dos processos de ensino-aprendizagem, utilizados pelos docentes de literatura, por meio da tradução em Libras do conto Olhos d’água, de Conceição Evaristo, disponibilizada em formato digital.Item A Literatura como ferramenta de acessibilidade linguística para os alunos surdos do Instituto Federal de Rondônia-IFRO(2023) Silva, Nathali Fernanda Machado; Ferrari, Sandra Aparecida LopesA formação da identidade cultural está vinculada diretamente à forma como cada sujeito é inventado, traduzido e interpretado no contexto em que vive. Se observarmos qualquer grupo social, podemos ver como a língua e a cultura estão interligadas – ambas constroem e alteram a dinâmica social, uma influenciando a outra. No caso dos sujeitos surdos e do processo educacional na educação profissional e tecnológica (EPT), esses fatores culturais e linguísticos, muitas vezes, têm sido desconsiderados, resultando em perdas de aprendizagem, principalmente da língua portuguesa (LP) e da sua literatura. Inúmeros fatores contribuem para a ocorrência desse problema, como o desconhecimento dos professores acerca de metodologias mais eficazes e a falta de materiais direcionados a esse público, entre outros. O problema desta pesquisa pode ser, então, formulado em torno da seguinte indagação: como ensinar literatura a alunos surdos da EPT sem desconsiderar a cultura desses sujeitos e a sua língua materna, a Língua Brasileira de Sinais (Libras)? Sendo assim, o objetivo deste trabalho é a criação de mecanismos facilitadores para o ensino da literatura de língua portuguesa, especificamente a literatura brasileira, a alunos surdos do ensino médio integrado ao técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), campus Porto Velho Calama, por meio do desenvolvimento de um produto educacional – um livro digital em Libras que auxilie o trabalho com o texto literário do professor de literatura e do intérprete de Libras em sala de aula. A metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo e de caráter investigativo. O estudo foi desenvolvido por meio de levantamento bibliográfico, análise documental, roda de conversa inicial de diagnóstico, quatro rodas de conversa seguintes direcionadas com roteiros, avaliação e finalização do produto gerado. Os resultados apontam para a importância de se perceber que o aluno surdo compreende melhor determinados aspectos da literatura por meio da promoção da acessibilidade linguística – e não por imposição de uma língua majoritária em substituição à língua materna. A pesquisa reforça a concepção de que é necessário que a marca maior da identidade dos sujeitos surdos – a sua língua – seja incorporada ao processo educacional da EPT, ou seja, durante o aprendizado não há como inativar a Libras e ensinar a língua portuguesa de forma isolada.Item A otimização do uso do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para os cursos de formação inicial e continuada (FIC): uma proposta docente(2023) Hibner, Marlos; Felzke, LedianeEste artigo tem por objetivo apresentar os resultados obtidos na pesquisa intitulada “A Otimização do uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para os Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC): Uma Proposta Docente”, tendo como local da pesquisa o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) Campus Ji-Paraná. O estudo se propôs conhecer as dificuldades enfrentadas pelos docentes na utilização do AVA, especialmente no contexto dos cursos FIC na modalidade de educação a distância (EAD) e contribuir com o processo de formação de docentes em sua ambientação por meio da elaboração de um material audiovisual como ferramenta de apoio ao professor formador a partir de informações e instruções sobre o AVA, seu funcionamento, ferramentas e recursos. Os dados da pesquisa foram gerados por meio da metodologia participante e para a análise dos dados aplicou-se uma aproximação ao método de análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados demonstraram que: os sujeitos investigados possuem conhecimento e experiência com o AVA/Moodle, mas as principais dificuldades ou pontos relevantes do primeiro grupo concentraram-se em torno de 4 (quatro) aspectos ou categorias, sendo: acolhimento e ambientação, interface e layout, questionários e bancos de questões e apoio tecnológico; a proposta de produto educacional teve uma avaliação positiva pelos sujeitos que registraram importantes contribuições sobre o produto e o AVA, com ênfase para o layout e a inclusão; as literaturas evidenciam que ainda há a necessidade de formação docente específica para a atuação na EPT, principalmente para a EAD. Assim, percebeu-se que ainda existem pontos que precisam ser adequados no AVA do IFRO Campus Ji-Paraná e que a participação dos usuários mostrou a necessária equalização entre as ferramentas e quem as utiliza. Por fim, é importante considerar que a utilização dos ambientes e recursos virtuais não podem suprimir o diálogo, a discussão, o pensamento crítico-reflexivo e os almejos de transformação social abarcados pela EPT.Item A política de assistência estudantil em tempos de covid-19: uma análise da perspectiva dos discentes do ensino médio integrado do IFRO, campus Porto Velho Calama(2023) Feitosa, Daniel Guedes; Oliveira, Rodrigo Leonardo de SousaO Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), instituído pelo Decreto nº 7.234, de 19 de Julho de 2010, enquanto política pública educacional, é destinado à democratização do acesso, permanência e êxito de estudantes de baixa renda matriculados em instituições federais de ensino, contemplando os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, considerando suas especificidades, as áreas estratégicas de ensino, pesquisa e extensão e aquelas que atendam às necessidades identificadas por seu corpo discente. Nesse viés, considerando a avaliação como uma das fases do ciclo das políticas públicas, a presente pesquisa teve o objetivo de avaliar a concepção dos discentes sobre os Programas de Assistência Estudantil desenvolvidos no Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, compreendendo como estes estudantes pensam e refletem sobre a Política de Assistência Estudantil no contexto da pandemia da Covid-19. Assim, foi necessário analisar o aspecto histórico da implantação da Política de Assistência Estudantil nos Institutos Federais, tendo como objeto o Instituto Federal de Rondônia, Campus Porto Velho Calama, bem como apontar quais as ações de Assistência Estudantil promovidas pelo Instituto Federal de Rondônia, Campus Porto Velho Calama, que visam à ampliação da garantia de permanência e êxito dos estudantes no período de pandemia da Covid-19. Além disso, identificou-se o perfil socioeconômico dos alunos bolsistas e não bolsistas do 3º ano dos cursos do Ensino Médio Integrado do IFRO, Campus Porto Velho Calama. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e documental, além da aplicação de questionário e entrevista. Através da pesquisa, observou-se que a maioria dos alunos avalia de forma positiva os Programas de Assistência Estudantil disponibilizados pelo IFRO Campus Porto Velho Calama no período da pandemia da Covid-19, destacando que os programas e auxílios possibilitam aos estudantes de baixa renda a continuidade nos estudos, além da manutenção destes na instituição. Em relação à divulgação dos Auxílios Estudantis do IFRO no período pandêmico, para 74,42% dos alunos, o IFRO divulgou de forma positiva os Programas de Assistência Estudantil, enquanto para 25,58% dos participantes da pesquisa, não houve ampla divulgação. Nesse sentido, foi desenvolvido um produto educacional intitulado “Cartilha da Política de Assistência Estudantil do IFRO”, visando proporcionar a ampliação da divulgação das ações de Assistência Estudantil desenvolvidas na instituição.Item A sala de aula invertida e a experimentação problematizadora aplicada à química como metodologia ativa na Educação Profissional e Tecnológica(2023) Lopes, Camila Budim; Gomes, Iza ReisUm grande desafio para os professores da Educação Profissional Tecnológica (EPT) na atualidade é a busca contínua por metodologias capazes de provocar mudanças significativas na produção e aquisição de conhecimento. Nesse sentido, este estudo tem como problema de pesquisa a combinação das abordagens de ensino sala de aula invertida e a experimentação problematizadora, na disciplina de Química, como uma possibilidade de inovação do processo de ensino- aprendizagem na EPT. O objetivo deste trabalho é contribuir para a inovação dos processos de ensino-aprendizagem, utilizados pelos docentes do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), por meio da disponibilização de Roteiros de Aprendizagem Experimental de Química sobre sala de aula invertida e a experimentação problematizadora como metodologias ativas de aprendizagem. A metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo e de caráter investigativo. Essa pesquisa foi realizada no IFRO Campus Ji-Paraná, junto aos professores da área de Química que lecionam essa disciplina no Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio. O estudo foi concretizado por meio de: levantamento bibliográfico; análise documental; um questionário inicial de diagnóstico; uma roda de conversa; desenvolvimento dos roteiros de aprendizagem experimental; um questionário final avaliativo e finalização do produto gerado. Os resultados desta pesquisa colaboram para o desenvolvimento da literatura sobre a EPT e apóia o ensino de Química, na medida em que foi produzido um material metodológico para aplicação em que aborda a integração de duas metodologias ativas, sala de aula invertida e a experimentação problematizadora, que poderá ser utilizado pelos professores tanto no ensino presencial quanto no ensino híbrido.Item A Segurança dos alimentos nos Cursos Técnicos Integrado ao Ensino Médio do IFRO: Aprendizagem baseada em problemas(2023) Ferreira, Iramaia Grespan; Gomes, Iza ReisÉ com grande alegria e satisfação que entregamos este produto educacional (PE), um dispositivo didático resultado de uma pesquisa desenvolvida no curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Porto Velho Calama. Este PE, que tem como título “Roteiros de aprendizagem ativa no ensino de segurança dos alimentos sob a perspectiva da formação omnilateral na educação profissional e tecnológica”, foi concebido de modo a auxiliá-lo no processo de ensino-aprendizagem e como resultado, uma proposta para o ensino de Segurança dos Alimentos, com o uso da Metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas. No período de sua construção muitas foram as reflexões realizadas, os conceitos articulados, as discussões com os alunos em sala e um fortalecimento de nossa práxis cotidianamente. Nesse sentido, é importante pontuar o contexto no qual estamos inseridos, o campo da Educação Profissional e Tecnológico, cujas bases conceituais se ancoram em uma formação integral voltada para os aspectos essenciais da vida humana, em todas as suas dimensões, respeitando e reconhecendo a singularidade dos sujeitosItem Acolhimento de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do IFRO – Campus Porto Velho Calama(2024) Oliveira, Valdelice Rodrigues de Passos; Iza Reis GomesIncluir pessoas com necessidades especiais tem sido um desafio para a educação; mesmo com a garantia da matrícula e a permanência na escola, não podemos pensar que está tudo resolvido. Falar sobre a inclusão de pessoas em condição de autismo abre espaços para reflexões no campo educacional. Por esse motivo, esta pesquisa pautou-se nas reflexões sobre o acolhimento de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) na educação profissional e tecnológica (EPT) no Instituto Federal de Rondônia (IFRO) – Campus Porto Velho Calama. Os documentos norteadores das políticas públicas e ações inclusivas para esse público-alvo realizadas pelo IFRO constituíram o objeto de estudo desta pesquisa. A problemática da pesquisa consiste em: como o IFRO – Campus Porto Velho Calama se organiza para desenvolver a política de inclusão das pessoas com TEA? Estabelecemos algumas opções metodológicas a partir das contribuições de Gil (1999, 2002), Chizzotti (2000, 2001), Minayo (2001) e Bardin (2016). Os caminhos da pesquisa prosseguiram na abordagem qualitativa à pesquisa aplicada, para gerar um produto que pudesse ser utilizado no contexto escolar. A abordagem escolhida foi a qualitativa por se tratar de uma pesquisa exploratória e descritiva, conforme os objetivos estabelecidos. Para a coleta de dados, optamos: a) pela pesquisa documental, com a possibilidade de analisar documentos oficiais das políticas públicas inclusivas norteadoras pertinentes às pessoas com TEA no IFRO – Campus Porto Velho Calama; b) pela pesquisa participante, que objetivou a aplicação da entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados com os profissionais que atuam no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE). A escolha do tema foi motivada pela experiência docente na educação básica. Como produto educacional, a proposta foi elaborar um guia para acolhimento de pessoas com autismo no âmbito escolar a partir de evidências científicas. O resultado é a divulgação do material nas redes sociais, nas secretarias de Educação e em eventos da área.Item Adaptação de um jogo para deficientes visuais e pessoas com pouca mobilidade(2023) Saavedra, Fabio Marcelo Tanwing ; Valiante, Leandro FerrareziUma das grandes discussões da sociedade contemporânea está relacionada a pessoas com deficiência visual e de pouca mobilidade, as quais por terem uma condição limitante são desafiadas diariamente a serem independentes. Embora já existam tratamentos para amenizar ou até mitigar essa dificuldade, como a terapia ocupacional, por exemplo, muitas vezes essa rotina é tediosa ou cansativa para os pacientes. Pensando nesse entrave e para tentar evitar o abandono prematuro por parte dessas pessoas, este trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo que pode trazer a possibilidade uma nova perspectiva por meio da diversão e desafio. O jogo foi desenvolvido na plataforma Game Maker, adaptando AudioIcons e AudioCues em um jogo de tiro criado através de um tutorial oficial. O trabalho detalha cada aspecto do desenvolvimento do produto tecnológico resultante.Item Atividades experimentais de física utilizando circuitos elétricos(2021) Knyppe, Glad dos Santos; Almeida, Davi Diego deEste artigo vem explanar a atividade experimental em laboratório de ciências junto aos alunos de uma escola pública de Porto Velho – RO, viabilizado pelo Programa deIniciação à Docência (PIBID), para a compreensão de circuitos elétricos em série e em paralelo, utilizando materiais ordinários, de baixo custo, e montados a partir de fios de cobree lâmpadas incandescentes (caracterizando os resistores R). Através deste experimento foi possível demonstrar os conceitos físicos de eletricidade e eletrodinâmica, de modo a facilitar a compreensão e consequentemente o aprendizado do aluno, contribuindo para a construção de seu conhecimento, utilizando-se de seus subsunçores, além disso, tambémproporcionou ao bolsista uma atividade que agregue possibilidades de aprendizagem proposto pelo referencial teórico apresentado em sala de aula, tornando a aula mais agradável e inovadora.Item Cartilha da Política de Assistência Estudantil do IFRO(2023) Feitosa, Daniel Guedes; Oliveira, Rodrigo Leonardo de SousaO produto educacional intitulado “Cartilha da Política de Assistência Estudantil do IFRO” é o resultado da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, ofertado pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A cartilha foi idealizada através dos resultados da dissertação de mestrado intitulada “A Política de Assistência Estudantil em tempos de Covid-19: uma análise da perspectiva dos discentes do Ensino Médio Integrado do IFRO, Campus Porto Velho Calama”, que teve o objetivo de avaliar a concepção dos discentes sobre os Programas de Assistência Estudantil desenvolvidos no Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, compreendendo como estes estudantes pensam e refletem sobre a Política de Assistência Estudantil no contexto da pandemia da Covid-19.Item Circuitos elétricos: experimento de baixo custo em física para o ensino médio(2023) Ferreira, Hyorran Cristian Paes; Bezerra, Mauro Guilherme FerreiraEsse artigo tem como objetivo propor o desenvolvimento de um experimento didático de baixo custo sobre a associação de resistores elétricos para o ensino médio, com o intuito de contextualizar o ensino de física à realidade dos alunos. A escolha de explorar o tema de circuitos elétricos surge da dificuldade dos alunos em compreender fenômenos elétricos, destacando a necessidade de estratégias mais eficazes. Detalhamos a metodologia, desde a seleção de materiais acessíveis até a montagem dos circuitos em caixas de acrílico. Os resultados indicam que abordagens práticas e experimentais, como a proposta neste estudo, podem ser cruciais para tornar o ensino de Física dinâmico e efetivo, permitindo que os alunos estabeleçam conexões mais sólidas entre a teoria e as aplicações práticas no mundo real.Item Conselho Escolar e gestão democrática de escola da rede pública de ensino no município de Alvorada do Oeste, RO na perspectiva da formação humana integral da Educação Profissional e Tecnológica(2024) Porto, Oscar de Oliveira; Pereira, AguinaldoO presente estudo teve como objetivo analisar fontes e instrumentos que abordam a participação efetiva do conselho escolar em uma gestão democrática de escolas da rede pública de ensino na perspectiva de uma formação humana integral da Educação Profissional e Tecnológica. Trata-se de um estudo de abordagem metodológica qualitativa, de natureza exploratório-descritiva, por meio de pesquisa participante, que buscou analisar o processo de implementação e fortalecimento de conselhos escolares na rede pública municipal de ensino de Alvorada do Oeste, RO. A pesquisa foi desenvolvida com docentes da Secretaria Municipal de Educação e com gestores das escolas municipais do município. Neste contexto, o Conselho Escolar tem um importante papel na escola, já que ele oportuniza e potencializa a participação da direção, dos professores, dos alunos, dos funcionários e da comunidade escolar, fazendo com que todos esses segmentos exerçam sua palavra dentro da escola e compartilhem o poder decisório, favorecendo assim, a prática efetiva da gestão democrática. Uma das contribuições desta pesquisa será oferecer à Secretaria Municipal de Educação e as escolas a possibilidade de estabelecer Conselhos Escolares fortalecidos, bem como reorganizar aqueles que já estão constituídos, porém fragmentados, onde fica a cargo somente do diretor da escola a tomada de decisões. Para isso, foi confeccionado uma Cartilha de orientações para Gestores e docentes com os principais pontos para implementação e fortalecimento dos Conselhos Escolares, visando contribuir com as escolas da rede pública municipal de ensino em Alvorada do Oeste, RO. Dessa forma, aumentar as vozes constituídas na tomada de decisões podem gerar contribuições diferentes e um maior benefício à comunidade escolar, trazendo para dentro dos conselhos a perspectiva da Formação Humana Integral da Educação Profissional e Tecnológica.Item Conselho Escolar e Gestão Democrática: Contribuições para o fortalecimento da comunidade escolar(2024) Porto, Oscar de Oliveira; Pereira, Aguinaldo; Perereira, AguinaldoEste material pretende contribuir com informações importantes para gestores, docentes e comunidade escolar para a construção e consolidação dos processos de implantação e fortalecimento dos Conselhos Escolares e de uma escola democrática, com aspectos de uma formação humana integral. Trabalharemos com dois grandes objetivos: refletir sobre o convívio democrático nos diferentes espaços escolares, utilizando o Conselho Escolar para promover discussões a respeito da existência de divergências nas relações dentro da escola, propiciando formas de lidar com os conflitos; e, entender o papel do Conselho Escolar, destacando suas Funções nas relações que acontecem dentro da escola, no que se refere ao reconhecimento e o respeito ao outro, às aplicações corretas dos recursos geridos por meio da participação do colegiado nas decisões, com vistas a gerar práticas democráticas no ambiente escolar. Este trabalho é parte integrante da pesquisa de dissertação de Mestrado concluída no ano de 2024, no Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT/ IFRO, sob orientação do professor Dr. Aguinaldo Pereira, que teve como título: CONSELHO ESCOLAR E GESTÃO DEMOCRÁTICA DE ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE ALVORADA DO OESTE, RO NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Diante dessa perspectiva, pretende-se, com esta cartilha, permitir que a comunidade escolar tenha contato com a concepção de formação humana integral, e as formas pelas quais é possível garantir o pleno desenvolvimento dos sujeitos. Assim, estamos refletindo sobre questões relacionadas à convivência na escola e nessa perspectiva, pensamos a escola como um espaço aberto à convivência, formações, consensos e aprendizagens, pois há a necessidade de equilíbrio entre os diferentes interesses envolvidos.Item Construção e adaptação de um sistema óptico de baixo custo para projeções hemisféricas(2023) Carvalho, Victor Esmite Barroso de; Bezerra, Mauro Guilherme FerreiraEste trabalho aborda a fabricação e implementação de lentes de resina epóxi para adaptação em um sistema de projeção digital para domo hemisférico. A análise das lentes inclui testes com iluminação, revelando características internas e distâncias focais. Embora algumas irregularidades tenham sido observadas, a produção das lentes apresenta uma notável economia em relação às lentes comerciais. O custo de produção é detalhadamente apresentado, destacando a viabilidade econômica da abordagem. A metodologia acessível permite a replicação por outros pesquisadores, ampliando as possibilidades de criação de sistemas para projeções hemisféricas em que podem ser utilizadas em ambientes educacionais.Item Criação de relatórios utilizando framework laravel e dom pdf em um sistema de currículos para estágio(2019) Feitosa, Nara Carolina Galvão; Silva, Rafael Pitwak MachadoEste artigo descreve os itens necessários para o desenvolvimento do sistema denominado Banco de Currículo do Instituto Federal de Rondônia - Campus Calama, que tem como objetivo facilitar o gerenciamento dos Estágios na instituição. O Sistema foi desenvolvido utilizando o framework Laravel, Linguagem de programação PHP, o MySQL como sistema de gerenciamento de banco de dados e em específico ao módulo de relatório, foi utilizado o Dom pdf como ferramenta para transformar o arquivo em PDF.Item Curso MOOC - Formação de mediadores para EPT na EaD(2023) Silva, Ilma Paula Carvalho da; Pereira, Aguinaldo; Oliveira, Vanessa Araújo de; Silva, Geymeesson Brito da; Pereira, AguinaldoO curso MOOC Formação de mediadores para EPT na EaD é resultado de uma pesquisa de mestrado intitulada "Mediação pedagógica: práticas e desafios em cursos técnicos subsequentes, na modalidade EAD, do Instituto Federal de Rondônia - Campus Porto Velho Zona Norte", desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional(ProfEPT) ofertado pelo IFRO - Campus Calama. A produção e oferta deste curso tem como objetivo contribuir com a formação de profissionais que desejam atuar como professor(a) mediador(a), compreendendo a importância da mediação pedagógica dentro do processo de ensino-aprendizagem dos indivíduos que estudam na Educação Profissional e Tecnológica na modalidade da educação a distância. Esperamos que este curso contribua para uma nova perspectiva na mediação pedagógica.