Navegando por Autor "Pereira, Aguinaldo"
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Item A evolução do setor de recursos humanos: análise histórica e o impacto das tecnologias(International Contemporany Management Review - ICMR, 2024) Souza, Marcos Pereira de; Benati, Nivaldir Aparecido; Pereira, AguinaldoEm um mundo em constante evolução, onde a tecnologia assume um papel cada vez mais preponderante, a área de Recursos Humanos (RH) não poderia ficar para trás. As tendências do mercado exigem profissionais adaptados a um cenário dinâmico e competitivo, impulsionando a necessidade de constante atualização e aprimoramento. Este artigo, fruto de uma pesquisa bibliográfica, com base em autores como Chiavenato (2009), Gil (2013), Lacombe e Heilborn (2013), Secchi, (2009), entre outros, traçam um panorama da trajetória da área de RH, desde suas raízes na Escola Clássica até a contemporaneidade, onde a própria nomenclatura se transforma em "Gestão de Pessoas". Debruçamos nas mudanças, explorando tanto dos aspectos positivos quanto dos desafios que acompanharam essa evolução. Ao analisarmos as transformações pelas quais a área de RH passou, pode-se compreender com clareza o impacto profundo que a tecnologia causou em seu dia a dia. A automação de tarefas repetitivas, a otimização de processos e a análise de dados são apenas alguns exemplos de como as ferramentas tecnológicas revolucionaram a forma como as empresas gerenciam seus talentos.Item As dificuldades do intérprete de libras um percurso teórico e histórico no Município de Porto Velho-RO: um estudo na Escola Municipal Bilíngue(Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, v.09,2024, 2024) Moreira, Maria Emiliana Andrade; Pereira, AguinaldoO sujeito surdo, em seus aspectos históricos, vem lutando há muitos anos. Desde a Idade Antiga, eles eram considerados pelos povos egípcios, pessoas enviadas por deuses, pessoas privilegiadas, além disso eram considerados seres de vida inata e não tinham o direito à educação. Nesse sentido, buscamos neste artigo realizar um resgate histórico social deste indivíduo, tal como seria o seu percurso histórico como sujeito social. Identificamos o primeiro livro sobre a educação de surdos que descrevia o alfabeto manual, publicado por Juan Pablo Bonet em meados do ano de 1620, na obra "Reduccion delas letras y arte para ensiñar a hablar los mudos". Nesse livro, o autor demonstra o método oral que foi utilizado como base de ensino por toda a Europa, como aponta Veloso e Maia (2017). O percurso teórico-metodológico para esse artigo foi de cunho qualitativo, a partir de pesquisas bibliográficas, baseado em autores como Lacerda, (2012), Strobel (2018), dentre outros. O lócus da pesquisa foi a Escola Municipal Infantil Bilíngue de Porto Velho-RO.Item Brazucalidade e (im)polidez: ressignificação identitária em interações de migrantes em Boston/EUA(2017) Pereira, Aguinaldo; Borges, Cibele Brandão de OliveiraEste estudo trata sobre migração de brasileiros residentes em Boston (EUA). O objetivo desta investigação é revelar como a língua inglesa e a cultura americana afetam os modos de polidez/impolidez de brasileiros em contexto de interculturalidade. A pesquisa é etnográfica, e seus dados foram coletados durante cinco meses de participação do pesquisador em campo, onde foram utilizadas entrevistas, discussões em um grupo do aplicativo whatsapp e a observação do pesquisador durante o tempo de inserção em campo. O trabalho se ancora na Sociolinguística Interacional em interface com a Pragmática (GOFFMAN ([1964]2002; GUMPERZ, 1982 e TANNEN, 2005), mais especificamente nos estudos sobre polidez, inicialmente propostos por Brown & Levinson (1987 [1978]), que apresentam pontos-chave da teoria. Além de cotejar o trabalho com os fundadores dessa área da linguística, a pesquisa também se fundamenta em outros autores, como Leech (1983, 2014), que apresenta quadro mais completo da teoria, abordando, por exemplo, a impolidez como um quadro à parte, com máximas de (im)polidez, a partir da proposta de Grice (1967). Além desse, são apresentadas contribuições de outros autores, como Watts (2003), que contribui com a definição de polidez de dois ângulos: polidez1 como noção popular do termo e polidez2 como noção teórica; Kerbrat-Orecchioni (1992, 1997, 2000, 2006, 2010), que apresenta a proposta de Atos de Elogio a Face (AEF), entre outros mais. Para um quadro mais específico da impolidez, foram utilizadas algumas propostas de autores como Eelen (2001), Mills (2003) e Culpeper (1996, 2011), corroborando para a compreensão dessa importante área da interação social para o presente trabalho, na apresentação de um modelo descritivo e teórico sobre impolidez. Para a compreensão da ressignificação identitária no deslocamento dos participantes, associaram-se os estudos sobre identidade aos de (im)polidez, o que foi feito a partir dos estudos sociais sobre identidade de Castells (1999), Hall (2006) e Bauman (2003, 2005), em que se buscou compreender a conexão existente entre o processo de identidade na comunidade pesquisada e o papel da (im)polidez no processo de ressignificação das identidades em jogo. Ao processo de ressignificação identitária, percebida nos colaboradores de minha pesquisa, nomeei de brazucalidade, e acontece na relação e comparação com o sujeito nacional (americano). Os resultados deste estudo indicam que a ressignificação identitária dos participantes passa por um processo de busca e compreensão das novas formas de ser no ‘novo lugar’, revelado nas interações gravadas e nas interações de (im)polidez estudadas.Item Conselho Escolar e gestão democrática de escola da rede pública de ensino no município de Alvorada do Oeste, RO na perspectiva da formação humana integral da Educação Profissional e Tecnológica(2024) Porto, Oscar de Oliveira; Pereira, AguinaldoO presente estudo teve como objetivo analisar fontes e instrumentos que abordam a participação efetiva do conselho escolar em uma gestão democrática de escolas da rede pública de ensino na perspectiva de uma formação humana integral da Educação Profissional e Tecnológica. Trata-se de um estudo de abordagem metodológica qualitativa, de natureza exploratório-descritiva, por meio de pesquisa participante, que buscou analisar o processo de implementação e fortalecimento de conselhos escolares na rede pública municipal de ensino de Alvorada do Oeste, RO. A pesquisa foi desenvolvida com docentes da Secretaria Municipal de Educação e com gestores das escolas municipais do município. Neste contexto, o Conselho Escolar tem um importante papel na escola, já que ele oportuniza e potencializa a participação da direção, dos professores, dos alunos, dos funcionários e da comunidade escolar, fazendo com que todos esses segmentos exerçam sua palavra dentro da escola e compartilhem o poder decisório, favorecendo assim, a prática efetiva da gestão democrática. Uma das contribuições desta pesquisa será oferecer à Secretaria Municipal de Educação e as escolas a possibilidade de estabelecer Conselhos Escolares fortalecidos, bem como reorganizar aqueles que já estão constituídos, porém fragmentados, onde fica a cargo somente do diretor da escola a tomada de decisões. Para isso, foi confeccionado uma Cartilha de orientações para Gestores e docentes com os principais pontos para implementação e fortalecimento dos Conselhos Escolares, visando contribuir com as escolas da rede pública municipal de ensino em Alvorada do Oeste, RO. Dessa forma, aumentar as vozes constituídas na tomada de decisões podem gerar contribuições diferentes e um maior benefício à comunidade escolar, trazendo para dentro dos conselhos a perspectiva da Formação Humana Integral da Educação Profissional e Tecnológica.Item Conselho Escolar e Gestão Democrática: Contribuições para o fortalecimento da comunidade escolar(2024) Porto, Oscar de Oliveira; Pereira, Aguinaldo; Perereira, AguinaldoEste material pretende contribuir com informações importantes para gestores, docentes e comunidade escolar para a construção e consolidação dos processos de implantação e fortalecimento dos Conselhos Escolares e de uma escola democrática, com aspectos de uma formação humana integral. Trabalharemos com dois grandes objetivos: refletir sobre o convívio democrático nos diferentes espaços escolares, utilizando o Conselho Escolar para promover discussões a respeito da existência de divergências nas relações dentro da escola, propiciando formas de lidar com os conflitos; e, entender o papel do Conselho Escolar, destacando suas Funções nas relações que acontecem dentro da escola, no que se refere ao reconhecimento e o respeito ao outro, às aplicações corretas dos recursos geridos por meio da participação do colegiado nas decisões, com vistas a gerar práticas democráticas no ambiente escolar. Este trabalho é parte integrante da pesquisa de dissertação de Mestrado concluída no ano de 2024, no Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT/ IFRO, sob orientação do professor Dr. Aguinaldo Pereira, que teve como título: CONSELHO ESCOLAR E GESTÃO DEMOCRÁTICA DE ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE ALVORADA DO OESTE, RO NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Diante dessa perspectiva, pretende-se, com esta cartilha, permitir que a comunidade escolar tenha contato com a concepção de formação humana integral, e as formas pelas quais é possível garantir o pleno desenvolvimento dos sujeitos. Assim, estamos refletindo sobre questões relacionadas à convivência na escola e nessa perspectiva, pensamos a escola como um espaço aberto à convivência, formações, consensos e aprendizagens, pois há a necessidade de equilíbrio entre os diferentes interesses envolvidos.Item Curso MOOC - Formação de mediadores para EPT na EaD(2023) Silva, Ilma Paula Carvalho da; Pereira, Aguinaldo; Oliveira, Vanessa Araújo de; Silva, Geymeesson Brito da; Pereira, AguinaldoO curso MOOC Formação de mediadores para EPT na EaD é resultado de uma pesquisa de mestrado intitulada "Mediação pedagógica: práticas e desafios em cursos técnicos subsequentes, na modalidade EAD, do Instituto Federal de Rondônia - Campus Porto Velho Zona Norte", desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional(ProfEPT) ofertado pelo IFRO - Campus Calama. A produção e oferta deste curso tem como objetivo contribuir com a formação de profissionais que desejam atuar como professor(a) mediador(a), compreendendo a importância da mediação pedagógica dentro do processo de ensino-aprendizagem dos indivíduos que estudam na Educação Profissional e Tecnológica na modalidade da educação a distância. Esperamos que este curso contribua para uma nova perspectiva na mediação pedagógica.Item Educação Profissional e Tecnológica e o Novo Ensino Médio(2024) Lopes, Jeane da Silva; Pereira, AguinaldoA reforma do Ensino Médio, instituída pela Lei n.º 13.415/2017, tem sido alvo de inúmeras críticas e insatisfações desde sua homologação, apesar de seu objetivo ser modernizar a educação e oferecer flexibilidade curricular, cada estado desenvolveu seu próprio currículo, refletindo interesses locais e tentando cumprir o que estabelece o Art. 205 da Constituição Federal, que destaca a educação como direito de todos. No entanto, a reforma tem enfrentado críticas e desafios na implantação dos novos currículos, não tem se adaptado às realidades socioeconômicas e culturais do país. No estado de Rondônia, essa implantação revelou-se particularmente difícil, conforme indicado pela Portaria n.º 3.037/2022-SEDUC/RO. Ademais, passados seis anos desde a reforma, a falta de sucesso é evidente, como demonstra a Portaria n.º 627/2023, que suspendeu os prazos da implementação do Novo Ensino Médio. Nesse cenário, o governo busca ganhar tempo e acalmar diversos setores, tanto os que apoiam quanto os que se opõem à reforma. Trabalhando na perspectiva do curriculo integrado, que venham a contribuir para a qualificação das práticas pedagógicas em direção à superação da dualidade estrutural, decidimos aplicar uma pesquisa de campo no estado de Rondônia, em dois municípios: Porto Velho e Ji-Paraná em seis escolas da rede pública de ensino, O objetivo foi analisar a implantação do novo Ensino Médio da rede estadual de ensino de Rondônia, descrever o que dispõe o Referencial Curricular na perspectiva de sua base conceitual de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), relatar como os profissionais diretores, supervisores e professores do Ensino Médio, estão reagindo a nova proposta. A metodologia aplicada foi de natureza exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando levantamento bibliográfico, entrevistas e rodas de conversa como instrumentos de coleta de dados. A análise foi realizada por meio da análise de conteúdo, que apresenta uma abordagem metodológica com características e possibilidades próprias, tornando-a especialmente adequada para este tipo de estudo. Além disso, usamos contribuições teóricas de Frigotto e Ciavatta (2012), Ramos (2009), Saviani (2007), Manacorda (1973) e Sacristán (2017) para embasar a pesquisa, visto que esses autores enfatizam a necessidade de considerar a formação humana integral, a indissociabilidade entre Educação Profissional e Educação Básica e a importância do currículo na formação humana. Os resultados da pesquisa apontaram para a necessidade de se considerar uma série de fatores que afetam diretamente a implementação do novo currículo, como as condições econômicas das escolas, a formação dos professores, a infraestrutura educacional disponível e as políticas públicas de apoio. Diante desse cenário, foi desenvolvido um curso on-line na Plataforma Massive Open Online Course, com o tema “Educação Profissional e Tecnológica e o Novo Ensino Médio”. O curso, destinado a gestores, coordenadores pedagógicos e professores, objetiva esclarecer conceitos centrais da Educação Profissional e Tecnológica e a reforma do Ensino Médio, promover uma formação mais alinhada em direção à superação da dualidade estrutural, nas diversas ações de ensino, tendo como pilares o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura, com suporte da interdisciplinaridade e das diversas relações existentes no mundo do trabalho. A divulgação do curso foi realizada por meio de videoconferência, no qual foram apresentados os resultados da pesquisa e disponibilizado o acesso ao material. O estudo, portanto, busca contribuir para o debate em torno da reforma do Ensino Médio, dando voz aos profissionais da educação que estão na linha de frente desse processo e propondo caminhos que possam tornar o Ensino Médio adaptado às reais necessidades dos estudantes.Item Educação Profissional e Tecnológica e o Novo Ensino Médio na rede pública de ensino do estado de Rondônia(2024) Lopes, Jeane da Silva; Pereira, AguinaldoA reforma do Ensino Médio, instituída pela Lei n.º 13.415/2017, tem sido alvo de inúmeras críticas e insatisfações desde sua homologação, apesar de seu objetivo ser modernizar a educação e oferecer flexibilidade curricular, cada estado desenvolveu seu próprio currículo, refletindo interesses locais e tentando cumprir o que estabelece o Art. 205 da Constituição Federal, que destaca a educação como direito de todos. No entanto, a reforma tem enfrentado críticas e desafios na implantação dos novos currículos, não tem se adaptado às realidades socioeconômicas e culturais do país. No estado de Rondônia, essa implantação revelou-se particularmente difícil, conforme indicado pela Portaria n.º 3.037/2022-SEDUC/RO. Ademais, passados seis anos desde a reforma, a falta de sucesso é evidente, como demonstra a Portaria n.º 627/2023, que suspendeu os prazos da implementação do Novo Ensino Médio. Nesse cenário, o governo busca ganhar tempo e acalmar diversos setores, tanto os que apoiam quanto os que se opõem à reforma. Trabalhando na perspectiva do curriculo integrado, que venham a contribuir para a qualificação das práticas pedagógicas em direção à superação da dualidade estrutural, decidimos aplicar uma pesquisa de campo no estado de Rondônia, em dois municípios: Porto Velho e Ji-Paraná em seis escolas da rede pública de ensino, O objetivo foi analisar a implantação do novo Ensino Médio da rede estadual de ensino de Rondônia, descrever o que dispõe o Referencial Curricular na perspectiva de sua base conceitual de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), relatar como os profissionais diretores, supervisores e professores do Ensino Médio, estão reagindo a nova proposta. A metodologia aplicada foi de natureza exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando levantamento bibliográfico, entrevistas e rodas de conversa como instrumentos de coleta de dados. A análise foi realizada por meio da análise de conteúdo, que apresenta uma abordagem metodológica com características e possibilidades próprias, tornando-a especialmente adequada para este tipo de estudo. Além disso, usamos contribuições teóricas de Frigotto e Ciavatta (2012), Ramos (2009), Saviani (2007), Manacorda (1973) e Sacristán (2017) para embasar a pesquisa, visto que esses autores enfatizam a necessidade de considerar a formação humana integral, a indissociabilidade entre Educação Profissional e Educação Básica e a importância do currículo na formação humana. Os resultados da pesquisa apontaram para a necessidade de se considerar uma série de fatores que afetam diretamente a implementação do novo currículo, como as condições econômicas das escolas, a formação dos professores, a infraestrutura educacional disponível e as políticas públicas de apoio. Diante desse cenário, foi desenvolvido um curso on-line na Plataforma Massive Open Online Course, com o tema “Educação Profissional e Tecnológica e o Novo Ensino Médio”. O curso, destinado a gestores, coordenadores pedagógicos e professores, objetiva esclarecer conceitos centrais da Educação Profissional e Tecnológica e a reforma do Ensino Médio, promover uma formação mais alinhada em direção à superação da dualidade estrutural, nas diversas ações de ensino, tendo como pilares o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura, com suporte da interdisciplinaridade e das diversas relações existentes no mundo do trabalho. A divulgação do curso foi realizada por meio de videoconferência, no qual foram apresentados os resultados da pesquisa e disponibilizado o acesso ao material. O estudo, portanto, busca contribuir para o debate em torno da reforma do Ensino Médio, dando voz aos profissionais da educação que estão na linha de frente desse processo e propondo caminhos que possam tornar o Ensino Médio adaptado às reais necessidades dos estudantes.Item Financiamento das ações e programas do Sistema Único de Saúde destinados à necessidade efetiva de determinados serviços de saúde municipais(Editora Gestão e Conhecimento Ltda., 2024) Pinto, Marco Aurélio Rodrigues; Pereira, AguinaldoO Sistema Único de Saúde, junto ao Ministério da Saúde, por meio do Fundo Nacional de Saúde (FNS), disponibiliza repasses financeiros para a saúde e específica todos os recursos ofertados para as diferentes regiões do país, incluindo municípios. Com base nisso, este estudo teve como objetivo identificar e apresentar os recursos financeiros destinados ao Município de Cacoal pertencente ao Estado de Rondônia, no período condizente aos meses de janeiro e agosto de 2023, a fim de manter as ações e serviços públicos em saúde. Para isso, realizou-se uma pesquisa de campo na Secretaria Municipal de Saúde de Cacoal-RO, de caráter documental e quantitativo. Os resultados mostram os recursos repassados para cada bloco da saúde, incluindo esferas não atendidas. Os resultados encontrados foram discutidos à luz da literatura, tendo como base teórica Albuquerque et al. (2019); Bousquat et al. (2019); Gil (2002); Gomes et al. (2024); Manhães e Hasenclever (2021); Pinafo et al. (2020); Pires (2022), entre outros. Considerando a importância dos conhecimentos aqui proporcionados, o que evidencia a importância de se discutir este tema, espera-se que mais investigações sejam realizadas em períodos posteriores ao aqui levantado, analisado e apresentado.Item Guia passo a passo captação e submissão de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação(2024) Pacífico, Ellen Vieira; Pereira, AguinaldoO “Guia Passo a Passo: Captação e Submissão de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I)” elaborado pela mestra Éllen Vieira Pacífico, sob a orientação do professor Doutor Aguinaldo Pereira. Este guia é um produto educacional do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO). A Amazônia Ocidental e o estado do Amapá são regiões de imensa riqueza natural e biodiversidade, mas também enfrentam desafios significativos em termos de desenvolvimento sustentável e inovação tecnológica. Este guia surge como uma ferramenta essencial para capacitar pesquisadores, profissionais e instituições na captação e submissão de projetos de PD&I, alinhados com as legislações vigentes, como a Lei nº 8387/1991 e a Lei nº 13.674/2018. O conteúdo deste guia é detalhado e prático, oferecendo um passo a passo claro e acessível para todos os interessados em contribuir para o avanço científico e tecnológico dessas regiões. Ele aborda desde a identificação de oportunidades e análise de elegibilidade até a elaboração e submissão de propostas, sempre com foco na promoção do desenvolvimento regional e na geração de impactos socioeconômicos positivos. A iniciativa de Éllen Vieira Pacífico é louvável e reflete um compromisso com a educação, a inovação e o desenvolvimento sustentável. Este guia não apenas facilita o acesso a recursos e incentivos fiscais, mas também promove a integração da Amazônia Ocidental e do Amapá ao restante do país, contribuindo para uma maior equidade no desenvolvimento nacional.Item Lei Nº 8387/1991: Ferramenta na captação de recursos para Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no fomento à Educação Profissional e Tecnológica.(2024) Pacífico, Ellen Vieira; Pereira, AguinaldoEsta pesquisa foi desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional – PROFEPT, na linha de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) discorrendo sobre a disponibilidade de recursos na Zona Franca de Manaus por meio de incentivos fiscais oriundos da Lei nº 8387/1991 e as modalidades de investimento, que beneficiam as Instituições de Ciência e Tecnologia - ICT Públicas situadas na Amazônia Ocidental e Amapá, com recursos para pesquisa, desenvolvimento e inovação são o objeto de estudo desta pesquisa. As ICT Públicas da Amazônia Ocidental situadas de fora do Amazonas são de certa forma preteridas na captação de recursos devido a sua localização e políticas institucionais que possam favorecer a captação de recursos externos sem tanta burocracia. Diante desse fato surge o questionamento: Como as Instituições de Ciência e Tecnologia - ICT Públicas de fora do Amazonas, podem criar um ambiente favorável para acessar os recursos provenientes da Lei nº 8387/1991? Será necessário identificar as principais dificuldades enfrentadas pelas ICT Públicas para o acesso dos recursos provenientes da Lei nº 8387/1991, guiando-se pelos seguintes objetivos : (1) Mapear, dentre as modalidades de investimento em PD&I, aquelas passíveis de execução por ICT Públicas demonstrando suas vantagens e desvantagens frente à concorrência das ICT Privadas; (2) Propor um método de orientação às ICT Públicas para a captação e submissão de projetos de PD&I junto às empresas e (3) Propor alteração normativa para que os recursos disponíveis, exclusivos às ICT Públicas, sejam destinados, também, às ICT Públicas localizadas fora do estado do Amazonas. A pesquisa está caracterizada pelo método de abordagem qualitativa e se define, quanto ao objeto de estudo, como estudo de caso, sendo uma pesquisa exploratória. A coleta de dados acontecerá por meio de pesquisa documental, a análise dos dados será realizada com base em literaturas relacionadas ao tema, em especial às que constituem as bases epistemológicas da EPT brasileira e da legislação vigente da SUFRAMA/CAPDA; Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e entrevistas semiestruturadas com membros de ICT Privadas e agentes de inovação que atuam com PD&I.Item Mediação pedagógica: práticas e desafios em cursos técnicos subsequentes, na modalidade EaD, do Instituto Federal de Rondônia - Campus Porto Velho Zona Norte(2023) Silva, Ilma Paula Carvalho da; Pereira, AguinaldoO estudo tem por objetivo analisar as práticas e desafios da mediação pedagógica em cursos técnicos subsequentes, na modalidade educação a distância - (EaD), do Instituto Federal de Rondônia - IFRO - Campus Porto Velho Zona Norte. A educação a distância é uma forma do IFRO democratizar o ensino no estado de Rondônia. Onde a instituição precisa do professor mediador para ser o elo entre o estudante, o curso e o IFRO. A atuação desse profissional, também conhecido como tutor, contribui para o fortalecimento do processo educativo do educando, assim como ao pertencimento e permanência deste alunado no IFRO. Os sujeitos da pesquisa foram os professores mediadores a distância, de cursos técnicos e subsequentes na modalidade EaD, com a colaboração dos servidores da equipe gestora da Coordenação de Educação a Distância do Campus Porto Velho Zona Norte. O estudo nos possibilitou verificar as práxis e os desafios enfrentados pelos profissionais mediadores, os métodos e Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) que utilizam na promoção de uma aprendizagem significativa aos estudantes do curso técnico na EaD. Neste contexto, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativa, realizada por meio de pesquisa participante. Tendo como instrumentos para a construção dos dados dois questionários, as entrevistas e estudo bibliográfico, baseado nos estudos realizados por Freire (1970), Mendes (2016), Bardin (2011), Ramos(2009), Ferraz e Belhot (2010), Moran (1994), entre outros pesquisadores do tema. Os resultados da pesquisa apontam que a mediação pedagógica é uma forma de humanizar o processo de aprendizagem na EaD, estabelecer o elo entre a instituição, o conteúdo, o conhecimento e o estudante, de modo, que o indivíduo estudante não se sinta só dentro desse processo de autoconstrução desenvolvido por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Dito isso, o professor mediador é o profissional que cria um ambiente de c omunidade, para que o processo educativo seja coletivo, ao mesmo tempo que o educando seja protagonista da construção de seus conhecimentos. A partir dos resultados deste estudo foi elaborada esta dissertação e construído o curso MOOC -Formação de mediadores para EPT na EaD, como produto educacional que contribuirá para a formação, primoramento do trabalho realizado pelo(a) mediador(a) e a qualidade do processo de ensino e aprendizagem do indivíduo, estudante da educação a distância do Instituto Federal de Rondônia - IFRO - Campus Porto Velho Zona Norte e os demais Campi. Assim como, aos profissionais e instituições que têm interesse em se capacitar na área da mediação pedagógica, Educação a distância e Educação profissional e tecnológica.Item O impacto das parcerias públicos-privadas na qualidade dos serviços públicos(Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, v. 09, 2024) Alves, Jhonatan Willquer Augusto; Pereira, AguinaldoEste trabalho analisa o impacto das Parcerias Público-Privadas (PPPs) na qualidade dos serviços públicos, focando em sua aplicação em setores essenciais como infraestrutura, saúde e educação. As PPPs são apresentadas como um modelo eficiente para a implementação de projetos públicos de grande escala, possibilitando a combinação de recursos e expertise do setor privado com os objetivos e necessidades do setor público. A partir do referencial teórico embasado em Alexandrino e Paulo (2016), Cabral e Lazzarini (2010), Martins (2015), Harmmani (2006), o estudo explora exemplos de PPPs no Brasil, como a Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo, demonstrando os benefícios dessas parcerias em termos de inovação, modernização e melhorias na prestação de serviços à população. Também são discutidos os principais desafios na implementação de PPPs, incluindo a transparência, o controle de custos e a manutenção da qualidade dos serviços. Para enfrentar esses desafios, o trabalho propõe melhores práticas, como a elaboração de contratos claros, a fiscalização rigorosa e o planejamento estratégico de longo prazo. Conclui-se que, quando bem gerenciadas, as PPPs podem ter um impacto positivo significativo na qualidade dos serviços públicos, promovendo eficiência, inovação e desenvolvimento social sustentável.Item O manejo dos resíduos sólidos urbanos e a coleta seletiva no município de São Felipe D' Oeste(Revistaft, 2024) Emidio, Jussara Roschel Maestripieri; Pereira, AguinaldoEsta pesquisa buscou apresentar informações sobre o manejo dos resíduos sólidos urbanos e da coleta seletiva no município de São Felipe D’ Oeste, tendo como objetivo entender como são realizados o manejo e a coleta seletiva no município. O trabalho foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica, utilizando-se de variadas fontes como a Lei 12.305/2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Constituição Federal de 1989, além do apoio de autores como Telles (2022), Barbosa e Ibrahin (2014), Abrelpe (2022) entre outros, e também da pesquisa prática na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária – SEMAP para saber como se efetivou o manejo e a coleta seletiva no município de modo que auxiliassem no entendimento sobre o assunto proposto. A partir do trabalho realizado foi possível entender o que são os resíduos sólidos, como é realizado o seu manejo e coleta seletiva, apresentando a importância do desenvolvimento sustentável das cidades aos cidadãos locais.Item O planejamento estratégico como ferramenta para a vantagem competitiva: análise da aplicação da SWOT na gestão empresarial(Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, 2024) Cardoso, Patrícia Santana; Lima, Larice Rodrigues de; Pereira, AguinaldoO presente trabalho tem como objetivo analisar o papel da análise SWOT no planejamento estratégico das empresas, investigando como essa ferramenta pode ser utilizada para identificar oportunidades e mitigar riscos. Além disso, busca-se discutir os desafios e limitações da análise SWOT, propondo recomendações para sua aplicação eficaz no contexto da gestão empresarial. A análise SWOT se destaca, dentre as várias ferramentas disponíveis para apoiar o planejamento estratégico, devido a sua simplicidade e eficácia. Ela é utilizada para identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma empresa, conferindo uma visão ampla em relação ao contexto em que a empresa opera. Sendo uma ferramenta fundamental na gestão de empresas, o planejamento estratégico permite que organizações e empresas consigam definir objetivos de longo prazo e consente estabelecer um caminho para alcançar tais objetivos. Dentro do contexto de planejamento estratégico, a análise SWOT é uma das ferramentas com ampla utilização e reconhecimento. O uso dessa ferramenta se difundiu na década de 1960 e 1970. A metodologia abordada no presente trabalho é de caráter qualitativo, a interpretação dos dados foi realizada com base na triangulação das fontes, aumentando a validade dos resultados obtidos. Os resultados demonstram que a análise SWOT não é apenas uma ferramenta de diagnóstico, mas um componente essencial no planejamento estratégico que pode ocasionar uma gestão mais eficaz e proativa das organizações. A análise SWOT é uma ferramenta de suma importância no planejamento estratégico de empresas e organizações de diferentes tamanhos. Serve não apenas como uma ferramenta para um diagnóstico situacional, mas também como um amplificador para a inovação e adaptação às dinâmicas do mercado.Item Os principais desafios da gestão escolar na escola do campo no Assentamento Zumbi dos Palmares em Mari-PB(Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, 2024) Cordeiro Neto, Francisco Alves; Pereira, AguinaldoEste artigo discute sobre o papel do gestor escolar em uma escola do campo localizada na cidade de Marí-PB. Dialoga sobre os desafios enfrentados pela instituição no que se relaciona ao processo de ensino e aprendizagem discente de modo significativo. Apresenta a importância da gestão democrática para o desenvolvimento das atividades proposta pela escola e analisa a relação exitosa que há entre escola, família e comunidade a favor da aprendizagem do educando que reside no campo. A pesquisa identifica algumas causas apresentadas pela gestão pública no que se relaciona ao fechamento das escolas do campo e indica as possíveis soluções propostas pelo poder público para direcionar os educandos a outras instituições municipais. Esta pesquisa tem como objetivo geral: analisar os principais desafios enfrentados pela gestão escolar em uma escola localizada no campo em Mari-PB. Como objetivos específicos temos: refletir sobre a importância da escola na comunidade; compreender as competências do gestor escolar; e reconhecer as atividades desenvolvidas em uma gestão democrática. A metodologia para esta pesquisa foi qualitativa, realizada por meio de entrevista gravada em áudio com a gestora escolar, a gestora adjunta e a presidente do conselho escolar da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Zumbi dos Palmares. Utilizamos o PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola para nortear nosso estudo, além de realizar uma pesquisa bibliográfica a partir de autores, leis e decretos que discutem sobre esta temática, tais como: Ausubel (2003); Brasil (2007; 2013; 2014); Luck (2005; 2011); Muzukami (2002); Saviani (1996), entre outros. Observou-se nesta pesquisa que o gestor escolar exerce uma função de liderança fundamental para o diálogo com a comunidade, permitindo incentivar a participação dos discente durante os eventos escolares de forma efetiva, valorizando o aprendizado construído em seu contexto. A gestão democrática possibilita uma atuação de proximidade entre a escola e a comunidade com o objetivo de fortalecer os laços afetivos entre os educandos e a família no contexto em que eles estão inseridos.Item Políticas públicas educacionais de inclusão social(Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, 2024) Faustino, Antonio Júlio Celestino; Pereira, AguinaldoAs políticas públicas educacionais de inclusão social têm se mostrado essenciais para promover uma sociedade mais justa e igualitária. A inclusão social por meio da educação requer uma abordagem abrangente e holística, que englobe desde o acesso à escola até a permanência e o sucesso dos estudantes. Pensando nisso, esse artigo traz como objetivo principal identificar as políticas públicas educacionais de inclusão social que têm se mostrado efetivas na promoção de uma educação acessível, equitativa e de qualidade para todos os indivíduos. Para isso, este artigo foi construído com base em uma revisão literária de caráter qualitativo, subsidiado por artigos, revistas científicas e outras publicações na área da educação, tendo autores como Farias; Bezerra; Malusá, (2018); Caimi e Luz (2018); Teixeira (2019); Coelho (2020), Mendes e Reis (2021) como principais referências à construção desse artigo. Sendo assim, como resultados, acredita-se que é crucial que haja investimentos e ações concretas para suprir essas lacunas, garantindo que esses alunos tenham acesso a recursos adequados e profissionais capacitados. A presença de salas de recursos multifuncionais e de professores especializados é fundamental para a promoção da inclusão e para assegurar uma educação de qualidade e equitativa para todos os estudantes, independentemente de suas necessidades individuais. Contudo, é importante ressaltar que as políticas públicas educacionais de inclusão social devem ser acompanhadas de mecanismos de monitoramento e avaliação para verificar sua efetividade e realizar ajustes necessários. O envolvimento de todos os atores envolvidos no processo educacional - governos, educadores, famílias e comunidades - é crucial para o sucesso dessas políticas. A construção de parcerias sólidas e a participação ativa da sociedade civil são essenciais para a implementação e sustentabilidade das políticas de inclusão social.Item Políticas públicas locais de combate a pandemia de COVID-19 no município de Santa Rita de Caldas/MG: seu impacto no controle do número de casos da doença(Revista DELOS, 2024) Lopes, Cristiane de Fatima; Pereira, AguinaldoO objetivo deste artigo foi identificar quais medidas o municipio de Santa Rita de Caldas MG, tomou para combater a pandemia de Covid-19 a partir de 2020, bem como classificar e avaliar quais foram as mais eficazes e que poderiam ser utilizadas no combate a futuras pandemias com características semelhantes. A metodologia de nossa pesquisa é de abordagem qualitativa. Para a coleta de dados buscou-se as informações documentais nos sites ligados ao Ministério da Saúde, nos decretos municipais publicados durante a pandemia e nos boletins informativos e epidemiológicos divulgados pelo município. Partes destes dados são apresentados ao longo de nosso artigo, apresentado em forma de tabelas e gráficos. Quanto ao arcabouço teórico, mais precisamente no que se trata as políticas públicas relacionadas a saúde coletiva, buscou-se embassamento em autores como Souza (2006), Secchi et al. (2019), Freire e Araújo (2015), entre outros. Espera-se que a apresentação dos resultados possa ser util para auxiliar outras pesquisas desse tema, bem como contribuir autoridades locais e nacional.